[Resenha] Nada Fácil

18 de março de 2019

Título: Nada Fácil
Autor: Radhika Sanghani
Editora: Fábrica 231
Páginas: 336
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse:ELLIE KOLSTAKIS, GREGA, 22 ANOS, tem dívidas, um estágio não remunerado em uma revista online e divide um apartamento com 3 colegas que a deixaram num quarto individual para combinar bem com seu status: solteira. Desde que perdeu sua carteirinha de virgem, aos 21 anos, Ellie pensou que teria uma vida sexual intensa, invejável. Porém, suas inseguranças não desapareceram da noite para o dia, os homens não vivem batendo à sua porta e ela continua sexualmente distante de suas amigas. Mas Ellie está determinada a acumular experiência e explorar sua sexualidade. Percebe que a vida de solteira pode não ser nada fácil, mas quer ampliar seu histórico de relacionamentos. Ela não quer apenas um namorado – ela quer vários! E se sua vida sexual for excitante o suficiente, sua editora poderá explorar suas atividades amorosas em uma nova coluna.
Em sua obstinada e autoimposta missão, ela publica anúncios em sites de relacionamento e mergulha de cabeça em aplicativos como OKCupid e Tinder. Mas as decepções se sucedem e Ellie constata que namorar em Londres não é simples assim e que, mais do que sexo casual, ela gostaria de transar com alguém de quem gostasse. Em uma narrativa leve e divertida, Radhika Sanghani cria novas e hilárias situações para a jovem Ellie Kolstakis, a anti-heroína de Virgem, seu livro de estreia. Permeado de diálogos ágeis e situações ao mesmo tempo sexy e hilárias, Nada Fácil consegue abordar os velhos e novos tabus em torno da satisfação amorosa e sexual.
Resenha
Ellie Kolstakis é uma jovem grega de vinte e dois anos morando em Londres, recém-formada, ela trabalha como estagiária em uma revista online e divide um apartamento com três colegas, mas como seu trabalho não é remunerado, Ellie ainda depende financeiramente da mãe para pagar a sua parte no aluguel e para fazer compras. Sua mãe é muito tradicional e algumas decisões de Ellie a incomodam e ela não aprova, mas nada se compara ao que estar por vir.

Ellie perdeu a virgindade aos 21 anos e achou que teria uma vida sexual ativa, mas não foi bem assim como ela esperava. É muito difícil encontrar alguém por quem se interessar ao ponto de para a cama com ele e as inseguranças em relação ao próprio corpo continuam ali, mas sua primeira experiência sexual foi um fiasco e ela quer tentar novamente. Na verdade, ela quer acumular experiência, sair por aí experimentando e explorar os limites do prazer.
Incentivada pelas amigas, Ellie cria um perfil em um app de relacionamentos (OKCupid) e pesquisa homens que sejam prováveis opções de uma transa casual. Ellie não quer um relacionamento sério, ela está à procura de diversão, sair um pouco, conhecer pessoas, fazer sexo sem compromisso. Ela se sente meio desconfortável com o app, tem tantas mulheres lindas lá que ela não imagina alguém se interessando por ela, mas consegue vencer essa barreira e vai em frente. Então começam as mensagens e, finalmente, os encontros.

Se Ellie pensou que fosse curtir muito e que seria a “miga, sua loka” se enganou completamente. Seus encontros terminam em verdadeiros desastres, tem de tudo, desde sangramento nasal (do cara... em cima dela) a depilação pubiana estranha e broxante. E quando ela menos espera conhece alguém pessoalmente, sem precisar da ajuda do OKCupid, estava na balada com as amigas e conheceu o Nick. Claro que ao ir para casa com ele bate aquela neura básica, mas se ela ficar só pensando nunca vai conseguir ir para os finalmentes com alguém e seu esperado orgasmo nunca vai chegar.
“O sexo é estranho. Essa é a questão. É por isso que as pessoas gostam de ter relações sexuais com quem se sentem à vontade... assim podem rir dos sons embaraçosos e dos pelos pubianos presos nos dentes.”
No trabalho, Ellie sofre bastante com a chefe que é uma verdadeira megera e a faz ralar muito sem receber nadinha por isso, ela aceita para ter um bom currículo e tentar uma vaga quando o estágio acabar. Só que quando a sua chefe descobre sobre os seus encontros desastrosos ela pede que Ellie escreva sobre isso na revista e que tenha a sua própria coluna, chamada Conteúdo Impróprio. Ellie passa a usar seus encontros como matéria e não poupa detalhes. A mãe dela fica completamente indignada com a audácia da filha e fala coisas horríveis.
“Não sei se a culpa é por causa do que estou fazendo com minha carreira ou só parte da culpa religiosa que minha mãe me incutiu, sobre não me masturbar e tudo mais. Você sabe, a vergonha feminina de usar a própria vagina e de ousar falar sobre isso. Aposto que se um cara fizesse isso para a GQ ou qualquer outra revista, todos ririam e o considerariam um brincalhão. Se eu fosse homem, sei que minha mãe não se importaria tanto. Isso é SEXISMO.”
No meio de toda a loucura que a sua vida se torna ela começa a questionar algumas das suas atitudes e tenta rever onde pode ter errado e o que pode melhorar, Ellie fez coisas que magoaram outras pessoas e ouviu palavras que a feriram demais. Mas de uma coisa ela tem certeza, não pode deixar de ser ela mesma para agradar alguém e não pode permitir que outra pessoa mude quem ela é de verdade. Não pode fazer escolhas baseadas na opinião dos outros, tem que fazer o que quiser, quando quiser e ninguém tem que se meter, afinal, a vida é dela.
“Quero viver a vida do meu jeito. Serei julgada por isso, pois é esse o mundo em que vivemos e não posso controlá-lo – mas o que posso controlar é de que forma permito que isso me afete. E jamais permitirei que a estupidez de outra pessoa me impeça de viver a vida. Assim, quem quer que deseje me humilhar ao me chamar de puta, vá fundo. Estarei me divertindo, ocupada demais para notar.”
Minha impressão
Nada Fácil é um livro que trata de temas femininos de uma maneira completamente atual, assuntos que podem ser (e na maioria das vezes são) vistos com maus olhos quando abordados por mulheres estão presentes na obra e a autora os explora com intimidade, é como se estivéssemos em uma conversa entre amigas que estão discutindo suas dúvidas ou compartilhando suas experiências.

Quando Ellie perdeu a virgindade foi algo estranho, ela não gostou e o cara foi um babaca, mas ela superou e agora quer praticar, não quer namorado, quer apenas sair e se divertir, ter sexo casual de vez em quando. As amigas a ajudam a criar um perfil em um app de relacionamento e ela começa marcar encontros que terminam sem sucesso e rendem altas risadas com as amigas. E essas desventuras sexuais geram uma curiosidade na chefe de Ellie (que trabalha como estagiaria não remunerada em uma revista online) que a pede para escrever sobre isso. Seus encontros rendem ótimas matérias para a sua coluna, mas a sua mãe não aprova e Ellie fica ressentida.

Eu simpatizei com a protagonista desde o começo, ela é divertida e empoderada, mas também tem as suas inseguranças e é nesse ponto que a autora nos mostra que as dúvidas e os receios são normais, através de Ellie nós vemos uma série de questões que nos são explicadas, o livro tem um conteúdo excelente e com muito bom humor, o que deixa a leitura fica ainda melhor.

Quem nunca olhou para a vida e pensou “o que estou fazendo?”, chega um momento no qual Ellie também se faz essa pergunta e percebe que algumas de suas atitudes machucaram outras pessoas, ela sabe que precisa ser ela mesma e não tentar mudar para agradar alguém, mas também sabe que pessoas têm sentimentos, ela reconhece quando erra e tenta consertar as coisas.

Eu amei esse livro e recomendo a leitura! 

19 comentários:

  1. Oi Beatriz, eu não conhecia o livro, mas achei que tem cenas hilárias. Também acho que ficou claro o preconceito por parte da mãe, talvez se fosse um filho homem narrando suas peripécias, ela acharia engraçado. Acho super importante estes temas femininos e atuais serem tão bem retratados, afinal, todo mundo já passou por uma situação constrangedora. Acho que muitas mulheres vão se identificar com situações que a protagonista viveu. Adorei a resenha e a dica.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Adorei a premissa do livro, em alguns aspectos a história aparenta ser meu clichê mais com sua opinião acredito que a obra de forma geral passa várias lições bacanas e importantes atualmente, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Beatriz?

    Eu já conhecia a editora Plataforma21, essa editora por sinal tem ótimos livros no catálogo, mas confesso que não conhecia o livro "Nada fácil". A premissa me despertou interesse e achei positivo o fato do livro tratar de temas femininos. Fico contente que gostou da leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ai que livro TOP!! Eu amei a resenha, claro que estou doida pra ler esse livro.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  5. Oi, Beatriz!
    Esse não é um gênero pelo qual tenho muito interesse, mas achei uma ótima ideia misturar questões femininas referentes à sexualidade com bom humor. Eu acho que leria o livro e acredito que muitas garotas deveriam lê-lo também, pois estamos muito acostumadas a lidar com o sexismo quando o tema se volta para a sexualidade e esse livro parece também apontar questões importantes a respeito disso. Gostei muito! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bia.
    Adorei a sua resenha!
    Quando vi a capa desse livro imaginei algo totalmente diferente. Não sei porque, mas pensei logo de cara que era algum tipo de livro de autoajuda!! Rs... Que louca!! Mas felizmente li a sua resenha e descobri que esse é o tipo de história que tem tudo para me conquistar!
    Dica mais que anotada, mas vou ver se compro em ebook para não ficar olhando para essa capa que não gostei! hahaha
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Não é o tipo de livro que costumo ler, mas acho legal abordar esses temas de forma clara e atual, ainda mais quando vem com uma protagonista tão cativante, que parece ser o caso fa Ellie que você simpatizou desde o começo. Eu passei da fase do "o que estou fazendo",então acho que o livro é uma ótima pedida ára quem ainda não passou por isso, pois ela é inevitável, vem para todas e quanto mais preparadas melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ola Bia!

    Não conhecia esse livro, mas já posso dizer que ja quero? Adorei a sua resenha e achei a premissa da historia demais! Me identifiquei com a protagonista em alguns pontos atraves da sua resenha e espero ter a oportunidade de conhece-la mais a fundo

    beijos

    ResponderExcluir
  9. às vezes a primeira vez não é muito legal mesmo, dor, sangramento e nervosismo numa sociedade que não fala sobre sexo pode apavorar. O livro me parece aqueles filmes sessão da tarde, bem juvenil, afinal a personagem tem 21 anos, tem um público bastante específico.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa obra, mas fiquei bem interessado, pois parece ter um enredo intenso e surpreendente.Confesso que fiquei bem interessado na trama que desejo ler na íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Confesso que não conhecia a obra, porém depois de perceber os assuntos que são abordados, fiquei bem interessada. Gosto dessa pegada atual e empoderamento feminino nos livros, e apesar de aparentar ser um tema tabu, gosto quando eles são debatidos. Dica mais que anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia!
    Adorei a capa, parece um enredo leve e gostoso de ler. Por ela não querer um relacionamento, só parceiros sexuais deve se meter em cada enrascada kkk, a trama me parece bem descrita e bem interessante. Parabéns pela resenha, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Esse livro aborda temas de uma maneira muito interessante. Gostei de conhecer mais a Ellie e também o fato dela conseguir olhar para os rumos que sua vida está tomando e refletir sobre as consequências das suas escolhas.
    Acho que é uma leitura que me agradaria realizar.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro mas confesso que fiquei apaixonada por essa sinopse e por sua resenha, que está incrível. Adorei a forma como a autora aborda temas ainda tão tabus para mulheres, em meio as inseguranças e as incertezas da vida. Fiquei bem curiosa para descobrir se vai dar tudo certo com esse novo rapaz da balada e como a personagem vai tomar as rédeas de sua vida. Dica mais que anotada!! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. olá, Beatriz. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro. Particularmente nao aprecio tramas do tipo, me parece mais o enredo de alguma comédia romantica, há muito não sinto diversão lendo algo assim... mas para quem gosta de enredos humorados cheios de desventuras, pode ser que se agrade da obra...

    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa pela capa eu nem imaginava que se tratava de uma historia tão divertida e aparentemente leve como esta! Tudo isso que Ellie vive deve dar uma trama super divertida de ler e confesso que fiquei com medo, mas quando li que ela é empoderada também, ai me animei para ler! Adorei.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Beatriz!
    Gostei bastante da premissa desse livro, ele meio que joga na nossa cara o que nós passamos nessa fase de descoberta sexual, todas as inseguranças e todos os padrões a seguir que a gente cresce meio neurótica com tudo isso. Mais um que vai pra minha lista de leitura.
    bjos
    Lucy -Por essas páginas

    ResponderExcluir
  18. Olá, Beatriz!
    Adorei a sua resenha e já coloquei o livro na minha lista de aquisição!
    A história me pareceu descontraída, leve e hilária. Essa mistura de sentimentos e indecisão é bem legal.
    Anotado a dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Ola Bia!

    Não conhecia esse livro, mas adorei a sua resenha. Através da mesma consegui me identificar bem com a personagem também e isso aguçou ainda mais a vontade de ler a obra.

    beijão

    ResponderExcluir