Lamentares (Raul de Taunay)

18 de setembro de 2018

Lamentares
O tempo passou
E eu não consegui mudar
O que no fundo sou:

Uma ventania
Que venta sozinha,
Um deserto oco
Que não silencia,Se iv
A desolação tardia
Que esconde na rima,
O acre amargoso
Da vida contida.

Quisera encontrar os anjos,
Ouvir que o meu caso
Não é exclusivo.
Escutar que há outros
Em busca de abrigo.
Saber que enquanto
Uns morrem sofridos,
Nas torres de vidro
Se vive escondido.

As lágrimas tomam-me o tempo,
O choro traz-me o fermento;
E chego ao entendimento
De que, neste desdobramento,
Torno-me inteiro, apesar dos pesares,
Ileso, intato, não obstante os vagares,
Guardião de meus versos, pelo lugares,
A juntar os meus cacos, sem lamentares.

(Retirado do livro Poemas ao Desabrigo - Páginas 55 e 56)

13 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia esta composição poética, mas ainda bem que partilhaste. Gostei muito!!

    Especialmente do ritmo. A última estrofe, então…

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Que poema mais maravilhoso, super profundo e cheio de "musicalidade"! Não conhecia o livro do qual ele foi retirado ainda, mas já vou procurar saber mais, pois quero mais poemas como este.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    Esse tocou fundo em mim. Quando ele disse que o choro é o fermento,nossa, nunca vi dessa forma, mas é assim mesmo. Nós choramos por tantos motivos e depois vem o alívio e quase sempre uma resolução que pode ser o fermento de uma mudança ou de uma solução. Amei!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bea, já disse mil vezes que sou apaixonada por poesia, e fico feliz demais com esses seus posts onde você só solta o poema, livre pra reflexão, além de trazer pra gente, coisa nova, é uma iniciativa linda pra enaltecer um genero tão pouco falado.

    ResponderExcluir
  5. Acho muito legal você dar espaço para a poesia no seu blog, é um gênero que poucos destacam. Infelizmente essa poesia não "falou comigo", pra mim é o normal, dificilmente consigo me envolver com o gênero.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Confesso que não sou fã de poesias, o gênero não consegue despertar meu interesse, infelizmente, mas acho legal que você poste, vejo pouca divulgação de poesias em blogs literários!

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu tô tentando entender mais hoje em dia poesias, mas estou longe de realmente compreender bem. A sensação desse foi de uma decepção ou de algo inalcançável.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bea! Como está?
    Normalmente eu não entendo poesias, talvez seja um bloqueio meu por não apreciar muito, mas dessa vez, mesmo que não tenha conseguido 100%, gostei demais da experiência com essa. Obrigada por compartilhar conosco e me ajudar a entender melhor esses textos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz, tudo bem?
    Eu não costumo me envolver nas poesias que eu leio mas, eu gostei muito dessa que você postou. Ela me deixou com aquela sensação de nostalgia e tristeza por algo que não consegui alcançar no passado, eu poderia até tocar no violão essa poesia como se fosse uma música.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não conhecia o autor, mas gosto muito de poema. O do Raul me tocou muito, porque acho que o poema fala de algo bem universal, acho que todo mundo se sente solitário em busca de abrigo. Gostei muito do sentido do texto, apesar de eu não ter gostado muito do ritmo, pois prefiro rimas brancas, rimas acabam me atrapalhando bastante.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. As palavras trazem a angústia do eu lírico rodeado pelo sofrimento, ainda assim imerso em lágrimas-fermento que é um agente de mudança visto que nos faz crescer. Excelente escolha de poesia, não conhecia o autor e gostei.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?

    Que poesia mais linda, me fez refletir sobre algumas questões.
    Ela parece ter um ritmo meio musical, achei incrível.
    Sou apaixonada por poesias, vou pesquisar sobre o livro e autor.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Sempre me surpreendo com a forma que poemas conseguem alcançar um lugar tão profundo na gente. Ele trás sensações muitas vezes antes do entendimento. É mágico.
    Não conhecia Esse, mas gostei bastante da escolha!

    ResponderExcluir