[Resenha] A Ascensão do Mal

11 de janeiro de 2021

 

Título: A Ascensão do Mal (Livro #2)
Autor: Danielle Paige
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 240
Ano: 2017
*Cortesia da editora

Sinopse: Em Dorothy tem que morrer, Amy Gumm é uma garota do Kansas levada por um tornado para o mundo encantado de Oz. O que ela encontra por lá, porém, é uma paisagem bem diferente da descrita no clássico de L. Frank Baum, governada com mão de ferro por uma certa Dorothy Gale. Para fazer de Oz uma terra livre novamente, Amy precisa remover o coração do homem de lata, roubar o cérebro do espantalho e tomar a coragem do leão. E aí Dorothy morreria. Mas, em A ascensão do mal, aguardada sequência da série de Danielle Paige, ela continua viva. E o passado de Oz guarda muitos segredos que Amy ainda desconhece. Em quem ela poderá confiar para cumprir sua missão?

Resenha
Ammy Gumm não sabe ao certo em quem confiar, mas sabe que precisa fazer alguma coisa para acabar com a tirania de Dorothy, então segue o seu coração e trabalha ao lado daqueles que acredita que querem o mesmo que ela: o bem de Oz e trazer a paz de volta. Dorothy tem servos leais, o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho fazem de tudo para verem a sua líder satisfeita e entregar Ammy a ela é uma das coisas que eles mais estão empenhados em fazer.

A missão de Ammy vai além de matar Dorothy, porque para isso ela tem que vencer os generais da tirana antes e pegar deles alguns itens que podem ser a chave para conseguir derrotar a líder de uma vez por todas. Ammy precisa pegar a coragem do Leão, o Coração do Homem de Lata e o Cérebro de Espantalho. Foi o que o Mágico disse, mas ele é confiável? Será mesmo que para matar Dorothy ela precisa mesmo conseguir essas três coisas? Ammy não vai ficar apenas pensando, ela vai agir.
Alguma coisa está acontecendo em Oz e ninguém entende, parece que a magia está retornando, tudo o que Dorothy tentava suprimir está ressurgindo. Com os acontecimentos recentes, Ammy acabou se separando da Ordem dos Malvados (será que os maus são realmente os maus e os bons são realmente os bons?)e foi parar em um lugar um tanto quanto inusitado, um reino afastado de toda a loucura que é Oz e longe das maldades de Dorothy. Os habitantes escolheram não lutar contra as atrocidades cometidas em Oz, escolheram fugir e se esconder de Dorothy.

A princesa Ozma tem mais importância nessa história do que aparenta ter e Ammy vai aprender um pouco mais sobre ela e sobre Oz. Desde que o tornado a levou para Oz, Ammy sabe que aquele não é o mesmo lugar das histórias que ouvia quando era criança, mas o que ela aprendeu quando chegou, definitivamente, não está nem perto da verdade. E isso ela vai descobrir da pior maneira possível. Para piorar a sua situação, Ammy precisará fazer algumas escolhas difíceis e uma delas pode deixá-la dividida entre fazer o que acha ser o certo por um bem maior ou proteger uma amizade.
E nessa jornada para libertar Oz, Ammy vai entender o quanto não conhece a si própria, seus medos, seus anseios, tudo virá à tona de uma só vez e ela vai perceber que estava perdida todo esse tempo. Ammy vai descobrir um pouco sobre seus sentimentos, vai passar por momentos bem difíceis e vai tentar tirar algum aprendizado deles. Mas ela também vai descobrir que não é tão diferente assim de Dorothy, por mais que deseje ser, por mais que não queria ter nenhuma semelhança com a malvada.

Suas ações vão mostrar a Ammy o quanto ela – de fato – precisa tomar cuidado, porque Dorothy se deixou levar e acabou desse jeito. Talvez a diferença entre elas seja justamente essa, Ammy tem a consciência do que pode acontecer se ceder. Mas, será que vai conseguir? Ammy tem aliados também, não sabe se pode confiar neles, mas sabe que quando chegar o momento certo, somente ela poderá cumprir a missão. E será que essa missão é realmente a coisa certa? Bom, ela vai descobrir.
Minha impressão
A Ascensão do Mal é a continuação de Dorothy Tem que Morrer e começa exatamente no ponto em que o volume anterior termina. Eu estava muito curiosa com esse livro e, embora tenha gostado bem mais do primeiro, também gostei desse e fiquei curiosa para ler o próximo volume.

Ammy amadureceu bastante, mesmo tendo passado pouco tempo desde que ela chegou em Oz. Se no primeiro volume ela estava aprendendo a magia e treinando, nesse livro ela já está bem melhor e consegue fazer coisas ousadas. Ammy está mais confiante e também está questionando mais, não só fazendo aquilo que mandam. Ela está coletando informações e aos poucos vai unindo as peças do quebra-cabeça. Ninguém é o que parece ser e isso ela sabe. Sabe que não pode confiar em ninguém, nem mesmo nos que dizem serem seus amigos.

A proposta da autora é completamente interessante, pegar aquela história que conhecemos de O Mágico de Oz e transformar em algo novo. Danielle Paige nos traz a sua versão para depois de Dorothhy volta para casa. Na história de Danielle Paige, Dorothy não vai para o Kansas, ela volta para Oz e se transforma em uma tirana, tendo como aliados o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho. Oz está terrível, as pessoas vivem com medo e todos temem cruzas os caminhos de Dorothy ou desagradá-la de alguma maneira.

Nesta sequência, vemos que a revolução está a todo vapor, Ammy precisa matar Dorothy, mas ela começa a duvidar dos reais motivos para que a tirana morra. Ammy também vai acabar descobrindo que pode ter mais em comum com Dorothy do que gostaria de ter e então vai entender o quanto precisa tomar cuidado para não acabar como a outra.

Estou ainda mais ansiosa para descobrir o que vai acontecer, o livro termina com um momento bem tenso e cheio de revelações. Um final daqueles que a gente termina de ler e pensa “não pode acabar desse jeito”. 

 

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário