[Resenha] As Outras Pessoas

6 de agosto de 2020

Título: As Outras Pessoas
Editora: Intrínseca
Autor: C.J. Tudor
Páginas: 304
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
Sinopse: Uma menina pálida em um quarto branco. Mãe e filha em fuga, numa corrida desenfreada e sem destino. Uma garçonete de beira de estrada aprisionada na monotonia dos seus dias. E um pai que perde esposa e filha de maneira brutal e sem explicação. As histórias que se entrelaçam em "As outras pessoas" são peças de mais um quebra-cabeça sombrio e cheio de mistérios criado pela escritora C. J. Tudor.
Gabe é o pai desesperado que, consumido por uma esperança doentia, conduz a trama do livro enquanto guia seu carro pelas estradas em busca da filha. Ela, assim como a mãe, foi dada como morta num crime não solucionado. Mas ele tem certeza de que não foi bem assim. Apesar de todas as provas que o contrariam, o homem que fez da angústia sua melhor amiga jura ter visto a filha viva em um carro desconhecido, parado à sua frente num engarrafamento logo antes de voltar para casa na noite em que perdeu sua família. Três anos depois, Gabe não tem rumo. Continua dirigindo obsessivamente pelas rodovias, tentando encontrar um caminho que o leve à solução do mistério.
Mas é longe da estrada, nos cantos mais obscuros e doentios da internet, que ele acaba encontrando as pistas que tanto procura. Quem navega pela deep web sabe dos riscos, mas ele não se importa. Quem não tem nada na vida não tem nada a perder.
Assim como uma encruzilhada depois da curva, as várias histórias dessa trama se sobrepõem quando menos se espera e de forma surpreendente. Porque mesmo uma garçonete desencantada e entediada pode guardar informações que ninguém imagina. As figuras mais isoladas e enigmáticas podem um dia se converter em grandes aliados. Os personagens à margem da sua vida podem ser mais relevantes do que parecem. E os limites que separam o bem e o mal podem ser apenas pontos de vista diferentes.
Enquanto isso, uma nota de piano soa no quarto branco de uma menina pálida...
Resenha
“Todos nós achamos que tragédias só acontecem com as outras pessoas. Até acontecerem com a gente.”
Gabe tinha segredos que não podia compartilhar com a esposa, algo em seu passado que o assombrava e não o deixava esquecer os erros cometidos. Tal segredo era um peso no casamento, Gabe chegava atrasado a compromissos importantes, dizia estar trabalhando e quando a esposa ligava para o trabalho ninguém sabia dele. A única coisa que ele deixava claro para a esposa era que não havia nenhum caso, ele não era infiel. Três anos atrás, Gabe tinha prometido à esposa que chegaria em casa para um jantar em família, leria uma história para a filha e fingiriam ser uma família feliz. Mas ele nunca mais viu as duas.

Naquele dia, Gabe pegou um engarrafamento intenso, seu celular estava sem bateria e ele não tinha carregador. Não conseguiria avisar que estava a caminho, mas atrasado. Um carro à sua frente lhe chamou atenção pela quantidade exagerada de adesivos com frases de efeito bregas, ele estava olhando quando uma menina bateu nas janelas desesperadamente e chamou pelo pai. Gabe ficou confuso, a menina era idêntica à sua filha. Mas Izzy estava em casa com a mãe, não estava? Como se certificar? Movido pelo instinto paterno, Gabe perseguiu o carro freneticamente em meio ao engarrafamento. O carro fazendo manobras ousadas, ele indo atrás. Em um dado momento, o carro conseguiu tomar distância e Gabe o perdeu.
Quando Gabe parou em um posto na beira da estrada e conseguiu ligar para casa, seu mundo desabou. Quem atendeu foi uma policial, sua esposa e sua filha haviam sido brutalmente assassinadas. Mas Gabe tinha acabado de ver a filha em um carro estranho, ele não acredita que a menina morta na sua casa seja a sua Izzy. Nem quando o corpo está no necrotério e ele vai fazer o reconhecimento; nem quando ela é enterrada. Três anos depois e Gabe ainda está à procura de sua filha. Ele passa cada segundo do seu dia na estrada, indo de uma ponta a outra distribuindo panfletos com o rosto de Izzy, procurando qualquer resquício que possa levá-lo até ela. Até alguém que possa tê-la visto.

Paralelamente à história de Gabe, temos outras três histórias. Vemos uma mãe fugindo com a sua filha, não sabemos bem do que elas fogem, mas sabemos que é algo muito, muito ruim e que as suas vidas estão em perigos. Fran e Alice precisam ir o mais longe possível, não podem deixar rastros, não podem parar em nenhum lugar por muito tempo, não podem ter amizades, elas só podem contar uma com a outra.  Também acompanhamos a rotina de uma garçonete cansada da sua vida, do seu emprego, mas que precisa aguentar  tudo para conseguir criar os seus dois filhos. A terceira história é a de uma menina pálida que está em coma, não sabemos muitos detalhes dela, de como foi parar naquela cama ou de quem ela é, o que sabemos é que eventos sinistros estão acontecendo naquele quarto.
Gabe abandonou tudo para percorrer as estradas atrás de sua filha e todos o acham louco por fazer isso. Mas ele não desiste e agora surgiu uma nova pista, só que ele não pode recorrer à ajuda da polícia. O carro cheio de adesivos no qual ele viu a sua filha naquele fatídico dia nunca foi encontrado e a polícia parou de procurar,  e agora Gabe o encontrou e com ele muitas novas pistas vão surgir. É através do carro que ele vai se deparar pela primeira com As Outras Pessoas. É tudo muito estranho, tudo sigiloso e para conseguir alguma informação ele precisa saber exatamente onde procurar, quais caminhos percorrer, ou não chegará a lugar algum.

