Título: Cleópatra || Autor: Natasha Solomons
Editora: Jangada || Páginas 344 || Ano:2025
Resenha
Desde que se entende por gente, Cleópatra sabe que tem um futuro brilhante pela frente, mas não se deixa ludibriar pela promessa de poder... ela sabe que nada será fácil e que deverá fazer muitos sacrifícios para manter seu cargo como faraó. A primeira dificuldade é dentro da própria família, onde todos se destroem.
Logo ao nascer, ela ganhou uma escrava que lhe foi dada pouco após seu próprio nascimento, arrancada dos braços da mãe para servir à futura faraó. Com o tempo, Cleópatra e Charmian desenvolveram uma união tão forte que uma não poderia mais viver sem a outra. Mesmo sendo escrava, Charmian tem uma grande devoção por sua senhora, a considera uma amiga acima de tudo e estará ao lado dela em todos os piores momentos que virão.
Aulete, pai de Cleópatra, na tentativa de proteger o Egito da destruição de Roma, comprou uma trégua e o valor recaiu sobre o povo, com impostos abusivos. A população não estava satisfeita e o golpe de estado era apenas uma questão de tempo. Cleópatra, vendo a situação, tentou aconselhar o pai, porém, um ataque de dentro da família o obrigou a pedir socorro a Roma novamente.
E, dessa forma, Aulete condenou não apenas o seu reinado, como o de sua filha também. Cleópatra precisa pensar em fortes estratégias para salvar seu povo e a si mesma. Roma é impiedosa e a, ainda jovem, Cleópatra tem certeza de que o Egito será destruído se ela não fizer alguma coisa.
Com a morte do pai, Cleópatra é obrigada a se casar com seu irmão para manter o legado da família sem impurezas e deixar no trono apenas os dignos dele. No entanto, as cortes dos dois são inimigas declaradas e os irmãos são rivais. Um quer tirar o outro do poder para liderar sem interferências.
Há uma guerra interna e as coisas vão piorando com o passar do tempo. Quando César chega ao Egito, Cleópatra acredita que possa seduzi-lo para que seja seu aliado e a ajude a vencer o irmão. Mas César, apesar de seu fascínio pela mente brilhante de Cleópatra, faz tudo em benefício próprio. Para conseguir seu apoio, Cleópatra precisará entregar tudo de si na esperança de salvar seu povo.
Minhas impressões
Você já deve ter ouvido falar sobre Cleópatra, mas conhece de verdade a sua história? Nesse lançamento da Editora Jangada, a autora Natasha Solomons traz um romance histórico em que nos apresenta um lado mais humano de uma das mulheres mais poderosas da História.
O trabalho da autora está impecável, tanto que em vários momentos eu duvidei do que era ficção e o que era realidade. A obra tem uma base histórica muito sólida e com pouquíssimas alterações, a ficção fica mais na parte do cotidiano, pensamentos e sentimentos. Natasha Solomons deu voz, em seu livro, para que a mulher poderosa que foi Cleópatra pudesse, também, mostrar suas fraquezas e vulnerabilidades.
Mesmo sabendo o que aconteceria e quais batalhas ela ganharia, ver os relatos através desse romance histórico foi fascinante e envolvente. Quando César entra em cena, as coisas ficam ainda mais tensas e acompanhar Cleópatra na empreitada para conquistar o tirano é bem interessante.
Uma grande sacada da autora foi trazer para a narrativa o ponto de vista de Servília, amante de César e mãe de Brutu (até tu, Brutus? Sim, esse mesmo). Então podemos ver uma grande rivalidade feminina em um contexto histórico completamente dominado por homens no qual a mulher, ainda que rainha, era subjugada e tinha sua mente, suas ideias, sua competência, sempre colocadas à prova.
Cleópatra e Servília eram rivais, sim, mas uma reconhecia na outra as dificuldades que enfrentavam por serem mulheres e admiravam, mesmo de longe e sem querer intimidades, sua oponente.
Nesse romance, a autora usa as lacunas da história para criar debates que poderiam ter acontecido, alianças que não sabemos se foram formadas e temos em Servília e Cleópatra uma relação cheia de animosidade, mas que também possui algum grau de sororidade. Pode ser tudo apenas ficção, mas a maneira como a autora conta nos faz imaginar que poderia ter acontecido assim.
Quem gosta de tramas complexas, com intrigas políticas e drama familiar precisa dar uma chance a esse livro e conhecer Cleópatra, a exímia estrategista que deu tudo o que podia para salvar seu povo.















Nenhum comentário:
Postar um comentário