17 de junho de 2015

 A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO 

DE MARIE KONDO


Título: A Mágica da Arrumação
Autor: Marie Kondo
Editora: Sextante
Páginas: 160
Ano: 2015
Sinopse:
A Mágica Da Arrumação - A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.


Hoje trago para vocês um post sobre A Mágica da Arrumação, que eu ainda não li mas que estou muito curiosa, o livro foi destaque no programa Saia Justa da GNT onde a autora Marie Kondo participou de uma entrevista super bacana no dia 03/06/2015 e que vocês podem conferir clicando aqui
A Mágica da Arrumação também foi destaque na Revista Claudia onde ganhou 3 páginas e eu vou colocar aqui alguns pontos dessa matéria, mas que vocês podem conferir na íntegra clicando aqui.


RESUMO DA MATÉRIA NA REVISTA CLAUDIA

Em uma era de consumismo desenfreado onde somos facilmente atolados pelo excesso, a pequena e delicada japonesa de 30 anos tornou-se um gigante na organização e desapego " - As pessoas perceberam que ter muitas coisas não significa estar satisfeito. Minha estratégia é baseada em ser feliz enquanto cuida bem do que é precioso pra você"
Vamos ver agora alguns passos para encontrar esse caminho mais simples e feliz 



1- Imagine o estilo de vida que deseja ter
"A organização é só uma ferramenta e não o destino final" alerta Marie.O objetivo principal é alcançar o estilo de vida que você almeja, " Ao colocar a casa em ordem, você também ordena seus afazeres e seu passado... Como consequência pode ver bem claramente, do que sua vida precisa e o que pode dispensar"

2- Defina uma rotina e um prazo final
Alguns especialistas defender fazer a faxina aos poucos, mas Marie recomenda fazer de uma só vez " O impacto é muito maior".Faltou tempo ou disposição para fazer tudo em uma só tacada? sem problemas você pode fracionar a tarefa ao invés de adiar.Nesse caso estabeleça uma rotina e um limite. O essencial é descartar tudo o que não quer mais.

3- Divida a casa em categorias
Normalmente fazemos a tarefa por cômodos e Marie novamente propõe uma estratégia diferente, afinal guardamos o mesmo tipo de item em diferentes lugares. A proposta é dividir por categorias, exemplo: livros, roupas, papéis, itens diversos...Pegue tudo o que estiver em cada subcategoria em todos os cômodos e espalhe pelo chão, só assim você verá realmente o que tem. Siga esse método em todas as categorias.

4- Mantenha só o que traz alegria
O objetivo e deixar apenas as coisas que realmente importam, pegar cada item nas mãos e perguntar: Esse objeto me traz alegria? . Assim ao invés de focar no que descartar a ideia é escolher o que manter.Se você gosta de seus objetos e ama suas coleções, não precisa se desfazer de tudo basta que cuide deles e que os mantenha organizados.

5- Envolva toda a família
Um erro comum é descartar coisas do parceiro ou dos filhos, se um objeto não lhe traz alegria e não lhe pertence, não descarte, você cuida apenas das suas coisas.


Como eu disse, aqui estão apenas alguns pontos dessa matéria bem resumidamente, se assim como eu vocês ficaram curiosos sobre essa magia da arrumação  clique aqui e confiram toda a matéria. 

Links para Comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário