[Resenha] Royal City

18 de dezembro de 2020

 

Título: Royal City
Autor: Jeff Lemire
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
Ano: 2020
*Cortesia da editora
Sinopse: Em um de seus trabalhos mais pessoais e ambiciosos, o criador da aclamada série Black Hammer conta a história de uma família desestruturada e dos fantasmas que a assombram.
Um dos maiores nomes da nova geração de quadrinistas, o premiado Jeff Lemire conquistou um lugar de destaque com trabalhos para Marvel, DC, Dark Horse, entre outras. Seu estilo vai do pop ao cult, e suas obras tratam com sensibilidade e irreverência de temas como solidão, família, morte, amor e amizade. Escrita e ilustrada pelo autor, a série Royal City narra o drama de uma família disfuncional e o cotidiano de uma cidade em decadência.
Há algo diferente em Royal City, uma estranheza que parece envolver tudo e todos. É nessa cidade outrora próspera que mora a família Pike, dilacerada desde a misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes. Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma, seja como o menininho ingênuo, o homem casto, o adolescente revoltado ou o beberrão inconsequente.
Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Ele logo se vê mergulhado nos segredos e problemas da família, e seu encontro com Tommy pode ter consequências devastadoras.
Com toques de realismo fantástico e mistério, Royal City: Segredos em família reúne os cinco primeiros fascículos de uma saga urbana sobre uma família em colapso e sobre os traumas e as memórias que o passado não conseguiu enterrar.

Resenha
“Os fantasmas de quem éramos estão sempre assombrando quem somos hoje, e no centro disso tudo está 1993”
A família Pike sofreu uma grande tragédia no ano de 1993, Tommy, o caçula, morreu de uma maneira misteriosa e nenhum dos membros jamais superou a perda dela. Cada um dos Pike ainda é assombrado pelo fantasma de Tommy que se manifesta de maneira diferente, ora um menino ingênuo ora um homem em decadência... mas a forma como ele aparece para os familiares diz muito mais sobre eles do que do próprio Tommy.

Royal City é uma cidade industrial que está à beira da falência, estima-se que em poucos anos não haverá muita coisa por ali já que as pessoas saem da cidade em busca de uma vida melhor na cidade grande. A fábrica de Royal City manteve-se funcionando mesmo quando aparenta estar em crise, mas agora surgiu uma oportunidade de transformar a fábrica em um resort e essa iniciativa está gerando um caos porque os funcionários atuais perderiam os seus empregos. Tara Pike, consultora, acredita veementemente que o resort trará mais lucros para a cidade e está disposta a fazer qualquer coisa para que seus planos se concretizem, inclusive brigar com o marido.
Richard Pike é um homem sem responsabilidades e que está muito encrencado, ele é alcoólatra e dessa vez se meteu em uma grande confusão da qual não tem ideia de como conseguirá sair. Acabou devendo uma grande quantia em dinheiro para pessoas bem perigosas e não tem esse valor para pagar, sua vida corre perigo e ela precisa dar um jeito. Ele trabalha na fábrica de Royal City, onde seu cunhado é encarregado pelas contratações e vem quebrando seu galho há algum tempo, mas ele sabe que seu emprego também está na berlinda. Richie não se dá bem com a família e afasta todos que tentam chegar perto dele.

Patrick Pike é um escritor que foi embora da cidade e se casou com uma atriz famosa do cinema, mas a vida dele não é como ele esperava e seu casamento não vai nada bem. Além do mais, Patrick está com um prazo apertado para entregar seu novo livro, no entanto, ainda não tem nada e seu editor está pressionando porque todos os prazos dados a Patrick já venceram e ele já recebeu um bom adiantamento pela obra, então Patrick precisa entregar algo o mais rápido possível. Acontece que Patrick está com um bloqueio enorme e não consegue escrever nada, ainda mais na situação que a família está passando.
O pai teve um derrame e está inconsciente no hospital, esse triste episódio acaba reunindo a família novamente e trazendo à tona segredos que todos estavam escondendo. Peter e Patti já não estavam bem no casamento, mas quando ele sofre o derrame todos se unem na esperança de que o patriarca possa se recuperar, exceto Richie que continua afundado em seus próprios conflitos.

Tommy morreu há décadas, mas cada um de seus familiares continua sendo assolado pelo seu fantasma. Para Tara ele aparece como um irmão caçula que precisava de proteção e cuidados o tempo todo; Para Patti (a mãe) ele é um adolescente rebelde tentando se ajustar às suas regras; Para Richie, Tommy é um fanfarrão feito ele que se joga nas bebidas noite à dentro e topa todas as suas loucuras; Já para Patrick, Tommy é uma incógnita. Algo aconteceu em 1993 e Tommy morreu, a família ficou destruída e desde então não se recuperou.
Minha impressão
Sensacional! Essa HQ de Jeff Lemire é simplesmente incrível, eu ainda não havia tido contato com a escrita dele e agora estou aqui fascinada com a história criada pelo autor. Além, claro, de maravilhada com os traços de seu quadrinho, são imagens fortes que deixam o clima da leitura com um toque um pouco mais mórbido, refletindo exatamente os sentimentos ao longo da leitura. Em Royal City temos uma família destruída após a trágica morte do seu caçula no ano de 1993.

Os Pike são uma família cheia de segredos vêm à tona após o pai sofrer um derrame e os membros precisarem se unir em mais um momento difícil que devem enfrentar juntos. Já se passaram décadas desde a morte de Tommy, mas cada um dos integrantes dessa família continua sendo assolado pelo fantasma dele e cada Pike tem uma versão diferente de Tommy. A maneira como Tommy aparece para essa família diz muito sobre eles, sobre seus desejos escondidos, sobre seus medos e suas angústias.

O autor mantém o mistério no ar sobre o que teria acontecido a Tommy em 1993, temos uma ideia de como ele morreu e de como ele se sentia na época, mas o suspense continua e estou curiosa pelos próximos volumes. Sabemos que Tommy estava deprimido e a impressão que se tem é que ninguém percebia ou, se percebia, não dava a devida atenção a isso. Nem os pais nem os irmãos superaram a morte de Tommy, todos ainda são muito traumatizados.

Esse é apenas o primeiro volume e nos traz muitas informações, nos deixa curiosos para ler mais e entender os mistérios que cercam essa família. Tara, Richie, Patrick, Patti e Peter, todos com seus segredos, todos com suas vidas fora do eixo, mas que mantinham as aparências. É uma leitura bem rápida e ao mesmo tempo intensa! Uma obra que recomendo.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário