Prevenção, Restauração e Conservação de Obras

24 de março de 2015

Preservação
A biblioteca nacional conta com um extenso e valioso acervo, que incluem livros, mapas, manuscritos, discos e suportes sonoros entre outros. Por essa vasta quantidade de obras é necessário que se tenham medidas para manutenção e prevenção.
Todas as ações de preservação e segurança do acervo são realizadas a partir do Plano de Gerenciamento de riscos, que inclui brigada de incêndio civil que faz vigilância 24 horas.
A prevenção também conta com outras atividades de manutenção como, conservação, restauração, higienização e outros.
Restauração
O processo de restauração é um conjunto de medidas que tem como objetivo estabilizar ou reverter danos físicos ou químicos sofrido pelo documento, agindo para devolver sua integridade física e restituir seu caráter histórico. A restauração é necessária quando a degradação está em um alto nível e passa a comprometer a estrutura e o conteúdo da obra. É uma atividade técnica com muitos gastos pois exige equipamentos e materiais de alto custo, além de mão de obra especializada.
O laboratório de Restauração tem como objetivo principal a a restauração no acervo da Biblioteca Nacional, priorizando obras raras, manuscritos, iconografia e música e arquivo sonoro.



Conservação
São ações que visam melhorar o estado físico do suporte e prolongar sua permanência e vida útil, podendo assim ser acessado por futuras gerações.
A conservação preventiva abrange todas as coleções da biblioteca nacional independendo de seu estado.
A conservação reparadora são ações aplicadas de maneira direta sobre o acervo e tem como objetivo deter processos danosos ou reforçar a estrutura, é necessário que seja realizada em tempo curto para que a obra retorne ao seu local de guarda para acesso público.



No site da Biblioteca Nacional você encontra todas essas informações com mais detalhes,basta navegar pelo site que essas informações estão disponíveis, para saber mais clique aqui , você também encontra mais detalhes sobre essas atividades em uma apostila em PDF disponibilizada pelo Tribunal Superior do Trabalho, para visualizar a apostila clique aqui .


Nenhum comentário:

Postar um comentário