Uma verdade sobre o mercado literário nacional

4 de janeiro de 2026

Vamos falar sobre uma verdade difícil de ouvir?


Antes de tudo, não estou falando sobre todos os leitores, não estou generalizando, ok?


Como autora independente, vejo isso o tempo todo. Já me disseram que meus livros de R$9,90 são caros demais porque e-books nacionais não podem passar de R$4,99. Já ouvi que leriam meus livros se fossem de graça ou em PDF. 


Existe a ideia de que o mercado nacional é inferior, de baixa qualidade, e que não vale o investimento. Muitas vezes o leitor vê o nome do autor, percebe que é nacional e desiste automaticamente. E nem estou falando sobre gêneros aqui.


Sim, há uma enxurrada de livros na Amazon que não passaram por revisão, com erros de continuidade, capas amadoras e várias problemáticas. Mas não são todos. Temos livros incríveis e autores excelentes, mas muitos leitores já olham com preconceito.


Quer encontrar livros nacionais que te interessem? Saia da bolha das bookredes e siga influencers que não leem só modinha. Nada contra livros hypados, eu também leio e gosto.


Temos escritores de todos os gêneros, mas falta apoio à literatura nacional contemporânea.


Muitos olham os mais vendidos e assumem que todo livro nacional é hot. Também existe preconceito com o hot, mas o post hoje é sobre o mercado nacional como um todo.


Se não gostar de capas apelativas ou títulos duvidosos, é só filtrar a busca.


Assim como temos ótimos autores, também temos influencers que leem e indicam livros nacionais. Veja resenhas sinceras para entender a trama, a narrativa, os temas abordados e talvez isso mude sua visão.


Livro internacional passou por curadoria? Verdade. Mas se você leu até aqui, já entendeu que, sabendo procurar, dá para encontrar livros nacionais ótimos que podem te surpreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário