[Resenha] O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

28 de fevereiro de 2022

 

Título: O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
Autor: Grady Hendrix
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Ano: 2021
*Cortesia da editora
Sinopse: O diabo é páreo para a força de uma amizade?
Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa.Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo? Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, Grady Hendrix explora as dinâmicas sociais de Charleston nos anos 1980 – tão assustadoras quanto o próprio diabo – e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade. Um filme inspirado na obra está em produção, dirigido por Damon Thomas (Killing Eve e Penny Dreadful) e distribuído pelo Amazon Studios.

Resenha
Abby e Gretchen são melhores amigas, e não conseguiam imaginar mais a vida de uma sem a outra, desde muito novas elas sempre estiveram juntas e prometeram que ficariam assim até que uma delas morresse. Mas o outono de 1988 coloca à prova essa amizade e torna a convivência das duas amigas difícil... e a vida delas em perigo. Tudo começou quando as jovens foram nadar em um riacho.

Aquele dia foi um marco na vida das duas meninas, a partir de então as coisas nunca mais foram as mesmas e elas se viram em situações estranhas. Abby percebeu que sua amiga estava agindo de maneira diferente, em um determinado momento naquela noite no riacho elas se separaram e Abby jamais soube o que aconteceu com Gretchen, mas viu o quanto a amiga mudou e foi se tornando uma pessoa cada vez pior. Cada vez mais perigosa.
As atitudes de Gretchen começam a preocupar Abby e ninguém parece notar o que está acontecendo, até que ela desconfia de que a amiga está possuída por um espírito ruim. Gretchen pede ajuda, diz que não tem mais o controle do próprio corpo, que faz coisas ruins, mas que não é exatamente ela quem está fazendo, ela só assiste a tudo como se fosse uma espectadora.

E o que está dentro de Gretchen quer afastar Abby, ela foi é a única pessoa que percebe e a única que tenta ajudar, então Gretchen (o demônio que a possuiu) começa a fazer coisas erradas e jogar a culpa em Abby. Então Abby fica prejudicada na escola, perde amigos, a família não acredita nela e os pais de Gretchen a proíbem de ver a filha deles . Ao mesmo tempo em que quer se afastar da amiga, Abby sabe que só ela pode ajudar.
Abby pede ajuda a um padre exorcista que lhe dá notícias muito desagradáveis e lhe conta que eles precisam agir rápido ou Gretchen estará perdida para sempre. Mas como fazer um exorcismo sem que as pessoas desconfiem? Como ficar sozinho com duas adolescentes por um período do qual não faz ideia da duração sem que se levantem suspeitas? O exorcismo pode machucar o corpo da pessoa possuída, como explicar isso às autoridades?

Abby está tão preocupada com a amiga que está disposta a pagar qualquer preço para libertá-la. O padre está eufórico com o que pode acontecer, vai ser a primeira vez que fará um exorcismo em a presença do pai ou do irmão e acha que Poe dar conta. Mas o demônio que possuiu Gretchen é poderoso, sagaz, sabe exatamente o que fazer e o que falar. Pegá-lo não vai ser nada fácil. Abby e o padre vão precisar arquitetar um plano para levar Gretchen sem que o demônio desconfie o que está acontecendo. E isso é só o começo, o verdadeiro trabalho vai ser depois.
Minha impressão
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga é um livro que fala sobre o poder da amizade, ele conta a história emocionante de duas amigas e o que aconteceu com elas no outono de 1988. Abby e Gretchen eram inseparáveis até aquele ano, até que foram nadar em um riacho e tudo mudou. Desde aquele dia, a amizade delas foi colocada em risco, se conseguissem sobreviver àquilo tudo, será que continuariam sendo amigas da mesma maneira ou se distanciariam com o tempo? Mas em 1988, tudo o que Abby pensava era em salvar a sua amiga e libertá-la do demônio que a possuíra.

Gretchen passou a agir de maneira estranha, dizia coisas ruins, fazia coisas ruins, mudou completamente e estva fazendo mal a outras pessoas. Abby demorou a descobrir que a amiga estava possuída, mas tão logo percebeu resolveu procurar ajuda, mas o demônio em Gretchen queria destruir Abby e Gretchen nada podia fazer a não ser assistir à amizade sendo desfeita pouco a pouco e ver sua vida desmoronando.

É uma leitura bem intensa e eletrizante, eu queria ajudar Abby, é doloroso vê-la sozinha tentando salvar Gretchen e as pessoas culpando-a por cada desastre que acontecia, ver Gretchen sendo desprezível com ela, a única pessoa tentando ajudar. E os pais de Gretchen sabiam que a filha não estava bem e achavam que a culpa era da amizade com Abby, então afastaram as duas. Eles foram negligentes em muitos aspectos e não queriam enxergar que a filha estava, na verdade, possuída por um demônio.

Eu gostei bastante do livro e recomendo a leitura, como estou acostumada a ler terror e suspense sobrenatural, não senti medo em momento algum, mas quem não tem o costume pode ser que leve alguns sustos. 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário