[Resenha] A Trama

17 de janeiro de 2024

Jacob, escritor frustrado que dá aulas de escrita criativa num curso de quinta categoria, sem escrever nada há muito tempo, vê a oportunidade perfeita para voltar à lista de mais vendidos quando um de seus alunos m0rr3 e deixa um livro inacabado. Evan Parker era um aluno arr0g4nte que dizia não precisar da ajuda de ninguém porque seu livro era um sucesso garantido, o que deixava Jacob cada vez mais incomodado com o aluno, e mais ainda por ver que era verdade, a ideia do livro era realmente genial.

Anos depois, ao notar que a obra não havia sido lançada, Jacob investiga e descobre a m0rt3 do aluno. Então não perde tempo, lembra-se da ideia original e acrescenta sua própria visão. O sucesso vem rapidamente e Jacob se torna um autor em evidência mais uma vez, porém, com uma história que não é sua. No auge de sua fama, alguém envia uma série de e-mails assustadores ameaçando expor a verdade. Quanto mais o tempo passa, mas essa pessoa se torna perigosa para Jacob, criando perfis falsos na internet e usando as redes sociais para falar sobre o plág1o.

Quando eu vi a premissa desse livro, fiquei curiosa e corri para ler, no entanto, minha experiência com a leitura foi péssima. Tinha tudo para ser um thriller eletrizante, mas a autora se perde em detalhes excessivos e entrega uma história entediante, eu só insisti na leitura porque queria ver quem estava por trás dos e-mails, embora isso não seja nada de muito inovador, na verdade, é bastante previsível. A única cena que gostei foi o momento da revelação, mesmo já sabendo quem era. Os instantes finais compensam o sofrimento de insistir na leitura.

A vida do escritor era maçante, mas a autora não precisava ter transformado todo o livro numa lenga-lenga sem fim para descrever isso. E uma coisa legal é que podemos acompanhar o desenvolvimento do livro pl4g1ado, só que é um enredo batido já, totalmente previsível também e que não justifica em nada o alvoroço que fizeram em torno dele. A mesma coisa acontece com A Trama, foi gerada muita expectativa, prometia ser um thriller p3rturb4dor e é uma leitura cansativa, com personagens rasos, cheia de pontos desnecessários e com um enredo repetitivo.

Poderia ter sido um livro incrível, faltou ser mais bem trabalhado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário