[Resenha] Onde a Luz Cai

13 de julho de 2018

Título: Onde a Luz Cai
Autores: Allisson Pataki Owen Pataki
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
Ano: 2018
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora


Sinopse: Três anos após a queda da Bastilha, Paris fervilha com os ideais da Revolução Francesa iniciada em 1789. A Monarquia foi deposta, a aristocracia, desmantelada, e ergue-se uma nova nação do povo e para o povo.

Inspirado pelo senso de dever patriótico, Jean-Luc, um advogado jovem e idealista, muda-se para a capital com o filho e a esposa, Marie. André, filho de um antigo nobre, foge de seu passado privilegiado para lutar no exército republicano francês junto do irmão. Sophie, uma bela e jovem viúva aristocrática, sobrinha de um poderoso e vingativo general, embarca em sua própria luta pela independência.

Mas a promessa de esperança começa a ser ameaçada pelo medo quando a busca incessante por justiça se converte em fanatismo e gera instabilidade, transformando compatriotas em inimigos e alimentando a sede de sangue nas ruas.
Na luta para impedir que o caos desfaça todo o progresso da Revolução, as vidas de Jean-Luc, André e Sophie se entrelaçam, e eles são forçados a questionar os sacrifícios feitos em nome da nova República.

Com participação de figuras lendárias como Robespierre, Luís XVI e Thomas-Alexandre Dumas, Onde a luz cai é um romance admirável, que se desenrola das ruas e salas de audiências de Paris até a épica marcha de Napoleão pelas areias do Egito. Com detalhes vívidos, os Pataki capturam corações e mentes dos cidadãos da França, lutando pela verdade acima de tudo e pela crença em uma causa maior.

Resenha
"Volta a olhar para o aparato que está diante de si, que o convoca à morte, e sua cabeça desliza para dentro do encaixe. Lá está novamente a cesta de vime, agora embaixo dele manchada de escarlate. A cabeça da velha está virada para baixo, de modo que tudo o que ele vê é seu cabelo fino e prateado, salpicado de vermelho e à procura do corpo do qual fora cortado. Mas ele não pode evitar os olhos arregalados e vagos do jovem nobre morto momentos antes. Eles o encaram sem piscar, sem luz, congelados de medo."
Paris, 1792. A Revolução Francesa está a todo vapor. Nobres estão sendo caçados e levados à guilhotina. A população assiste às execuções em massa nas praças, comemora a cada cabeça arrancada de seu corpo. A monarquia caiu, o povo se levantou. Um movimento banhado pelo sangue daqueles que massacraram a população durante muito tempo.

É nesse período da História que Onde a Luz Cai se passa. Uma época na qual uma opinião pode levar à morte, apoiar alguém é um fator de risco. E, ainda assim, conhecemos personagens que não se deixam intimidar e lutam pelos seus ideais, mesmo que tudo ao redor lhes diga não; eles enfrentam suas próprias batalhas e superam os seus medos.
Jean-Luc é um advogado que tem o desejo de servir ao povo, ele quer defender os pobres e oprimidos. Pega a sua jovem noiva, deixa tudo para trás, e parte para Paris. Lá, teria a oportunidade de trabalhar em favor da Revolução. Pouco tempo depois, nasce seu filho. A família vive uma vida simples e sem confortos, em um bairro carente. Mas Jean tem a oportunidade de ajudar os menos favorecidos ao prestar seus serviços - muitas vezes sem cobrar qualquer valor.

André Valière renuncia ao seu título nobre na esperança de continuar vivo, alista-se no exército - assim como seu irmão -  para lutar por seu país, contra a monarquia. Em tempos difíceis, o exército não pode se dar ao luxo de negar um homem e André é um excelente capitão. Seu título representa um enorme perigo, mas enquanto tiver serventia para a nação ele espera não ser guilhotinado.

Sophie é sobrinha de Murat, um temido general. Foi obrigada a casar-se aos quatorze anos com um velho conde. Quando seu marido morre, a jovem condessa precisa voltar para Paris e passa a viver sob a proteção de Murat. Sophie vai precisar lutar pela sua liberdade ao se ver diante de uma situação complicada. Para seguir seu coração e alcançar seus objetivos, ela deverá enfrentar um inimigo poderoso, capaz de tudo para impedi-la.