Enquanto Gabe está em seu próprio dilema, nós acompanhamos as demais histórias se desenvolverem e todas elas têm uma ligação. Os personagens podem não saber, talvez até nem se conheçam, mas todos estão conectados. As Outras Pessoas é o elo entre eles. E o que são As Outras Pessoas? Para descobrir, só lendo o livro! Mas garanto que não é uma coisa boa, é sujo, é terrível, é algo que mexe com o íntimo de cada um, que pega pessoas em momentos de fragilidade e as instiga, as estimula a despertar o pior dentro de cada uma. É isso que As Outras Pessoas fazem.

Minha impressão
Eu ainda não havia lido nada da autora e estava bem curiosa para ler esse livro, minhas expectativas estavam lá no alto e foram superadas, é um thriller que nos envolve e nos instiga a cada página. Eu não conseguia parar de ler e a autora usa um recurso no livro que eu gosto muito: intercalar as histórias e encerrar um capítulo falando sobre uma para começar o próximo capítulo falando sobre outra. Isso me deixa morrendo de curiosidade para descobrir o que vai acontecer com os personagens da história anterior e ao mesmo tempo eu quero ver o que vai acontecer no capítulo que se inicia.

O livro já começa com uma cena angustiante, Gabe vê a sua filha de cinco anos presa em um carro no meio de um engarrafamento e tenta perseguir o carro, mas o motorista faz manobras ousadas e arriscadas e Gabe o perde de vista. Na primeira oportunidade que tem, liga para casa e quem atende é uma policial lhe informando que sua esposa e sua filha foram brutalmente assassinadas. Por mais que todas as provas mostrem que isso é verdade, Gabe não acredita nem por um minuto. Ele sabe que aquele corpo não é o da sua filha, ele a viu na estrada, ele tem certeza disso. Mesmo que os exames e a perícia lhe digam o contrário. Bom, essa cena já foi o suficiente para me deixar presa à leitura e querer saber desesperadamente o que aconteceu com Izzy.

Paralelamente, temos outros núcleos para acompanhar: Uma mãe fugindo na estrada com a sua filha; uma garçonete que não aguenta mais a vida que leva e que precisa se manter firme porque precisa criar seus filhos; e uma menina pálida que está em coma e no seu quarto há eventos sobrenaturais acontecendo. Essas três histórias e a de Gabe estão conectadas de alguma maneira. O elo entre elas é As Outras Pessoas. Todos esses personagens se depararam com As Outras Pessoas em algum momento de suas vidas, Gabe está conhecendo agora e quando ele entender o que é tudo isso, vai ficar horrorizado. As Outras Pessoas vão em busca de alguém fragilizado, então instigam, oferecem ajuda e despertam um lado desumano dentro de cada pessoa. E tudo tem um preço horrível, e é melhor nem imaginar o que acontece com quem não paga.

Eu devorei o livro, gostei muito da maneira como a autora desenvolveu a trama e fez a conexão entre as histórias. É uma leitura que eu recomendo!


Minha nota para o livro

4 comentários:

  1. Oiii que resenha maravilhosa, fiquei meio na dúvida se lia ou não a obra, mais agora tenho certeza que será boa! Nunca li nada da autora, na verdade estou com planos de ler o que aconteceu com Annie antes desse, adorei ler sua resenha e ver sua opinião positivo acerca da leitura!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Eu simplesmente amo thrillers! A sinopse desse livro me deixou bem curiosa. A citação que você colocou (“Todos nós achamos que tragédias só acontecem com as outras pessoas. Até acontecerem com a gente.”) me fez refletir em como isso é verídico. Fiquei bem curiosa pra ler essa obra, ainda mais depois de vc dizer que suas expectativas foram superadas!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia! Acho interessante como os livros impactam as pessoas de maneira diferente, acabei de ler uma resenha super negativa dessa história e agora, estou aqui lendo sua opinião. Sendo bem sincera, não estou curiosa para ler esse livro, acho que ando um pouco saturada de thrillers psicológicos mas, estou guardando a sua dica assim, quando eu voltar a ler o gênero sei onde ler as melhores resenhas sobre eles.

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz.

    Eu ainda não conheço a escrita da autora, mas adorei saber que a história é um thriller que envolve e instiga a cada página. Vou tentar adquiri -lo o mais rápido possível porque sua resenha despertou ainda mais meu interesse. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir