Dicas para quem quer desenvolver o hábito da leitura

8 de setembro de 2020

Oi, gente!
No meu Instagram @bemcomaleitura eu sempre recebo muitas mensagens no direct de pessoas que me acompanham por lá e que ainda não são leitoras, mas querem começar a ler e não sabem como fazer isso. São sempre mensagens me pedindo dicas de como começar a ler, dicas para escolher um livro para ler primeiro, dicas de gênero, de autores... Pensando nisso, eu resolvi fazer um compilado com as dicas que eu sempre dou e, quem sabe, ajudar mais pessoas. E se você já é um leitor assíduo, mas que tem aquele amigo ou aquela amiga que quer começar a ler e não tem ideia de como fazer, manda esse post para ele ou para ela, vai ajudar!
  • Você quer começar a ler e não sabe qual livro escolher? Pense em que tipo de filme você gosta, qual estilo de trama, que gênero você acha que vai curtir mais e comece por aí, com premissas que você acha que vai gostar;
  • Não force a leitura nunca, isso só vai te afastar desse hábito e transformá-lo em algo chato. A leitura tem que ser prazerosa, se um livro não está te agradando escolha outro;
  • Leia todos os dias mesmo que sejam poucas páginas. Estipule uma meta que não te sobrecarregue, mesmo que seja só um capítulo por dia. Se você conseguir ler mais que a meta vai ser lucro, se não, vai ter atingido aquela meta diária. Dessa forma, você vai se acostumando a ler e quando se der conta nem vai mais estar fazendo metas porque vai ser natural;
  • Enquanto estiver lendo se desligue das redes sociais, deixe o celular longe ou no silencioso para não se distrair. E se for ler e-books pelo celular desative as notificações;
  • Não faça comparações com a quantidade de livros que outras pessoas leem, cada um tem seu ritmo e o mais importante de tudo é a leitura, não importa a quantidade.
  • Leia aquilo que tiver vontade, não existe um tipo de livro melhor que o outro. Toda leitura é válida!
Essas dicas (tirando a primeira) também servem para quem já tem o hábito da leitura e quer passar a ler mais, mas lembre-se de não se cobrar demais e ler por prazer sempre.

Gostou das dicas? Então vem me acompanhar no Instagram também, estou sempre dando dicas legais por lá, procure por @bemcomaleitura ou clique aqui.

E se você tem um Instagram voltado para a literatura (um bookstagram) eu dou dicas muito importantes que vão te ajudar a crescer e ter um maior engajamento. Quer que seu público interaja com você no Insta, vai lá nos meus destaques e procure por "Dicas", você vai ver a série de posts exclusivos para quem tem bookstagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário