[Resenha] Colégio Interno

5 de novembro de 2016

Título: Colégio Interno
Autora: Márcia Carolina
Editora: Autografia
Páginas: 270
Ano: 2016
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


No último ano do ensino médio, Camila foi enviada para um colégio interno, onde conhecerá novas pessoas e novas sensações. Ela enfrentará uma nova jornada e aprenderá o valor das verdadeiras amizades, assim como o do amor. Continue lendo e veja mais sobre a história.
Camila Bastos é uma jovem problemática, com uma personalidade extremamente forte ela é difícil de lidar e compreender. Seus pais já não sabiam mais o que fazer e na última esperança de alguma melhora, resolveram mandá-la para um colégio interno. Ela não ficou nada satisfeita com a notícia mas não podia fazer nada, ela iria e pronto, eles já haviam decidido. Mas o que ela ainda não sabia, é que mudar para esse colégio seria uma das melhores coisas que aconteceriam em sua vida.

Sem conhecer ninguém no novo colégio, Camila chega com um pouco de desconforto mas aos poucos vai se habituando ao ritmo do lugar e a primeira pessoa que ela conhece é Larissa, sua colega de quarto. Larissa é uma jovem dramática e intensa com seus sentimentos, deixa claro suas emoções e é bem querida pelos seus colegas. Mas o único que não percebe sou modo diferente de agir com ele é o Felipe Freitas, são amigos desde o primeiro ano e ele a trata com um enorme carinho. Mas carinho não é só o que ela espera dele.
Felipe é um garoto muito bonito, atencioso, amigo fiel, dedicado... não faltam elogios para ele. Felipe, Larissa e Gabriel estão sempre juntos, são amigos inseparáveis (hum, será?) e aprenderam a conviver dentro do internato. Quando Camila chega, acaba bagunçando um pouco com a amizade entre eles e com mais algumas coisas no colégio, afinal, ela gosta de se meter em confusões e até causar algumas.

Assim que Felipe vê a Camila, já fica interessado nela e ela não dá a menor confiança. Só que tem uma garota correndo atrás dele e para ajudá-lo a afastar a menina, Camila finge ser sua namorada. Só que esse fingimento tem um fundo de verdade, Felipe quer mesmo ficar com a Camila mas ela já tinha percebido que a Larissa gostava dele, então não deixa o namoro se firmar de verdade, vão levando na mentira e ela avisa para a amiga que é só para afastar a garota grudenta.
Nesse mesmo período, Camila conhece o Lucas, ele e seu amigo Thomas, são meio que rivais do Felipe. Camila e Lucas começam a ficar muito próximos e um clima vai nascendo entre eles, o que deixa Larissa muito empolgada, já que ela fica na expectativa de que eles namorem para Felipe não ficar correndo atrás da Camila e ela ter alguma chance com ele. Mas as coisas vão ficando cada vez mais complicadas e... Bem, não dá para falar mais sobre a história! Para saber o que acontece, só lendo o livro.
Minha impressão
Colégio Interno é uma leitura leve, com personagens bem construídos e um enredo cativante. É um romance juvenil bem rápido de ler, os capítulos são narrados por todos os personagens, alternando entre eles, em primeira pessoa e isso nos possibilita entender a visão de todos. Eu gostei bastante da leitura mas tenho algumas observações, que não são pontos negativos mas eu gostaria de falar sobre. 

A primeira coisa que eu notei e achei estranho, foi o fato dos quartos de meninos e meninas ficarem no mesmo corredor. Não sei como funcionam as regras dos colégios internos atualmente, mas acredito que dormitórios sejam separados. Segundo, a falta de inspetores me deixou intrigada, esses colégios são rigorosos (que eu saiba) e no livro os casais têm muita liberdade, além de poderem frequentar o quarto do outro, algumas vezes podem dormir juntos também, até pode ser escondido, mas se os quartos não fossem de frente um para o outro não daria para fazer isso, não com facilidade. Para finalizar as observações, o final do livro apesar de ter sido muito fofo, eu achei um pouco de irresponsabilidade do casal em questão, eles deram um grande passo e não havia necessidade para isso, sem falar que eles não trabalham e dependeram da ajuda dos pais. Eu entendi que o amor entre eles era muito grande e (na opinião deles) foi a melhor solução para o "problema" que tinham, se outros caminhos fossem tomados o casal poderia ser prejudicado, mas... tem sempre um mas.

Fora essas observações, a trama é uma delícia de ler, tem uma pegada jovem, a linguagem é muito atual e os personagens são bem maduros para as idades. Achei interessante a maneira como a história vai se desenvolvendo e mudando, a Camila vai se adaptando na medida que situações vão surgindo. Achei legal também, ver a desconstrução de um "vilão" e a construção de outro. Olha, tem um momento que a Camila sofre, coitadinha, senti tanto por ela. Ah! Tenho que dizer que fiquei com vontade de ler um livro só da Larissa, no final da leitura deu a sensação de que ela ainda tem algumas coisas para contar, não digo falar sobre a sua versão da história, mas o que teria acontecido com ela depois do ensino médio.

Enfim, é uma leitura indicada e que dá para ler rapidinho, pois além dos capítulos serem curtos a história é envolvente.

Minha nota para o livro

15 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem a editora, achei interessante que todos dão sua visão na história, gosto dos pontos de vista de todos. Acho muito interessante, mas não sei se leria por agora. Mas parabéns pela resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como não sabia da existência desse livro antes? Por Zeus! Adoro livros nessa pegada mais adolescente, pois são mais levinhos e rendem bons momentos. Já anotei a dica e espero ler em breve. Adorei a capa e achei que o título super combinou com a história hahha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que bom que mesmo com esses poréns, a leitura foi bem fofa para você, mas eu acho que também me incomodaria bastante com eles, e juntando com minha falta de paciência com romances adolescentes já vi que o livro não é para mim, então irei passar a dica de hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, já vi a capa do liro desfilando no skoob.
    Algumas vezes aliás.
    E acho que o enrendo dele é bem gracinha e o livro parece-me bom.
    Uma coisa sobre o que achou estranho, tem colégio interno que é assim mesmo, quartos são no mesmo corredor, mas até onde sei tem guardas e tal, se ver pelo óbvio não deveria ser assim.
    Beijinhos, Helana ♥♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. já tinha ouvido falarem bem do livro no Wattpad, já que lá o público jovem é a maioria. e assim que li a sinopse gostei do enredo, mas não tive a oportunidade de ler ainda. Gosto de protagonistas como Camila, fortes e confusas, tudo ao mesmo tempo! vou com certeza começar minha leitura dessa obra, adoro romance jovem!

    beijos, isa
    http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nossa, adorei a premissa do livro!
    Não conhecia, mas já está na minha lista. Adorei a resenha, e fiquei mega curiosa para saber mais.
    Um beijo.

    http://apenasumaamanteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi,linda!
    Quanto às regras dos internatos... Também estranhei meninis e meninas no mesmo andar... rs
    Bom, quanto à história em si, não fiquei tão curiosa... quem sabe em um outro momento.
    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Beatriz!

    Também não conhecia o livro nem a editora, mas os dois aparentam ser ótimos! Gosto de livros com um romancinho adolescente, acho que combina comigo. Vou adicionar à minha lista! Obrigada pela dica maravilhosa!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Beatriz. Vi a foto desse livro em um instagram, e apesar da capa ser feinha, eu pensei que iria gostar da história. Mas acabei me enganando.
    Pela sua resenha deu pra perceber que o livro tem muitas falhas e faltou algumas regrinhas. Apesar de gostar bastante de livros que se passam em internatos, tenho certeza que esse não me agradaria.

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei pelo livro. Também achei estranho o fato dos dormitórios femininos e masculinos serem tão próximos, sempre tive em mente uma distância entre eles, como você. Outra coisa que me incomodou é achar que colocar a garota em um colégio interno, longe do convívio melhoraria as coisas. Enfim, por hora, passo a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sua resenha ficou ótima, flor. Mas não é o tipo de leitura que eu curto. Fiquei com a impressão que o livro tem alguns buracos quando você falou sobre o internato.

    www.umdejulho.com

    ResponderExcluir
  12. OI Bea, tudo bem? Não conhecia a autora nem o livro. Achei sua resenha linda, masessa obra não me atraiu. Vou deixar a fica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu vi a autora divulgando o lançamento desse livro. Sigo o canal dela e pelo jeito ela é super simpática com seus leitores. Mas a sinopse do livro não me convenceu e agora sei que tem os furos que eu imaginava. Acredito sim que seja bem fofo, mas não vou arriscar por enquanto.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não tenho paciência hoje para leitura de romances adolescentes. O que me intriga um pouco é essa personalidade dela. Porque de fato, ela amadurece né? Gostei da capa, e da sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Beatriz fiquei aqui pensando o que foi que o casal fez no final...
    Se não tivesse lido a sua resenha e sim somente conferido a capa nunca imaginário que esse livro é uma leitura jovem e leve, pois a capa parece tão séria. O.O
    A história parece ser muito boa, sei que seria um livro que iria me agradar bastante! <3 Espero ler ele uma hora!!!!
    Ah e tenho que dizer que concordo com os pontos que você apontou...

    ResponderExcluir