Autores que procuram parceria com blogs literários, o que não fazer!

23 de junho de 2017

Hoje eu quero fazer uma postagem diferente e falar diretamente com autores que fazem parcerias com blogs literários. O que não falta por aí é dica para blogueiros, como se comportar e tal, mas, e para os autores? Quase não se vê alguém falar para os autores o que não é correto em uma parceria.

Recentemente eu passei por uma situação com dois autores parceiros do blog e me senti na obrigação de falar sobre isso. Ultimamente, qualquer coisa que se fale sobre autores ou blogueiros acaba virando treta. Do lado dos blogueiros, eles (nós) não podem ter uma opinião contrária que o autor já quer contestar e leva os amigos para o meio da confusão e vira uma treta sem fim. Do lado dos autores, são blogueiros que não respeitam a parceria, que só querem ganhar livros, que somem e não dão satisfação e mil outras situações lamentáveis.

1- Pesquise sobre o blog antes de fechar uma parceria
Mas, para que essas terríveis situações não aconteçam, é preciso que você pesquise o blog antes de fechar uma parceria. Eu já vi uma garota que enganou mais de vinte (VINTE) autores oferecendo resenha no blog dela e ELA NEM BLOG TINHA. Quase um ano se passou até que alguém começou a desconfiar. Tudo isso poderia ter sido evitado se os autores tivessem conferido o blog, teriam percebido que ele não existe.

As regras da parceria devem ficar bem claras antes de o acordo ser finalizado. Se o blogueiro vai ler a versão física ou digital, o prazo para a divulgação da resenha, se haverá brindes... Você terá todo o direito de reclamar se alguma das regras não for cumprida, só que é preciso ter bom senso. É difícil respeitar quando os seus direitos foram feridos, mas é preciso. Não perca a sua razão!

2- Saiba aceitar uma resenha negativa
O mais importante, NUNCA peça ao blogueiro para retirar uma resenha do blog caso ela seja negativa ou se você não concordar com algum ponto dela. Nós somos, antes de tudo, leitores e temos opiniões diferentes. O seu livro pode ser excelente, mas nem todos vão gostar, não é porque um blogueiro não gostou do seu livro que ele vai influenciar outros leitores a nunca comprarem.

E quando/se você receber uma resenha negativa, não vá até o blog fazer comentários justificando o seu ponto de vista sobre o livro como se o blogueiro não tivesse entendido, não convoque uma legião de amigos para irem fazer comentários te defendendo, muito menos vá até o inbox do blogueiro fazer questionamentos.

Aprenda a diferenciar o que pode te ajudar a crescer e a melhorar o seu trabalho. Nós aprendemos com os nossos erros e se alguém te disser que algo no livro não está bom procure ver se isso tem fundamento. Se tiver, não seria melhor tentar corrigir o erro do que brigar com a pessoa que o mostrou a você? Mas se o que a pessoa falou não fizer o menor sentido ou for totalmente diferente do ideal que você tem para o seu livro, então, apenas ignore.

Entenda uma coisa, resenhas negativas são importantes para você ver onde pode melhorar como escritor, mas também tem aquelas que são absurdas e sem base. Você precisa diferenciá-las e aprender com a experiência.

3- Você não é o dono do blog
Você não pode impor condições ao blogueiro para que ele faça a resenha ou uma divulgação da sua obra. Não pode impedir que o blogueiro se expresse porque isso ou aquilo pode prejudicar a imagem do seu livro. Não tem que dizer quando uma resenha deverá ser publicada ou não, se você se dispôs a enviar o seu livro (físico ou digital) para um blogueiro ler, você está disposto a ver uma opinião sincera, ela te agradando ou não. Então, não peça para que uma resenha negativa não seja postada ou para que vá ao ar em tal data e não quando o blogueiro quiser, o blog é dele, ele escolhe o dia da postagem.

Não diga ao blogueiro que ele só vai ganhar o livro se fizer uma postagem de primeiras impressões antes ou se passar uma semana inteira fazendo postagens exclusivas sobre o seu trabalho. Para que um blog funcione bem é preciso que o blogueiro se organize e você não pode chegar dizendo o que quer que ele faça, além de atrapalhar na organização é chato demais.

4- Cumpra com a sua palavra
Se você ficou de enviar livro e mimos para sorteio, envie. Se você fez um book tour do seu livro e no final ele seria sorteado, sorteie E ENVIE para o vencedor (conheço uma autora que está há dois anos enrolando para enviar o livro para uma blogueira). Qualquer coisa que você diga que vai fazer em relação à parceria, faça.
A minha intenção com essa postagem não é gerar nenhuma confusão, eu só precisava desabafar. Como eu falei, passei por algumas dessas situações recentemente e os autores não faziam ideia de que estavam passando dos limites e se acharam no direito de dizer como eu deveria agir em relação à resenha (isso inclui pedidos de não postar a resenha negativa, pedidos para retirar trechos da resenha e várias explicações sobre o porquê eu estava errada ao falar sobre os pontos que me desagradaram).

Eu não gosto de fazer resenha negativa, mas sou transparente com os leitores do blog e digo a minha opinião sincera. Em nenhuma das resenhas negativas que eu fiz, eu faltei com o respeito ou ofendi o autor ou a editora. Eu sempre falo sobre a trama e no final eu digo o que, de fato, me incomodou. Mas cada leitor vai interpretá-lo de uma maneira diferente, uns vão gostar e outros não.