Os caminhos de Jean-Luc, André e Sophie se cruzam quando a Revolução pende para um lado obscuro. Quando tira-se do poder um tirano para que outro se levante em seu lugar, este sedento de sangue, movido pelo ódio e pela vingança... o próprio povo. É tempo do Reinado do Terror. Qualquer um que tenha um título nobre está ameaçado. Qualquer um que seja contra a guilhotina ou que defenda uma opinião contrária, corre perigo.
Minha impressão
Que leitura mais instigante! Onde a Luz Cai nos traz um romance desenvolvido em meio à Revolução Francesa e que nos desperta curiosidade pela leitura a cada página. Com um prólogo intenso, no qual vemos detalhes de execuções pela guilhotina em praça pública, a obra apresenta um conteúdo histórico muito próximo do real, porém, com alguns pontos modificados para uma melhor evolução da trama.

Os autores descrevem cada detalhe com perfeição, a sensação durante a leitura é a de estar presente enquanto cada cena acontece. Podemos sentir as angústias dos personagens, sofrer com eles. Torcemos para que tudo dê certo e é inevitável ficarmos tristes quando algo ruim os atinge. 

Um livro que nos apresenta um lado da revolução mais intenso do que o que conhecemos, o lado mais humano e ao mesmo tempo o mais desumano. Estaria certo matar pessoas apenas por terem nascido privilegiadas para que a "liberdade, igualdade e fraternidade" pudesse ser alcançada? Começamos a leitura horrorizados pela cena da guilhotina e ao nos aprofundarmos, vemos o outro lado. O lado do povo que sofreu por muito tempo nas mãos de uma monarquia cruel, cobrando juros abusivos, humilhando os cidadãos, tomando suas filhas virgens, matando a bel-prazer. Atitudes extremas foram tomadas pelas pessoas para que pudessem, enfim, se verem livres dessa tirania. No entanto, o movimento saiu do controle e o medo reinou. 

Eu gostei muito desse livro e recomendo demais a leitura. É um romance completamente envolvente!

Minha nota para o livro

9 comentários:

  1. Olá! Como sempre, você chega trazendo uma recomendação que deixa a gente sem fôlego e uma resenha que nos prende do início ao fim. Sério, amei tanto a sua resenha quanto a premissa dessa história. Espero poder conferir o livro em breve, adoro quando a trama é fundamentada na história!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Beatriz!
    Amo o tipo de leitura em que se consegue sentir o que o personagem sente, me transmite maior empatia sabe, e com certeza garante uma excelente leitura. Adorei a premissa desse livro, e achei a capa maravilhosa. Suas impressões foram bem objetivas e pontuais, gostei bastante da resenha :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz, na escola, história nunca foi minha matéria favorita, mas é incrível como gosto de ler fatos históricos nas páginas dos livros, é uma maneira gostosa de aprender. Eu não conhecia este livro, mas gostei muito dele, espero um dia, conseguir ler. A Larissa que deve amar, adora tudo que envolva Paris.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nossa parece interessante. Sinceramente pela capa eu não dava muito pro livro, mas a resenha me chamou a atenção. Gostei de ter ideias opostas para o mesmo assunto e assim gerar o conflito. Ótima resenha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. OIii Bia

    Eu nunca li nada ambientado na época da Revolução Francesa e só por isso o livro já merece uma oportunidade. Essa intensidade empregada na trama me deixa curiosa demais, com certeza adoraria ler esse livro.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem? O livro apresenta uma proposta forte e dramática, acredito ser uma leitura emocionante, gosto muito de gêneros assim, e adorei saber mais sobre ele, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Beatriz!
    Já tinha visto o livro, e me senti atraída pela capa - amo histórias que se passam em Paris - Mas a sinopse foi que realmente me conquistou.
    É a primeira resenha que vejo sobre ele e agora mais do que nunca, senti que a leitura será instigante para mim. Gosto de tramas que envolvem fatos históricos, o triste é ver o lado ruim da Revolução Francesa , mas é uma forma ótima de se conhecer mais sobre o assunto.
    Espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bom?
    Eu achei a premissa incrível, adoro quando os autores escrevem histórias com um pano de fundo histórico dessa forma. Fiquei empolgada pela leitura, eu tenho certeza de que vou adorar!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bia, também gostei muito desse livro, e assim como você adorei ter esse contato mais próximo com a revolução. Realmente, há muitos lados na história, e também amei as descrições e achei muito realistas.

    ResponderExcluir