[Resenha] Tem Alguém na Sua Casa

24 de fevereiro de 2022

 

Título: Tem Alguém na Sua Casa
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Páginas: 341
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: Thriller eletrizante de Stephanie Perkins que deu origem à produção da Netflix é uma homenagem aos filmes de terror da década de 1990 A cidadezinha de Osborne, no interior do Nebraska, amanhece com duas notícias igualmente chocantes para seus moradores: a primeira é que Ollie Larsson, garoto-problema da escola, pintou o cabelo de rosa. A outra? O assassinato brutal da jovem Haley Whitehall. E logo fica evidente que a morte dela não será a última, porque um assassino está à solta, e ninguém está a salvo. Makani Young sabe bem disso. Morando há quase um ano com a avó, a jovem está se adaptando ao novo lar, mas ainda é atormentada por seu passado no Havaí. E, conforme os alunos de sua escola começam a ser assassinados de forma cada vez mais perturbadora, ela se dá conta de que sua hora talvez esteja mais próxima do que imagina. Sem escapatória, Makani se lança em uma busca arriscada e alucinante pelo autor dos crimes, enquanto é forçada a encarar sentimentos inesperados e seus segredos mais sombrios. Unindo romance e mortes sangrentas em uma trama ágil, ácida e repleta de reviravoltas, Tem alguém na sua casa é uma homenagem a filmes como Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e deu origem ao aguardado filme da Netflix de mesmo nome.
Resenha
Makani Young fez algo muito ruim no passado e precisou fugir para recomeçar sua vida, ela ainda é uma jovem do ensino médio que tem planos para o futuro, porém o que aconteceu a faz se sentir constantemente culpada e achando que não merece ser feliz. Ela tenta esquecer, deixar para trás os terríveis acontecimentos no Havaí, fez amigos, se apaixonou... mas é atormentada pelo passado dia após dia.

As coisas no Nebraska são bem diferentes, ela está morando com a sua avó totalmente rigorosa, mas que a ama demais e faria de tudo para protegê-la. Os amigos novos de Makani não sabem o que aconteceu antes de ela se mudar, a jovem não tem coragem de contar a ninguém o que fez, só que acredita que pode se tornar alvo de um serial killer que vem aterrorizando a cidade. Ela acha que ele (quem quer que seja) descobriu seu passado e quer puni-la.
“E se o assassino brincasse por algum tempo com as vítimas antes de matá-las. As ações contra elas poderiam ter sido quase imperceptíveis. Para confundi-las. Coisas que um policial nunca perceberia quando estivesse investigando a cena de um crime.”
Assassinatos brutais começam a acontecer e a polícia não tem ideia do porquê ou se há alguma ligação entre as vitimas. A única coisa em comum é que são todos estudantes do ensino médio. Makani e seus amigos tentam descobrir quem está por trás dessa onda de assassinatos, mas se nem a polícia tem alguma pista da identidade do assassino (ou assassina) como um grupo de adolescentes teria?

As vitimas são completamente diferentes, mas a intensidade do ataque é a mesma em todos os casos, como se houvesse muito raiva ao serem atacadas. O que a polícia sabe é que não precisa ser, necessariamente, uma pessoa forte ou alta, quem está matando pela cidade pode ser alguém de estatura baixa e franzina porque em alguns dos ataques o assassino precisou distrair a vítima e tirar-lhe a oportunidade de correr, gritar ou se defender.
Makani tem tido sensações estranhas, como se alguém a estivesse observando, como se alguém estivesse em sua casa, são barulhos, sombras, coisas que a deixam intrigada. E quando as mortes não param e só aumentam, a policia deixa a cidade em alerta, as aulas são suspensas, ninguém pode ficar sozinho em casa. Makani acha que está na mira do assassino, precisa descobrir quem ele é antes que seja a próxima vítima.

E em meio a todo esse caos, ela se envolve com Ollie, um garoto um tanto quanto problemático que seus amigos desaprovam. Ele é esquisitão, depois da morte dos pais Ollie mudou ainda mais e há boatos sobre ele. Ele não permite muito que as pessoas se aproximem e o relacionamento entre eles vai se intensificando com o passar dos dias. Os dois têm passados traumáticos e os dois escondem segredos importantes um do outro.
Minha impressão
Tem Alguém na sua Casa é um suspense com ritmo eletrizante que deixa o leitor completamente envolvido desde as primeiras páginas. Com uma premissa instigante, a obra traz personagens misteriosos e um assassino em série que vem atormentando uma pequena cidade no Nebraska.

Makani já está morando com a avó há quase um ano, mas ainda é assolada pela terrível noite que mudou para sempre a sua vida. Ela foi obrigada a fazer coisas terríveis e se arrepende muito do que aconteceu, e, por mais que tente, não consegue esquecer. A culpa a consome todos os dias. Ela não contou para ninguém o que aconteceu, mas acredita que o assassino descobriu o que ela fez e quer puni-la.

Esse foi o meu primeiro livro da autora e gostei bastante da escrita dela, a história é bem construída e me deixou o tempo todo curiosa para descobrir quem era o assassino. E confesso que não acertei! a verdadeira identidade do assassino não me passou pela cabeça em momento algum.

Eu gostei do final, gostei do fim que a autora deu ao assassino e do que aconteceu com os demais personagens também. É uma ótima dica para quem já gosta do gênero e para quem quer começar a se aventurar a ler suspenses. 


Minha nota para o livro 


Nenhum comentário:

Postar um comentário