[Resenha] O Instituto

10 de fevereiro de 2020

Título: O Instituto
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 544
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse: O novo livro de Stephen King, o Mestre do Terror, traz uma história inesquecível sobre um grupo de crianças com talentos especiais que precisam se unir para derrubar um grande mal.
No meio da noite, em uma casa no subúrbio de Minneapolis, um grupo de invasores assassina os pais de Luke e sequestra silenciosamente o menino de doze anos. A operação leva menos de dois minutos.
Quando Luke acorda, ele está no Instituto, em um quarto que parece muito o dele, exceto pelo fato de que não tem janela. E do lado de fora tem outras portas, e atrás delas, outras crianças com talentos especiais, que chegaram àquele lugar do mesmo jeito que Luke. O grupo formado por ele, Kalisha, Nick, George, Iris e o caçula, Avery Dixon, de apenas dez anos, está na Parte da Frente. Outros jovens, Luke descobre, foram levados para a Parte de Trás e nunca mais vistos.
Nessa instituição sinistra, a equipe se dedica impiedosamente a extrair dessas crianças toda a força de seus poderes paranormais. Não existem escrúpulos. Conforme cada nova vítima vai desaparecendo para a Parte de Trás, Luke fica mais e mais desesperado para escapar e procurar ajuda. Mas até hoje ninguém nunca conseguiu fugir do Instituto.
Tão aterrorizante quanto A incendiária e tão espetacular quando It: a Coisa, este novo livro de Stephen King mostra um mundo onde o bem nem sempre vence o mal.
Resenha
Luke Ellis é um jovem prodígio, com apenas doze anos ele já foi aceito em duas faculdades e tem um futuro brilhante pela frente, além de sua inteligência excepcional, Luke tem um pouco de poder paranormal, a telecinesia, mas seu poder é muito fraco e não acontece exatamente quando ele quer, é involuntário. De repente, a vida de Luke desmorona. Ele é sequestrado no meio da noite, seus pais são assassinados, e ele é levado para um lugar terrível onde crianças são feitas de prisioneiras, cobaias, armas.

O Instituto é um lugar onde crianças e adolescentes sequestrados são submetidos a todo tipo de tortura, elas recebem injeções constantemente, passam por testes degradantes, são maltratadas se não agem conforme o esperado, são levadas ao terror extremo...  as crianças perdem a sua infância, são feitas de cobaias. Todas elas têm algum tipo de poder paranormal, ou telepatia (TP) ou telecinesia (TC). No Instituto, a força dos poderes das crianças é extraída delas até que se desgastem física e mentalmente. No fim, ficam em estado vegetativo, abandonadas em uma ala deplorável.
Quando as crianças sequestradas acordam, elas se deparam com um ambiente familiar, o quarto de cada uma delas é praticamente igual ao quarto que tinham em casa, mas assim que acordam, todas elas já sabem que não estão em casa e que algo ruim aconteceu. O Instituto, os médicos e cuidadores dizem que elas vão para casa se forem boazinhas e fizerem tudo o que for pedido, algumas acreditam e outras não.

Quando chega ao Instituto, Luke conhece um grupo de crianças e adolescentes TCs e TPs e faz amizade. Ainda que não se conhecessem antes, as crianças no Instituto se unem, um ajuda o outro a passar por tudo. Os mais antigos contam aos novatos tudo o que sabem, embora seja uma mistura de boatos, não estão muito longe da verdade. As crianças ficam na Parte da Frente por alguns dias, levam injeções, são submetidas a testes, tão torturadas, depois são levadas para a Parte de Trás, onde não se sabe muito porque ninguém jamais voltou de lá. O pouco que sabem é o que escutam aqui e ali, ainda que os TPs tentem descobrir algo, quem trabalha lá é cuidadoso.
Luke está no Instituto há poucos dias quando chega um novato de apenas dez anos, Avery Dixon. Avery é só um garotinho, mas é muito poderoso. A sua telepatia é forte e ele será uma peça fundamental no que está por vir. As crianças sentem um enorme carinho por ele, têm o desejo de protegê-lo, ajudá-lo. O tempo vai passando e Luke vê mais e mais crianças sendo levadas para a Parte de Trás, ele não sabe como, mas precisa fugir dali antes que seja tarde demais. Luke quer fugir e pedir ajuda, não pode mais permitir que crianças sejam torturas – algumas até a morte.

Com a ajuda de Avery e alguns amigos, Luke acha que pode ser possível fugir, a ideia não está clara, nem sequer é uma ideia ainda, apenas uma intuição de que pode funcionar. Ele é inteligente, mais inteligente do que as pessoas do Instituto imaginavam e isso é uma arma poderosa. Além do mais, com as injeções que vem recebendo, Luke notou algumas mudanças em seu poder e está guardando segredo, pois isso poderá ser muito útil em um futuro próximo. Mas a fuga é extremamente perigosa, ninguém conseguiu fugir antes e se ele for pego tentando será o seu fim, a morte não será rápida, vão fazê-lo sofrer, usá-lo como exemplo para quem tentar escapar das garras do Instituto.
Minha impressão
Eu não me canso de falar da genialidade do King, é um livro melhor que o outro! O Instituto é uma obra fascinante e tão envolvente que a vontade é não parar de ler até chegar ao final. O que as pessoas do Instituto fazem é monstruoso, eles sequestram crianças com poderes paranormais e as torturam até que estejam completamente esgotadas, extraem seus poderes com métodos que as fazem sofrer e até quase morrer. Quando não servem mais para nada, são jogadas em uma ala onde ficam em estado vegetativo, e ainda assim, as usam.

Luke é um jovem brilhante, extremamente inteligente! Sua telecinesia é fraca, mas a sua mente não. No Instituto ele conhece outras crianças e adolescentes que estão lá há pouco mais tempo e lhe contam o que sabem do lugar. Lá funciona assim, ninguém fica na Parte da Frente por muito tempo e conforme vão chegando novatos os mais antigos falam o que sabem e assim vão repassando as histórias do lugar. Mas se a Parte da Frente já é ruim, a Parte de Trás é ainda pior, ninguém nunca voltou de lá e todo o que as crianças sabem vem de conversas de funcionários descuidados. Como entre os sequestrados sempre tem telepatas, os funcionários do Instituto precisam tomar muito cuidado.

Luke não quer ir para a Parte de Trás, precisa encontrar uma maneira de fugir, mesmo sabendo que se for pego será torturado até a morte. Com a chegada de Avery, um menino de apenas dez anos, Luke e alguns amigos começam um esboço de um plano e fuga que tem tudo para dar errado, no entanto, poderá destruir o Instituto caso dê certo. Não se pode confiar em ninguém. Nem é possível conversar às claras, todo o lugar é vigiado por câmeras e sempre há microfones escondidos. São apenas crianças, mas elas têm poderes e O Instituto precisa mantê-las sob constante vigilância para evitar qualquer motim ou mesmo uma fuga.

O Instituto não é um livro de terror, é uma obra de ficção. Quem nunca leu nada do King porque tem medo pode ler esse tranquilamente, não tem nada de terror e é uma leitura instigante. As mais de 500 páginas passam tão rápido que quando nos damos conta a leitura já terminou.

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. eu favoritei esse livro! ele foi a minha primeira leitura do ano, e ler King é certeza de livro favoritado, nossa!
    Eu adorei a coisa meio xmen do livro, sem contar que sempre que eu vejo livro com criança é meu ponto franco, ainda mais se for um livro do king kkkk Adorei sua resenha e suas fotos, ficaram perfeitos!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, outro livro do King que quero ler. Achei incrível quando li a sinopse e agora lendo a sua resenha ( é a primeira que paro para ler) deu pra sentir que o calhamaço vale a pena.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Beatriz eu ia justamente te pedir uma dica de qual livro do King ler, porque sei que ele é incrivel mas a verdade é que fico tensa com histórias de terror kkk
    Bom saber que esse é mais light , posso dar uma chance pra esse :) AMei saber.
    A história parece mesmo ser daquelas que prende a atenção.Só fico aqui pensando se os pobres das crianças vao conseguir fujir do institutooo ou será que se elas sairem é pior :( nao tem jeito , vou ter que ler kkkk

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Gente, que premissa mais doida e interessante! Eu só li um livro do King, fui bem receosa, pois sou medrosa para livros de terror, mas o que eu li não tinha nada disso, haha. Fiquei curiosa - e corajosa! - para ler O instituto, pois achei a estória bem interessante e não tem terror, hahaha. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li king mas esse me chamou a atenção. Gosto de personagens jovens. Acho que eles sempre trazem algo a ensinar para a narrativa.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, estou com esse livro aqui para ler e pela sua resenha, acho que vou gostar. Realmente é monstruoso o que as pessoas do Instituto fazem com as crianças, estou curiosa para ver se o plano dos meninos vai dar certo.

    ResponderExcluir
  7. Caramba!! Caramba mesmo! Uau
    Pronto, era só isso que faltava para eu me aventurar nesse livro
    Amei a sua resenha, conseguiu me deixar mega curiosa
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  8. Oi Beatriz.

    Que resenha!
    Eu li apenas 4 livros do King, mas concordo com você, cada história que conheço é melhor que a outra. Eu adorei sua resenha porque conheci um pouco da história. Vou tentar adquiri -lo o mais rápido possível para matar minha curiosa. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já li outras resenhas deste livro e nenhuma me fez mudar de opinião de que ele não é para mim, hehe. Não gosto de terror e de terror psicológico, sou bem fraca mesmo. Mas o enredo me lembrou The OA, essa coisa de eles serem paranormais e serem sequestrados. Adorei sua resenha, mas não é o livro para mim :(

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um ótimo livro mesmo. Desde que comecei a ver Stranger things que eu quero ler esse livro. O negócio das experiências com as crianças é muito sinistro.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Opa, gostei de saber que é uma leitura não terror, o que me anima mais a ler algo dele. Gosto da temática trabalhada, e curiosa para ver como tudo será desvendado. Temos então a minha possível primeira leitura do King?! Não sei HAHAHA Adorei a resenha e que com certeza nos instiga a conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Eu gostei muito da história, inclusive quero que os personagens apareçam em outros livros dele (sei que ele faz isso), ou que tenha mais um livro, assunto é o que não falta. E realmente o que você falou concordo: este não é um livro de terror.

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz,
    menina eu já li algumas resenhas bem positivas sobre esse livro sabe? E sinceramente fiquei bem interessado pela leitura, mas eu sempre evito ler King por que tenho medo kkkkk, mas, foi bom você citar que essa não é uma obra de terror, agora tenho dois livros do King na lista que eu quero ler.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  14. esse livro ta na minha metade de leitura do ano, ele é diferente do que normalmente o king publica e isso me deixou bem curiosa pra ler.

    ResponderExcluir