Enfim, o texto foi bem grandinho, eu sei, mas acredito que falei sobre assuntos que podem impedir muita dor de cabeça entre autores e blogueiros. Também tem o lado de "o que o blogueiro não deve fazer quando fechar parceria com um autor", mas isso é assunto para outra postagem.

20 comentários:

  1. Eita Bea, melhor post de dicas.
    Porque se os autores analisassem direito os blogs parceiros e soubessem lidar com criticas negativas nossos problemas estariam quase resolvidos.
    eu mesma não tenho paciência, hj não faço mais parceria por medo de treta por resenha negativa.
    KKKKK

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, tudo bem?
    Amei seu post, algumas dessas coisas acontecem e muito rs ..

    ResponderExcluir
  3. Achei as suas dicas extremamente sensatas e já quero mandar o link do seu post para vários autores que cometem algumas bizarrices como por exemplo, pedir para que a resenha seja refeita, caso o livro não tenha sido elogiado.
    Adorei Bia!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, especialmente porque o autor tem que entender que nós, blogueiros literários, temos nossos blogs para compartilhar opiniões sinceras, não para fazer propaganda dos livros. Se houver algo que não nos agradou na leitura, é nosso dever com o leitor do blog explicar esses pontos. Claro, sempre com respeito ao trabalho do escritor, afinal de contas, não somos os donos da verdade também.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Respeito é fundamental. Além do autor, sou blogueiro literário há anos. Então, consigo ver os dois lados. É preciso ser sensato, especialmente quando o escritor que vai atrás do blogueiro para parceria.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Confesso que faço poucas parcerias com autores, por ficar insegura de como será a reação quando ler a resenha. Já vi tantos barracos que fico desanimada, e sei que não posso fazer isso com todos os autores.
    Adorei essa sua postagem!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei as suas postagens. Hoje em dia há muita confusão entre blogueiros e autores e sempre saímos como os maus da história. Mas tem muito autor que não sabe como se portar e essa postagem é tudo que eles precisam ver e entender.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Que babado, hein, acho tudo isso muito chato. Sou autora, sou blogueira e em ambos os casos tenho minhas limitações, se não gosta, não faz parceria comigo, se eu não gosto, não faço a parceria, simples assim. Por isso, recentemente, cancelei parceria com mais de dez editoras, os títulos não eram tanto de meu agrado, então, não tinha como continuar.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!!

    Achei muito bacana a postagem e acho que isso tinha que ser leitura obrigatória para alguns autores. Acho que essa postagem é muito boa e importante!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas.
    Eu não faço mais parcerias.
    Não gosto de ter a obrigação de ler livros. Gosto de ler no meu tempo e os livros que eu quero.
    E principalmente, ter a minha opinião expressa na resenha sem ser falsa.
    Parabéns pelo Post!
    Sábias palavras!!
    beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Heeeeey!

    Que post bacana.
    Fiz apenas uma parceria até o momento, não gosto de obrigações de leitura.
    Acredito que temos momentos para cada tipo de livro, a nossa opinião do livro vale muito não dá só pra elogiar né? Alguns autores não entendem.
    Parabéns pelas dicas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oieee, muito bom seu post, muitas vezes deixamos de fazer divulgação de alguns escritores por medo de ter que falar algo negativo e acabar ficando numa situação ruim com eles, ou muitas vezes como já vir ser xingados, chamados de mercenários de livros etc, somos além de tudo apaixonados pela leitura, que compartilhamos nossas paixões com nossos leitores e precisamos ser sinceros em nossas opiniões!

    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela postagem, Bia.
    Sou blogueira há oito anos e durante todo esse tempo já vi tanta confusão com autores nacionais que hoje em dia não faço mais nenhuma parceria para não ter dor de cabeça. Se eu recebo uma proposta e me interesso pelo livro, prefiro comprar um exemplar e pronto. E olha que mesmo assim tem autor que acha que a função do blogueiro é puxar o saco da literatura nacional! Rs...
    Vou salvar o seu link e mandar em resposta para alguns autores que me mandam emails! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  14. MELHOR POST BIA!
    Tenho um autora que me deu calote de booktour, tenho autora que diz que enviou o livro e nunca chegou aqui, aqueles que acham que não entendi o livro, é casa coisa que pelamor hahahha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Heiii, tudo bem?
    Muito bom expôr isso!
    Sempre reclamam que os blogueiros sao isso, que nao cumprem aquilo.
    E nessas tretas, sempre o autor acha que é o dono da razão e sempre a vitima.
    Acho que os dois lados tem direitos e deveres numa parceria e o que é preciso é respeito ao que foi acordado.
    Muito bom o post.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Muito bacana a sua postagem. Só quem tem parceria com autores sabe como pode se tornar algo complicado e massante. Adorei!

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?! Achei essa postagem extremamente necessária. Esclarecer é sempre bom, não é mesmo?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Post de utilidade pública, este!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Que post maravilhoso e de grande valia

    ótimas dicas, lindo blog

    Moda Fitness
    Saúde e Fitiness

    ResponderExcluir
  20. Oi Beatriz!
    Achei muito importante seu post, porque também tive um blog literário e passei por várias situações, como você. Você citou vários pontos importantes, pois o autor também deve respeitar o trabalho do blogueiro, como é respeitado. Também realizei um sorteio em parceria em que a autora simplesmente sumiu, porém resolvi a situação enviando um livro meu mesmo. Tive sorte de a ganhadora ter sido compreensiva. Adorei seu blog ♡

    ResponderExcluir