[Resenha] Era uma vez um mistério no tempo

19 de dezembro de 2023

 

Título: Era uma vez um mistério no tempo (livro #1)
Autor: Matheus Jucinsky
Editora: Planeta
Páginas: 396
Ano: 2023
*Cortesia da editora
Sinopse: E se você pudesse viajar no tempo?
Quando Eloy Petersen se muda para a casa de sua avó, o garoto encontra, em um porão empoeirado, a antiga televisão do seu avô. Após acontecimentos misteriosos envolvendo sua família, Eloy descobre que a TV tem poderes extraordinários: ela o transporta para dentro dos seus filmes favoritos.
Porém, logo o menino percebe que essa não é a única função da televisão... ELA TAMBÉM PODE FAZÊLO VIAJAR NO TEMPO.
Eloy aproveita essa habilidade para voltar no tempo e alterar centenas de clássicos do cinema. No entanto, tudo começa a ficar perigoso quando sua realidade é modificada e ele passa a sofrer suas consequências da viagem temporal.
O jovem então vai, aos poucos, descobrindo segredos que sua família esconde sobre o passado, fazendo-o ter que desvendar um mistério no tempo.
Resenha

Eloy é um adolescente que ama filmes antigos e detesta os clichês e tramas sem reviravoltas, um jovem que leva uma vida normal com os pais e as duas irmãs. E tudo começa a mudar quando a família precisa ir para outra cidade por causa do emprego do pai, eles não podem gastar com aluguel, então vão morar com a avó dele.  Mas é aí que está o maior problema, pelo menos até aquele momento, Eloy não conheceu os avós, a mãe fala muito pouco da família dela.

Eloy havia acabado de terminar um relacionamento, então já não estava em um clima muito bom, mas a mudança o deixou ainda pior, além de precisar se adaptar a um novo lugar, nova escola, novos amigos, ele ainda teria que dormir num porão empoeirado e cheio de cacarecos do avô que ele nem mesmo conheceu. E chegando lá na casa a família tem a primeira surpresa das muitas que viriam, aconteceu um crime!

Para não estragar a surpresa, não direi qual foi o crime, é um que abala a todos e que tem muita coisa envolvida que será revelada aos poucos. Ao começar a arrumar seu quarto/porão, Eloy encontra uma televisão daquelas bem antigas que ainda pegam VHS, ele encontra uns filmes antigos também e sua empolgação é enorme, mas o que acontece depois disso o deixa totalmente apavorado. Ele é transportado para dentro do cenário do filme.

Primeiro ele não entende o que aconteceu, depois percebe que saiu num cantinho da gravação e comprova que esteve mesmo dentro do filme, não foi coisa da sua cabeça. Passado o susto inicial, Eloy acha isso muito maneiro e resolve ir testando até onde pode ir, o que pode ou não fazer. Na cidade nova ele encontra um antigo amigo de escola, alguém em que ele confia, o Miqueias é apaixonado por filmes tanto quanto ele. Os dois vão ter altas aventuras entrando nos filmes e alterando algumas coisas que acreditam que poderiam ficar melhores. O que Eloy não tinha percebido ainda é que qualquer mudança no passado pode trazer consequências terríveis para o tempo presente ou o futuro.
E entre uma aventura e outra, Eloy conhece Catarina, uma menina simpática e muito bonita que parece gostar bastante dele, mesmo não querendo se envolver em um novo namoro, Eloy gosta da companhia dela. E Catarina é uma das principais peças para o que vai acontecer a seguir, está tudo interligado! De repente, ele se vê envolvido em uma teia de segredos que jamais pensou ser capaz de existir, o passado da família de sua mãe é um verdadeiro caos e talvez ele tenha feito uma grande burrada ao começar a viajar no tempo.
Minha impressão
Histórias com viagem no tempo sempre me deixam curiosa, então quando eu vi “Era uma vez um mistério no tempo” eu fiquei na maior ansiedade para ler, a premissa é tão interessante! E minhas expectativas foram superadas, viu?! É um livro juvenil (+14) cheio de ação e mistérios, que nos envolve desde o começo e traz uma história muito fascinante.

Quando a família de Eloy precisa se mudar, ele acaba tendo que ficar com o porão cheio de coisas velhas do avô que ele nunca conheceu. É quando ele encontra uma TV antiga que tem a capacidade de transportá-lo para dentro de filmes e fazê-lo viajar no tempo. Qual adolescente não acharia isso incrivelmente legal? Com Eloy não foi diferente, ele e seu amigo Miqueiais começam a fazer várias viagens, mas ao fazerem alterações nos filmes eles acabam mexendo com a linha do tempo e as consequências são desastrosas.

A família da mãe de Eloy é cheia de segredos que ele vai descobrindo pouco a pouco, e mais, ele está no meio desses segredos sem ter a menor ideia de como se enfiou nessa l0ucur4 toda! Eloy agora precisa dar um jeito de consertar as coisas, só que é tudo tão, a história começa com um s3questr0 quando ele ainda nem era nascido e termina com um ass4ss1nat0 nos dias atuais.

Eu fiquei tão empolgada com esse livro, fazia tempos que não lia um juvenil assim tão instigante. E uma das coisas que eu mais gostei foi de não saber qual personagem é confiável, duas pessoas importantes para ele estão em lados opostos e ele fica todo indeciso sobre em quem pode confiar ou não. Uma delas quer destruir a TV e parar as viagens no tempo, a outra quer que ele volte para um momento específico e faça algo que ela diz ser importante.

É uma leitura viciante e que me prendeu, meu filho está lendo e amando também (ele tem quase 11 anos) e vem me contar as teorias dele.

A edição mistura quadrinhos com textos e isso deixa tudo ainda mais gostoso! Ah, vai ter uma segunda parte e estou ansiosa para isso. 

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário