Entrevista com Quitéria Vargas

11 de outubro de 2017

Sobre a autora
Quitéria Vargas nasceu no Rio de Janeiro em 1996. É produtora rural, trabalha com pecuária e agricultura (criação de gado pra corte e cultivo de cana-de-açúcar). Fala inglês e alemão. Mora na Alemanha, mas boa parte do tempo fica na Suíça. Já viajou para muitos lugares no exterior, sempre procurando se atualizar e buscando inspirações para suas obras. Desde os 8 anos escreve, tendo iniciado com textos para o jornal da escola em que estudava. 

1- Quitéria, em “As chances que a vida dá” nós acompanhamos a triste história Beatriz e vemos o desenvolvimento de uma personagem muito forte que sofre desde a infância. Sabemos que a trama é inspirada em uma história real, você poderia nos contar um pouco sobre o processo de criação do livro?
O processo de criação do livro foi emocionante!
A verdadeira Beatriz é uma pessoa maravilhosa, ninguém nunca diria que ela Teve uma vida tão difícil. Quero agradecer a Beatriz por essa oportunidade, é a mulher mais guerreira que eu conheço.

2- A mãe de Beatriz, infelizmente, representa muitas mães da vida real e deixa sempre os filhos de lado para colocar como prioridade um relacionamento qualquer. O livro faz um claro apelo aos pais para instruírem mais os seus filhos, principalmente meninas jovens. Essa era uma das suas preocupações ao escrever o livro?
Sim, na verdade essa era a maior preocupação. O jeito de contar a história, o vocabulário e até os detalhes. Tudo para que o leitor acompanhe os acontecimentos com cuidado e clareza. Tudo para que cada leitor tire o melhor para si. Na adolescência, os pais precisam ser tão presentes quanto na infância. Para os papais deixo o meu apelo, cuidem dos seus filhos com muito cuidado, não ignorem nada, sejam presentes! Pode não parecer mas irá fazer falta e talvez muita diferença no futuro do seu filho (a).

3- Você começou ainda nova a escrever textos para o jornal da escola em que estudava, conta para a gente como eram esses textos, você falava sobre o que?
Na minha escola os projetos sociais não eram comuns, uma vez depois de uma briga com um colega de classe fui posta no castigo. Como punimento, a professora pediu que eu fizesse uma redação com no mínimo cem palavras e foi aí que tudo começou. Eu escrevi um poema chamado "A garota que era garoto", depois disso passei a escrever um poema por mês para o jornal.

4- Sobre o seu novo projeto, o que você pode nos falar sobre ele?
Estou com dois projetos, "A Garota atrás da porta" e "Os Vizinhos". Vou adiantar que esses dois trabalhos são bem diferentes de "As chances que a vida", os dois são suspense. Sobre "A garota atrás da porta" posso adiantar que vocês não vão querer conhecer essa garota infernal. Imagine você se apaixonar por uma pessoa que não é o que você pensava, daí a outra pessoa descobre que você também não é nada daquilo que parecia ser é que certos envolvimentos podem ser fatais?! estou ansiosa para dividir essa estória louca, apaixonante e obsessiva com vocês!!!

5- Você segue alguma rotina para escrever ou tem alguma mania como escritora? Se sim, pode nos contar?
hahahaha, é até engraçado. Porque na verdade eu Sigo umas regrinhas que o tico e o teco criaram.
Primeiramente, eu gosto de ouvir Jazz e Soul se estiver escrevendo romance. Em alguns casos, tenho um playlist especial de MPB daquelas que te fazem viajar no tempo, na história, enfim! Quando escrevo, sempre tenho uma garrafa de Hugo Frucht por perto, se trata de uma bebida parecida com proseco de frutas, além disso, eu preciso de ar e luzes, gosto de estar no alto com vista, ajuda bastante. Como todas as minhas histórias contam com um pouco de romance (Por mais estranhos que sejam), eu sempre tenho um vaso flores na mesa.

6- Qual é o seu gênero literário preferido e os autores deste gênero que você mais gosta?
Eu tenho muito carinho e muita admiração por livros espíritas. Entre meus favoritos está a Zíbia Gasparetto, Mônica de castro e Chico Xavier. Por outro lado amo o suspense, como gosto muito de ler nacional não foi difícil me apaixonar pelo trabalho do Raphael Montes. Agora, para tudo, eu amo filmes de paixão, sou apaixonada pelo mestre Stanley Kubrick, amo tudo que ele faz, é uma grande inspiração no suspense em geral. Gosto de livros e filmes enigmáticos, tudo que tem mistério mas que é difícil de desvendar me prende. Uma vez assisti um filme do Stanley umas oito vezes até que entendi.

7- Se “As chances que a vida dá” fosse adaptado para o cinema quais autores você gostaria que interpretassem os principais personagens (nacionais ou internacionais)?
Nossa, seria um SONHO, principalmente porque eu sou louca por filmes. Então, gostaria que o Andress fosse interpretado pelo ator alemão Wolfram Grandzka. Ele é perfeito para o papel. No entanto, os outros personagens gostaria que fossem atores desconhecidos, que tivessem uma chance. Numa história tão complexa, seria bom para ambos lados extrair o melhor de cada lado. Seria perfeito se os atores fossem das favelas do complexo do alemão, representavidade que nós nunca tivemos já que eu também nasci na área. Temos o jornal do povo, ideia do Renê Silva porém temos condições de ir além se nos for dado uma chance de verdade. Ninguém lá quer viver de migalhas, o que está faltando é oportunidade para o povo crescer, nessa altura do campeonato, eu me pergunto se o governo quer dá essa chance... Se acontecer, a favela não vai decepcionar. Todos temos sonho, se você tem um, vá em frente, afinal o seu lugar é aonde você quiser!!!
Quitéria Vargas: Obrigada Beatriz, foi muito bom poder ter conversado com você!!! Amo o seu trabalho, acompanho e indico. Você é maravilhosa. Parabéns pelo trabalho, muito amor e carinho para você e por vocês.

Eu (Beatriz Andrade): Quitéria muito obrigada por essa entrevista e pela simpatia de sempre. Seu livro é muito bom e traz um grande alerta aos jovens e aos pais, ele retrata a realidade de uma maneira que poucas obras conseguem. Estou curiosa pelos seus novos livros e espero lê-los em breve. Desejo muito sucesso a você sempre. Um grande beijo!

Acompanhe a autora nas redes sociais: Facebook || Instagram || Twitter 

Resenha aqui do livro "As chances que a vida dá"

Ah, só para avisar que semana que vem vai começar um sorteio de 2 exemplares do livro As Chances que a Vida Dá + 2 chocolates suíços (cada vencedor vai levar um livro + um chocolate). Depois trago mais detalhes sobre o sorteio e atualizo essa postagem.

8 comentários:

  1. Olá! Uma ótima oportunidade de conhecer uma nova autora e sua obra! Parabéns!
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Não conheço As chances da vida, me parece ser uma história reflexiva. Fiquei muito curiosa com A garata por atrás da porta, amo suspense, ainda mais com doidas obsessivas.
    Zíbia Gasparetto possue romances de esquentar o coração, gosto muito também.
    Gostei muito de conhecer a autora e espero ver a resenha de A garota por trás da porta.
    Sucesso a autora.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a autora, é bem interessante como surgiu esse começo de carreira como escritora, quem poderia pensar que o "castigo" se tornaria em uma coisa tão boa. Fiquei bastante interessada em conhecer os escritos dela, espero ter a oportunidade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa autora, quero saber um pouco mais sobre os seus dois projetos A Garota atrás da porta e Os Vizinhos.

    Beijinhos,
    livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a autora, mas fiquei curiosa para ler As chances que a vida dá. Já os outros projetos não me interessaram muito, pois não sou muito fã de suspenses.
    De qualquer forma, desejo sucesso para a autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. ah, que bacana a entrevista. não conhecia a autora, nem o livro dela, mas achei a tema´tica abordada bem interessante. ^^
    Stanley Kubrick omg *-* tbm amo esse diretor hehehehe
    sucesso para Quitéria e para sua obra...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Olá, nao tinha conhecimento sobre essa autora e não conheço o livro dela, mas vou atrás pois gostei da entrevista.

    ResponderExcluir