[Resenha] Doutor Sono

9 de dezembro de 2019

Título: Doutor Sono (Livro 02)
Autor:  Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 480
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora (Livro disponibilizado através da plataforma NetGalley)
Sinopse: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Seus destinos se cruzam com uma tribo chamada Verdadeiro Nó, que viaja em trailers pelas rodovias da América. Eles parecem inofensivos-em sua maioria idosos, com roupas fora de moda, vivendo vidas nômades. Mas como Dan sabe, e Abra logo irá descobrir, o Verdadeiro Nó é um grupo quase imortal, que se alimenta do vapor exalado por crianças iluminadas quando são lentamente torturadas até a morte.
Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o Doutor Sono.
Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.
Resenha
Décadas depois dos acontecimentos no Overlook Hotel, Danny Torrance se vê envolvido em uma batalha intensa onde o medo é o combustível para criaturas terríveis que devoram crianças com a iluminação para continuarem a vagar pelo mundo desfrutando de mais anos de vida. Danny passou por momentos dos quais gostaria de nunca ter passado, mas todo aquele sofrimento no Overlook lhe serviu como experiência e agora ele tem a oportunidade de ajudar alguém que está enfrentando um poder maligno.
“—Ela me deu um presente, igual ao que eu vou lhe dar. É isso que o mestre faz quando o aluno está pronto. Aprender é o presente, sabe? O melhor presente que alguém pode dar ou receber.”
Ainda criança, Danny precisou aprender a lidar com os demônios que lhe assolavam, mesmo após a saída do Overlook aquelas criaturas fantasmagóricas que o amedrontavam jamais lhe deixaram em paz e foi difícil crescer dessa maneira, quanto mais o tempo passava mais Danny entendia o seu pai e temia se tornar como ele. Danny recebeu a ajuda de um antigo amigo da época do hotel, um aprendizado valioso que fez com que ele encontrasse um meio de se defender, de manter a sanidade. Mas somente com a bebida Danny conseguia esquecer, ainda que temporariamente, e para ele isso era o suficiente. Quando acordava de um pesadelo onde não se podia diferenciar a iluminação do sonho ele recorria à bebida.
“Os dias não eram problema. Mas as noites... A mente era um quadro-negro. E a bebida, o apagador.”
Danny se tornou um alcoólatra e a sua vida era completamente desequilibrada, não parava em emprego nenhum e não tinha uma casa fixa para morar. Então, certa vez, ele foi atraído para um lugar por Tony, seu antigo amigo imaginário do Overlook. Tony passou anos em silêncio e ouvi-lo novamente deveria significar que o lugar era importante. Então Danny resolve se estabelecer, ele quer tentar mudar.

Danny Torrence procura ajuda com o AA e consegue emprego em um asilo, onde usa a sua iluminação para ajudar os idosos na hora da morte, ninguém sabe ao certo o que ele faz, mas as pessoas comentam e ele ficou conhecido como Doutor Sono. As coisas estão indo bem para ele, um dia de cada vez. Mal sabia Danny que muito em breve ele lutaria com o Verdadeiro Nó para salvar a vida de uma garotinha (e todas as crianças iluminadas).
Abra Stone é uma adolescente de apenas doze anos, mas que tem um poder incomparável, a sua iluminação é tão forte que Danny nunca pensou haver alguém como ela. Abra entra em contato com Danny através da iluminação e pede socorro. Ela cruzou o caminho do Verdadeiro Nó e agora corre perigo. Eles querem machucá-la. Fazê-la sofrer. É através do medo e do sofrimento das crianças que O Verdadeiro Nó se alimenta, o grupo suga o vapor (o dom da iluminação) das crianças e as mata cruelmente. E esse grupo quer Abra. Eles precisam dela.

Danny não tem ideia do que fazer, mas a única maneira de vencer é matar cada integrante desse grupo diabólico. Se ele falhar, Abra morrerá dolorosamente e o grupo vai atrás de outras crianças. Eles nunca param. Alimentam-se do vapor para rejuvenescer e querem viver imortalmente. Danny precisa unir forças com Abra para tentar encontrar um meio de destruir O Verdadeiro Nó. E eles vão precisar de ajuda. O grupo é extremamente perigoso e poderoso, para derrotá-los, será necessário usar muita estratégia e tomar cuidado até mesmo com o que se pensa, a líder deles é capaz de invadir a mente e confundi-la.
Minha impressão
Eu estava muito curiosa com esse livro e cheia de expectativas. Aos quinze anos eu li O Iluminado e fiquei com tanto medo que passei anos sem conseguir voltar a ler terror. Hoje é um dos gêneros que mais gosto. Então vocês podem imaginar como eu estava apreensiva com a leitura. Antes de continuar, preciso dizer o quanto amei esse livro, King trouxe mais um enredo fascinante e com personagens complexos e brilhantes. Mas tenho de confessar que eu esperava me assustar muito mais. 

O começo me deixou com aquele frio no coração, me assustei e me preparei para o que poderia vir, no entanto, a trama que se desenrola não é tão assustadora quanto eu imaginava. No final do livro há uma nota do autor que diz o seguinte: “Gosto de pensar que ainda sou bom naquilo que faço, mas nada pode se igualar à memória de um bom susto, especialmente se for dado em alguém jovem e impressionável.”. É exatamente isso, acho que quem leu O Iluminado anos atrás pode começar a leitura como eu, achando que iria encontrar um terror tão pesado quanto o primeiro livro, embora Doutor Sono realmente seja um livro com muito terror, não se compara a O Iluminado e isso não tira em nada a qualidade da obra. É um excelente livro e que recomendo!

Eu gostei muito de ver o que aconteceu com Danny Torrance depois do Overlook, foi um livro que me marcou demais e sempre tive aquela curiosidade para saber o que teria acontecido depois. Quando descobrir sobre Doutor Sono eu precisava ler! E não me decepcionei, ele entrou para a minha lista de favoritos. King nos mostra como foi difícil para Danny, ele tem muitos traumas, tinha apenas cinco anos quando passou por aqueles momentos terríveis no hotel e jamais conseguiu se esquecer. Acabou se tornando alcoólatra como pai, mas ao contrário de Jack, conseguiu ajuda no AA e com bons amigos.

Não poderia deixar de falar de Abra Stone, ela é poderosa, mas tem só doze anos, sem experiência e não sabe muito bem o dom que tem. Quando encontra com Danny ele lhe dá algumas explicações, se torna uma espécie de mentor para ela. A vida de Abra está nas mãos de Danny. O Verdadeiro Nó quer matar a garota para sugar o seu dom (que eles chamam de vapor), a líder do grupo não aceita uma menina tão poderosa quanto ela – ou mais – e quer torturá-la até a morte para extrair o máximo de vapor que conseguir e ainda armazenar algumas latas. Para lutar contra o Verdadeiro Nó Danny terá de voltar ao passado, ao lugar de sua mente que ele vem tentando esquecer. É no passado que ele poderá encontrar algumas respostas.

Ah, dá para ler Doutor Sono sem ter lido O Iluminado? Dá, mas eu aconselho a ler na ordem para aproveitar melhor a leitura.

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Oie Beatriz,
    King é um autor fantástico eu sinto vontade de ler boa parte das obras dele, mas sendo bem sincero? Eu tenho medo, eu sei que ele consegue trabalhar muito bem com o psicológico do leitor e isso me deixa muito ansioso durante as leituras, então, eu faço coisa mais xoxa que existe, vejo os filmes hahaha, Doutor sono tem cara de ser uma leitura muito intensa e angustiante, quero e não quero ler kkkkkk

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Olá, que bom saber que curtiu a leitura! Eu tenho muita vontade de ler O iluminado e amei saber que há essa continuação onde podemos reencontrar o personagem. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro King, mas infelizmente nunca li O Iluminado. Tenho uma edição antiga em casa mas acabo enrolando sempre e sempre, então nem preciso falar sobre Doutor Sono. Gostei muito da premissa, então isso me puxa para essa leitura; Da mesma forma como me da curiosidade de assistir ao novo filme.

    Silviane, blog Memento Mori• Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nunca li nada do King, mas sempre tive curiosidade. Considerado o rei do gênero, suas obras devem ser maravilhosas, como você mesma disse nesse caso. Espero não ter medo e poder desfrutar da mesma haha Adorei a resenha e as fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Mesmo lendo vários livros do King ainda não li o iluminado (e pretendo corrigir isso em breve). Gosto dos livros dele mais aterrorizantes então com certeza quero ler os dois.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ótimo, assim como todos do autor. Confesso que nunca li terror por ter medo, mas estou cada dia mais curiosa em me aventurar nesse gênero e principalmente em ler algo do King. Adorei a sua resenha!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    TUdo bom?

    Embora o iluminado esteja na minha lista há séculos nunca li. VI e li a promoção dessa continuação e todas as resenhas concordam com seu ponto de vista; o livro é bom, mas não é o terror tão esperado quanto o primeiro. Obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu entrei no mundo do terror recentemente, então não consegui ainda ler os grandes clássicos, como O Iluminado, mas já ouvi falar muito dele e de Doutor Sono também. Confesso que depois de It fiquei muito pé atrás com o King por conta "do final" kkkkk Mas espero logo poder dar outra chance e quem sabe não seja pra ter um pouco de medo com esse, né? Adorei a resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir