Como trocar livros pelo Skoob Plus?

12 de abril de 2017

Olá, pessoal!
Hoje vamos conversar sobre o Skoob e como essa rede social facilita a troca de livros entre os usuários. Há algum tempo eu migrei para o perfil Plus e percebi que quando o assunto é troca de livros essa é a melhor maneira. Vamos lá?! Continuem lendo e vejam mais.


O que é Skoob?
É a maior rede social do Brasil para leitores. O Skoob funciona como uma biblioteca virtual e nela você pode ter a sua estante. Como assim? Você se cadastra no Skoob e pode adicionar à sua estante os livros que você já leu, os que deseja ler, fazer uma meta de leituras, interagir com outros leitores, cadastrar resenhas e vídeos, marcar os seus favoritos... são muitas possibilidades. 

Uma das opções que o Skoob oferece e a troca de livros entre os usuários, mas tudo de maneira confiável e com a maior facilidade. Antes do Plus, os skoobers (usuários do Skoob) trocavam os livros através de mensagens, mas esse meio era mais demorado e um usuário precisava se interessar pelo livro do outro, além de nenhum dos dois lados ter a garantia de que o outro, de fato, enviaria o livro e as condições em que ele se encontrava. Mas isso mudou com o Skoob Plus.
Como funciona o Skoob Plus?
O sistema de trocas evoluiu e o Skoob disponibilizou para os seus usuários um perfil em que as trocas podem ser feitas de uma maneira muito mais confiável, rápida e fácil. Ao invés de trocar livro por livro e ficar na expectativa de um usuário se interessar pelo livro do outro, agora as trocas são feitas por crédito. 

O usuário disponibiliza um livro para troca e pode pedir até 2 créditos por ele, quando alguém solicitar uma troca e o livro for entregue, esse usuário receberá os créditos e poderá utilizá-los para trocar pelos livros de sua escolha. 
Disponibilizando os livros para troca
Para disponibilizar um livro para troca é simples. Basta ir até a estante, passar o mouse por cima do livro que deseja colocar para troca e clicar em editar. 
Na janela em que edita o livro para a troca é possível cadastrar uma foto dele, descrever brevemente o estado em que ele se encontra e escolher se quer 1 ou 2 créditos pelo livro. 
Como responder a uma solicitação de troca?
Quando um usuário solicitar um livro vai aparecer uma notificação informando a solicitação, depois é só ir na aba do Plus e escolher se aceita ou recusa a solicitação.
  • O usuário que recebe a solicitação tem até 2 dias para aceitar ou recusar a troca;
  • Se aceitar a troca, o usuário tem até 5 dias para o envio do livro;
  • Ao aceitar, vai aparecer o endereço para o envio;
  • Após o livro enviado, o usuário precisa informar o código do rastreamento;
  • Os créditos serão descontados do usuários solicitante no momento da solicitação;
  • O usuário que aceitou a solicitação receberá os créditos assim que o solicitante confirmar o recebimento do livro.
Como fazer uma solicitação de troca?
Para fazer a solicitação é preciso acessar a página de trocas, clicando na aba Plus do perfil. A pesquisa pelo livro desejado é feita lá e ao encontrá-lo é possível verificar os usuários que o disponibilizaram para troca, conferir a reputação de cada um e avaliar se tem foto ou descrição do livro. Depois que escolher o melhor perfil é só clicar em solicitar e esperar a resposta. Se o usuário não responder em até 3 dias, uma nova solicitação poderá ser feita. 
Eu migrei para o Plus há pouco tempo mas a minha experiência tem sido muito boa e resolvi compartilhar com vocês, antes de migrar eu tinha muitas dúvidas e não sabia como poderia fazer as trocas e nem como funcionava o sistema de créditos. Uma amiga (a Angélica, do blog A.libri) me ajudou bastante e tirou todas as minhas dúvidas.

Assim como eu tive várias dúvidas, acredito que muita gente possa ter também e achei bacana fazer essa postagem para tentar explicar como funcionam as trocar pelo Skoob Plus. Espero ter ajudado!

Até o momento eu tive 7 solicitações (entre enviadas e recebidas) e todas foram super tranquilas. Ah! uma coisa importante, é bom avaliar a reputação do usuário antes de aceitar ou de fazer uma solicitação de troca.

11 comentários:

  1. Eu quis solicitar um livro, porém eu não troquei nenhum ainda. Acho que preciso do "crédito" para realizar a troca, né? :(

    Beijos,
    * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  2. Uauu...que dica maravilhosa. Eu uso o skoob e nunca coloquei nada para troca.
    Obrigada pela ótima dica.
    Beijo.
    Cássia Pires

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    Eu achei o post bem interessante porque, confesso, estava bem perdida sobre como seria para realizar a troca no skoob, já deixei até esse link salvo nos favoritos caso eu venha tentar trocar novamente.
    Obrigada pela dica.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. apesar de ser Plus nunca fiz alguma troca dessa forma,e até que dei sorte nas trocas livro x livro que fiz no site, porque não levei cano em nenhuma... Acho bem útil uma postagem como essa, pra gente poder tirar as duvidas com relação ao plus...

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,
    Eu adorooo o skoob, e a pouco tempo atualizei minha estante por lá.
    Essa ideia de troca de livros foi um show... eu adoro!
    Adorei seu post, bem instrutivo!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oi, baixei o aplicativo só para controlar minhas leituras e a estante rs ... é legal saber sobre esse sistema de troca.
    Ficou bacana seu post!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Legal esse post tutorial.
    Faz tempo que não uso direito o skoob, já fiz trocas muito boas por lá.

    ResponderExcluir
  8. Não sabia disso, e realmente achei mais confiável, nunca troquei livros no skoob por considerar pouco confiável.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Beatriz!
    Ótimo post! Skoob é essencial pra eu poder organizar minhas leituras e futuras leituras. Tenho o perfil plus, mas utilizei somente uma vez. Enviei meu livro com sucesso, porém a pessoa me deu um chapéu e fiquei receosa de arriscar novamente, mas pretendo tentar uma outra hora, pois sei que o que aconteceu comigo foi falta de sorte, e não regra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu amo o skoob e já fiz várias trocas por lá. Acho o máximo. Este post é super necessário, pois vejo que muitas pessoas tem duvidas de como fazer trocas. Arrasou! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu ouço falar tanto no skoob, mas nunca sei ao certo como usa-lo e para quê então foi bom saber um pouco mais. Beijos.
    www.v3rsosdaalma.blogspot.com

    ResponderExcluir