[Resenha] Em Águas Profundas

29 de janeiro de 2021

 

Título: Em Águas Profundas
Autor: Patricia Highsmith
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Suspense psicológico da autora de O talentoso Ripley explora os últimos limites da traição e do orgulho.
Vic e Melinda estão longe de ser um casal feliz ― seu casamento é mantido por um acordo nada convencional: Melinda pode ter quantos amantes quiser contanto que não arraste os dois e a filha para o caos de um divórcio. Tudo parece bem, mas, com o passar do tempo, Vic começa a se incomodar com os homens escolhidos pela esposa e adota uma estratégia inusitada para afugentá-los, assumindo a autoria do assassinato de um deles. Só que a notícia se espalha por toda a cidade do interior dos Estados Unidos e o antes cidadão-modelo, benfeitor, marido mais do que tolerante e empreendedor abnegado vira alvo da maledicência de todos.
Tudo levava a crer que a vida voltaria ao normal quando o verdadeiro assassino é descoberto, mas a revelação da mentira de Vic é o estopim de uma reviravolta nas convicções do próprio e nas relações que mantém com a comunidade, com os amigos e com Melinda e seus vários amantes. O que se cria é uma trama intrincada, repleta de segredos, manipulação psicológica e sangue.
Em águas profundas tem a marca registrada de Patricia Highsmith: explora os abismos mais sombrios da psique humana e lança luz para o fato de que sob a superfície das personalidades mais pacatas e exemplares podem se esconder as mais sórdidas psicopatias.

Resenha
Vic e Melinda têm um casamento de aparências, os dois já não estão bem há muito tempo, mas para evitar o constrangimento e todo o transtorno que vem com o divórcio eles apenas seguem em frente como se ainda fossem um casal feliz e apaixonado. Só que por trás dessa fachada está uma vida completamente diferente. O casal possui uma filha que assiste a tudo sem entender ao certo o que acontece, sem saber que todos aqueles homens que sua mãe leva para casa são, na verdade, amantes dela.

Para evitar que Melinda saísse de casa, embora Vic duvide que ela algum dia realmente saia, Vic concordou em aceitar os amantes da esposa, aceitou que ela tenha quantos casos quiser desde que continue em casa e não faça nada escandaloso que possa trazer consequências para a família. Tem sido assim, Vic em segundo plano, assistindo à sua esposa levar homens para dentro de casa e imaginando as coisas que eles fazem juntos. E também existem as festas para as quais o casal é convidado e Melinda insiste em levar o amante que estiver com ela.
Os amigos percebem que há algo estranho, mas ninguém fala nada, como poderiam? Alguns amigos são mais antigos, mas mesmo esses não se sentem à vontade para falar sobre as intimidades de Melinda com outros homens, falam superficialmente com Vic, desejando que o casamento melhore porque querem ver os dois felizes. Vic adquiriu um hábito estranho para tentar afastar os amantes de Melinda, ele diz que é o assassino de um caso famoso que ainda não ganhou solução.

Geralmente, essa história fajuta dele surte o efeito desejado e o amante se afasta sem deixar explicações para Melinda, e nenhum deles havia falado nada para ninguém, até que um faz diferente e espalha a versão de Vic e as pessoas começam a comentar. Os amigos sabem que ele jamais seria capaz de matar alguém, mas muita gente acredita e os boatos só param depois que a polícia encontra o verdadeiro assassino. Porém, o estrago já estava feito e só pioraria com os acontecimentos seguintes...
Melinda não costuma ficar muito tempo sozinha e logo trata de arrumar outro amante, dessa vez ela se relaciona com um que realmente aborrece Vic e ela já não aguenta mais nem olhar para o sujeito (que não direi o nome para evitar spoiler). Então Vic toma uma decisão extrema e faz algo muito, muito ruim. Ele não premedita o crime, age por impulso quando surge uma oportunidade. Se antes contava uma mentira ao declarar autoria sobre um assassinato, agora é real e ele não pode permitir que esse crime recaia sobre si.

O assassinato aconteceu em uma festa onde muitos amigos estavam presentes, mas quando Vic matou o amante da mulher não tinha testemunhas e ele deixou o corpo boaindo na água como se o homem tivesse se afogado sozinho, talvez por ter tido uma cãibra. Os boatos ressurgem, as pessoas o acusam pelas costas, mesmo a polícia tendo declaro um acidente. Melinda está decidida a provar a culpa do marido e fará de tudo para isso.
Minha impressão
Em Águas Profundas é um livro que deixa o leitor dividido entre o certo e o errado, entre apoiar o vilão ou querer que ele seja descoberto. Eu sabia que era errado torcer pelo Vic, mas foi inevitável em alguns momentos. A autora nos faz simpatizar com o protagonista e no momento em que ele comete um crime ficamos torcendo para que ele escape. Outra coisa que contribui para isso é o comportamento dos personagens que estão do outro lado, como Melinda e os que acreditam que Vic seja o assassino.

Melinda e Vic têm um casamento apenas por conveniência, para evitar os transtornos do divórcio. E Vic concordou em aceitar os amantes dela, só que Melinda está começando a ultrapassar os limites e a deixar visível os casos, então as pessoas percebem que a relação deles não está bem. Para afastar os amantes da esposa, Vic começa a dizer que matou um homem, assim pretende assustá-los. E isso dá certo, eles saem correndo e não voltam mais. Só que um deles resolveu espalhar a história e Vic sofreu as consequências, os boatos só pararam quando verdadeiro assassino foi encontrado.

Porém, Melinda está sempre com um amante novo e um deles incomoda tanto ao Vic que ele, enfim, coloca em prática a mentirinha que sempre contou e mata o homem. A partir daí, as coisas realmente ficam muito feias. Melinda sabe que foi o marido que matou e vai fazer de tudo para provar que foi ele. Eu fiquei torcendo para que ela não conseguisse provar nada, mesmo sabendo que ele deveria pagar pelo crime. Vic entra cada vez mais no mundo sombrio dos próprios pensamentos, vai cada vez mais fundo, e quando percebi o rumo das coisas eu comecei mudar de opinião e a querer vê-lo preso.

O final não foi uma surpresa, mas a maneira como a autora o desenvolveu é brilhante. Em Águas Profundas é uma trama que nos envolve e nos deixa em dúvida sobre apoiar ou não o protagonista, um livro muito bom! 


Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário