[Resenha] Valentino e o Despertar de um Mago

17 de setembro de 2020

 

Título: Valentino e o Despertar de um Mago (Livro #1)
Autor: André Felipe
Editora: Publicação independente 
Páginas: 321
Ano: 2020
Clique aqui para comprar pela Amazon e ajude o blog
*Publieditorial
Sinopse: Escrevo esse bilhete para você, que assim como eu, suspeita que exista algo de inexplicável neste mundo. Meu nome é Valentino e por muito tempo pensei que eu era um garoto normal, vivendo uma vida normal. Mas eu me enganei. Um visitante misterioso me mostrou toda a verdade, escondida atrás da falsa estética mundana. E que verdade é esta? A magia existe! Não acredita? Isso é muito bom para você, que provavelmente seguirá com sua vida normal quando acabar de ler o que eu irei te revelar. Você tem sorte de viver na fantasia contada por seus pais, longe dos perigos da verdade, muitos deles muitíssimo mortais. Mas se você como eu, é capaz de enxergar coisas sobrenaturais que não deveria. Que lá na sua intimidade acredita que a magia existe. Talvez não seja por acaso, talvez você seja um de nós e, neste caso, é só uma questão de tempo para que você também receba uma visita inesperada e sua mente desperte para a realidade. No caso reze, para que o calor da luz te encontre antes das garras da escuridão.
Resenha
“Tempos obscuros nos aguardam, meu jovem iniciado, e devemos nos preparar para o pior. O metamago deve ser protegido, custe o que custar. Ele deve ser iluminado ou a escuridão o acolherá. É a nossa única esperança diante do mal que se libertará. Nossa única esperança frente ao fim dos tempos.” 

Valentino é um jovem de treze anos que vive em um orfanato onde não tem boas condições de vida e sofre constantemente. Ele sempre soube que tinha algo diferente dentro de si, algo que talvez afastasse as pessoas, só que Valentino não sabia por que era assim e tampouco sabia o que – de fato – tinha. Até que ele recebe um convite inesperado que dá sentido a alguns de seus questionamentos. 

Valentino tem um dom que não entende ao certo e nem mesmo sabe que é um dom, acredita que sejam manifestações sobrenaturais, no entanto, não tem um estudo mais aprofundado sobre o assunto. Valentino consegue ouvir e ver coisas sobrenaturais, são aparições que o atormentam desde que ele se conhece por gente. Agora ele terá a oportunidade de fazer descobertas incríveis, de estudar e entender mais sobre si e sobre o dom que tem, vai poder aprender tudo sobre um universo novo que lhe será apresentado e tudo o que precisa fazer é aceitar a proposta e embarcar no mundo da magia. Obviamente, ele aceita e então começa a sua jornada!

Valentino era um adormecido e despertou, agora terá a oportunidade de enxergar a verdade por trás das mentiras contadas pelo mundo afora, tudo o que acreditava mudou da noite para o dia, as suas certezas caíram e ele está começando a aprender coisas novas sobre a magia. Valentino descobre que é um mouro sem-sangue, ou seja, um mago descendente de pais adormecidos. Há um grande preconceito entre os despertos com os sem-sangue, mas Valentino vai mostrar que é poderoso mesmo tendo tido conhecimento desse universo há pouco tempo. Ele tem um dom, mas isso não é tudo, Valentino tem força de vontade, coragem, astúcia e lealdade. 

Também existem muitos perigos e Valentino terá provações ao longo do caminho, forças malignas agem constantemente para destruir tudo. A sociedade das trevas se camufla entre os humanos e os animais para espalhar o caos. No mundo da magia não é diferente e as trevas estão a todo o momento buscando meios de destruir os magos e fazer a escuridão vencer. Um dos monstros mais poderosos é o Papafigo, um ser horrendo e cruel, que mata pessoas e come seus fígados. E Valentino entrou no rastro do Papafigo e precisará lutar bravura e ousadia para se salvar e salvar os seus novos amigos.

Como Valentino é órfão a Secretaria-Geral designou uma madrinha para cuidar do jovem aprendiz, ele contará com a ajuda de Gini, uma gênia. Ela vai ensiná-lo algumas coisas, mas todo o conhecimento necessário para um mago Valentino encontrará na Academia e lá ele vai fazer alguns novos amigos, como Lumi e Mariana. Valentino precisará passar por uma prova de admissão que vai ser extremamente difícil e de alta periculosidade. 

E em meio a tantas descobertas e aventuras, Valentino tem que lidar com as armadilhas das trevas para ele e as investidas de Papafigo, que está cada vez mais perto de alcançar Valentino e aqueles e seus amigos. É preciso derrotar o monstro, mas ninguém jamais conseguiu. Valentino não pode hesitar, tem que seguir seus instintos e agir com o coração, se fraquejar, tudo estará perdido. 

Minha impressão

Valentino e o Despertar de um Mago é uma fantasia juvenil nacional que nos envolve desde as primeiras páginas, acompanhar as descobertas de Valentino e o seu amadurecimento é muito gostoso. Ele é um jovem de apenas treze anos que já sofreu demais, ele vive em um orfanato onde é oprimido pela diretora e tudo o que queria era sair de lá. Valentino consegue ver e ouvir coisas sobrenaturais e sabe que é um jovem diferente, mas não tem ideia do que isso significa. Até que um dia ele é procurado por um mago que lhe dá a oportunidade de não só sair do orfanato, mas também de conhecer mais sobre seu dom. E assim Valentino se torna um aprendiz de mago. 

O universo criado pelo autor é fascinante, além de muitas criaturas magias, também temos referências a jogos de RPG e também a Harry Potter, deixando a leitura ainda mais envolvente. A trama é muito bem desenvolvida e o autor soube como trabalhar as personalidades de cada um dos personagens. Valentino é um personagem que nos dá vontade de ajudar, ele já sofreu tanto na vida e vê-lo enfrentando o vilão papafigo me deixou apreensiva com a segurança dele, a vontade era entrar no livro e tirá-lo de lá. Mas Valentino não está para brincadeira, embora ainda seja um aprendiz de mago ele é poderoso e sabe se defender muito bem. 

É uma leitura voltada para o público juvenil, mas que agrada a todas as idades. A trama tem muita fantasia, obviamente, mas também temos cenas de ação de fazer o coração acelerar e um bom suspense. Amantes do gênero com certeza vão gostar, não se enganem, por mais que seja uma fantasia juvenil a trama traz assuntos importantes e o autor insere temas como política e preconceito. 

Esse é o primeiro volume da Saga da Academia Arcana e fiquei curiosa com o que vem pela frente. Quem ainda não conhecia, recomendo a leitura! 

Minha nota para o livro


2 comentários:

  1. Ai, eu ando precisando de uma fantasia bem leve pra distrair sabe, ando lendo tanta coisa pesada que tá me fazendo alta algo mais leve.
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas adorei e já coloquei na wishlist, quero pra ontem!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu estou dando uma pequena fugida de fantasia nesse final de ano, mas achei a premissa bem interessante. Gosto de fantasia nacional e não conhecia essa, então vou deixar na lista para o ano que vem :) Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir