[Resenha] Belgravia

7 de setembro de 2016

Título: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Ano: 2016
Skoob: Adicione
*Cortesia da editora


Um romance histórico intrigante, cheio de segredos e revelações entre duas famílias. Com grandes fatos históricos descritos em suas páginas, Belgravia fascina o leitor através de uma trama envolvente e viciante. Continue lendo para saber mais.

A jovem Sophia Trenchard fica radiante de felicidade quando recebe o convite para o baile da duquesa de Richmond. Um baile em que somente as grandes personalidades estariam presentes. A família dela não era integrante da alta sociedade, pelo contrário, era filha de um comerciante ambicioso (James Trenchard) que havia se tornado o principal fornecedor de suprimentos do duque. Se não fosse pelo seu envolvimento com o Lorde Bellasis (sobrinho da duquesa), jamais teriam sido convidados.

A mãe de Sophia (Anne Trenchard) estava preocupada com essa proximidade dos dois, tinha receio de que a filha fosse iludida por um casamento que jamais aconteceria, pois a posição social de Edmund Bellasis, o próximo duque, não lhe permitiria casar com a filha de um comerciante. Mas Sophia acreditava fielmente no amor que havia entre eles e, nem por um momento, duvidou das palavras de seu amado.
Na grande noite do baile, todos estranharam a presença da família Trenchard mas ninguém contestou as intenções da duquesa ao convidá-los. Seu sobrinho havia pedido o convite para a família e ela concedeu, mas quando percebeu que era a família do comerciante, não ficou satisfeita com o sobrinho mas já era tarde e não queria um escândalo. A noite seguia conforme o planejado, até que uma notícia ruim chegou, mudando o destino de todos os convidados.

Napoleão havia surpreendido a todos com a sua aproximação repentina, todos os soldados precisaram sair às pressas do baile para entrarem em batalha. Quando Sophia viu que Edmund seguiria com eles ficou desolada, mas sua mãe percebeu algo muito estranho no comportamento da filha, algo que ela não saberia dizer o que era mas, com certeza, era muito além do que a filha havia dito até o momento.
Após esse episódio, começa a segunda parte da história. Mais de vinte anos se passaram e a terrível noite daquele baile nunca foi esquecida, ficaria marcada para sempre. No confronto, muitos homens morreram, alguns deles estiveram no baile minutos antes e foram encontrados com as roupas da festa.

Agora o ano é 1841, as famílias de Sophia e Edmund não haviam se encontrado desde o triste acontecimento. Muitos segredos foram escondidos, mágoas foram guardadas e um sofrimento sem fim para ambas as famílias era vivido por décadas. Os tempos são outros, mas o inevitável momento das revelações estava se aproximando e as duas famílias não poderiam continuar indiferentes. Reviravoltas estavam por vir e tudo o que achavam saber poderia mudar a qualquer instante.
Minha impressão
Eu preciso dizer que esse livro já é uma das melhores leituras que realizei esse ano e, sem dúvidas, um dos melhores romances históricos que eu já tive o prazer de ler. A escrita do autor é tão envolvente que é impossível não se sentir parte da história ao ler. A trama é muito bem ambientada e desenvolvida, cheia de detalhes e com fatos históricos que deixam um ar de realidade incrível na leitura e nos proporcionam uma agradável viagem para uma época em que tudo era diferente, onde novos costumes estavam surgindo, novas tendências apareciam constantemente e as regras da sociedade eram seguidas à risca. 

Todos os personagens dessa fascinante história desenvolvem papéis importantes, desde os criados até os protagonistas. Nada acontece por acaso, cada detalhe mencionado vai ter um significado futuramente e a maneira como o autor conduziu a obra só nos deixa ainda mais instigados para ver o que acontecerá no final. Os mistérios vão se revelando e quando achamos que tudo já havia sido revelado, acontecem mais revelações e toda a situação muda. 

Essa edição está belíssima, impecável e charmosa. A obra é um deleite para leitores que estão em busca de um enredo com qualidade. Um romance como há muito tempo eu não lia e não poderia estar mais satisfeita por ter tido a felicidade de ler. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário