Seres Mágicos & Histórias Sombrias | O que achei da leitura

27 de abril de 2024

Seres Mágios & Histórias Sombrias é uma antologia de contos de horror e fantasia dark organizada por Neil Gaiman e Al Sarrantonio. Eu tive uma boa experiência com a maioria dos contos, as histórias causam repulsa, estranheza, trazem desconforto e cumprem bem o papel proposto. Outras, no entanto eu não gostei tanto. Mas é normal isso acontecer em uma antologia, nem todos os contos vão agradar e tudo bem.

Eu tive dificuldade no começo para acostumar com o modo como o livro foi traduzido, o tanto de “ele disse” aqui e “ela disse” acolá me incomodaram e me fizeram quebrar totalmente a linha de pensamento enquanto lia, chegou a ficar cansativo. Além do mais, muitos erros (acredito que de digitação) atrapalharam, eu precisava ficar voltando repetidamente a leitura das frases para entender o que estava querendo ser dito.

Tirando essas duas questões, eu gostei do livro. O conto que mais se destacou para mim foi o da Jodi Picoult que remexeu com as minhas entranhas e destroçou meu coração. Pesos e Medidas fala sobre uma família destruída pela perda da filha, acompanhamos o pai e a mãe tentando sobreviver com toda aquela dor. Eles reagem de formas diferentes à situação, o conto tem uma carga dramática extremamente pesada, é intenso e doloroso.

Pegar e Soltar, de Lawrence Block, mostra um pescador de mulheres e faz com elas o que tiver vontade. Em sua mente perturbada, adotou uma nova filosofia, a que leva o título do conto, pegar as jovens e soltá-las, mostrar a elas que não devem morder qualquer isca à sua frente ou podem acabar virando comida de tubarão. Porém, segundo ele, um homem precisa fazer uma refeição decente de vez em quando.

Outro conto que foi uma leitura marcante é Indisposta, de Carolyn Parkhurst. Aqui temos a inveja em seu estado mais avançado e fazendo com que uma irmã frustrada queira tomar tudo da outra mais nova para si, perdendo a noção da ética e moralidade, deixando de lado o suposto amor que sente pela irmã, a mulher amargurada se ressente porque foi rejeitada por um homem que teve a infelicidade de escolher a sua irmã. O final deste conto é surpreendente... e maquiavélico.

Os demais não se destacaram tanto para mim, mas, como mencionei no começo, a maioria foi uma boa experiência e gostei de ler a antologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário