[Resenha] Fim de Jogo

30 de setembro de 2022

 

Título: Fim de Jogo (Livro #3)
Autor: Daniel Cole
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Ano: 2022
*Cortesia da editora
Sinopse: No terceiro livro da série Fawkes e Baxter - Boneco de Pano, Wolf está de volta para encarar as consequências dos seus atos e desvendar seu caso mais difícil.
Um quarto trancado. Um cadáver. Um segredo comprometedor.
O suposto suicídio do policial aposentado Finlay Shaw tira o controverso detetive William Fawkes, conhecido por todos como Wolf, de seu isolamento autoimposto.
Enquanto tenta se defender de uma condenação pelos crimes praticados durante o caso Boneco de Pano, Wolf se lança numa corrida contra o tempo para chegar à verdade sobre a morte do amigo.
Mal sabe ele que está lidando com questões do passado do policial aposentado que ameaçam pessoas poderosas dentro da própria corporação.
Apenas uma força-tarefa unida pelos laços de amizade com Finlay será capaz de solucionar o mistério. Isso se seus integrantes chegarem vivos ao final...

Resenha
Após os acontecimentos dos livros anteriores, o detetive William Fawkes, o Wolf, estava vivendo à margem da lei, um verdadeiro fugitivo. No entanto, um terrível acontecimento o obriga a aparecer e sair de seu isolamento. Uma circunstância triste e da qual Wolf quer esmiuçar cada detalhe para que a verdade venha à tona. O detetive está extremamente encrencado com a polícia e sabia que no instante em que aparecesse novamente ele seria preso. Mas sabia que ninguém mais faria o que ele está disposto a fazer para chegar á verdade.

Seu antigo mentor e grande amigo foi encontrado morto com a hipótese de suicídio. O quarto estava trancado por dentro, a arma utilizada estava caída ao lado do corpo. A polícia investigou e concluiu que foi um suicídio. Mas Wolf está convencido de que seu amigo jamais tiraria a própria vida e que jamais abandonaria a mulher dessa forma. Então, sai de seu esconderijo e faz um acordo com a polícia. Vai se entregar, desde que lhe concedam permissão para investigar o caso de Finlay Shaw sem restrições. Mas Wolf entrega de bandeja uma investigação que vinha conduzindo nesse período em que esteve recluso como prova se suas boas intenções. A polícia, obviamente, aceita. Então Wolf está, oficialmente, trabalhando no caso e com a prisão decretada para quando a investigação for encerrada.
O reaparecimento de Wolf vai reabrir feridas mal cicatrizadas e seus antigos amigos estão ainda muito magoados com ele, especialmente Baxter, com quem Wolf tem questões não resolvidas e a quem partiu o coração. Baxter estava vivendo um novo momento de sua vida, após a partida de Wolf ela teve de se recompor e estava voltando ao eixo, mas, então, ele reaparece para bagunçar tudo novamente e mexer, mais uma vez, com seu destroçado coração.

Wolf sabe que está em desvantagem, não tenta se livrar de algumas das culpas que lhe atribuem e sabe que está errado, mas ainda precisa se defender de algumas acusações e vai dar o melhor de si para conseguir se safar. Ele faz um malabarismo para conduzir a investigação no caso de Finlay ao mesmo tempo em que precisa organizar e planejar sua defesa. E, quanto isso, as coisas que ele descobre vão deixando-o cada vez mais próximo da verdade!
Minha impressão
Fim de Jogo é o livro que encerra a trilogia, mas ainda não é o fim de Boneco de Pano. Segundo o autor, esses três primeiros livros são sobre a equipe em um momento específico e suas histórias se entrelaçam, mas a série ainda não está perto de terminar e ele já tem o esqueleto do quarto livro. Daniel Cole está animado com o rumo que a série está tomando e eu, ansiosa para ver o que vem por aí.

Apesar de fazer parte de uma série, os livros podem ser lidos de forma independente sem que prejudique o entendimento do leitor, no entanto, ler na sequência vai proporcionar uma experiência ainda melhor. Os dois primeiros volumes possuem uma qualidade exemplar, muito superior a esse terceiro, que chega a ser decepcionante, mas não uma leitura ruim. O problema é que seus antecessores criaram expectativas altíssimas para esse último livro da trilogia e toda a ação, crimes em série, assassinatos brutais e corridas contra o tempo deixaram um padrão que eu senti falta nesse livro.

Sim, o autor manter um ritmo instigante e traz, novamente, uma história cheia de segredos que vão sendo desvendados conforme a investigação de Wolf avança. Mas senti falta de muitos dos elementos utilizados nos outros livros e o ritmo frenético do qual eu estava acostumada nos livros dele. Mas, mesmo sentindo essa queda brusca na qualidade, foi uma leitura que eu gostei e que me deixou curiosa para saber o que está por vir.

Em Fim de Jogo nem tudo é o que parece e nem todos são confiáveis. Temos uma história com passados misteriosos, corrupção, corações partidos e a população, novamente, se envolvendo e fazendo campanha junto com a mídia tentando pressionar a polícia.

Enfim, é um livro satisfatório, mas eu esperava encontrar algo mais eletrizante. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário