[Resenha] Me Recordo Dela

9 de janeiro de 2018

Título: Me Recordo Dela
Autora: Bianca Vieira
Editora: Multifoco
Páginas: 160
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da autora


Sinopse: Neste livro, Bianca Vieira, de dezoito anos, reúne todos os contos e crônicas escritos em seu blog desde os seus doze anos. Como uma grande leitora, sempre sonhou com o dia em que seria finalmente lida e sentida pelas pessoas através de seus próprios livros, porquanto um escritor necessita de outras formas de compreender a vida humana para enriquecer a sua obra e a si mesmo.

Através de seus pensamentos, finalmente desenvolvemos a nossa própria filosofia de vida, porque buscamos por um mesmo lugar que não sabemos qual é o seu nome, apenas que ele existe e está aqui, dentro de nós mesmos.

Minha impressão
Bianca Vieira é uma jovem apaixonada por leitura e que resolveu criar um blog onde escrevia alguns contos e crônicas. Com o seu olhar de adolescente ela falava sobre quaisquer assuntos que estivessem em seu coração.

Mesmo com pouca idade, Bianca Vieira já escrevia com uma linguagem filosófica e intensidade em suas palavras. O livro é uma coletânea com todas as postagens do blog da autora que começou a publicá-los aos doze anos de idade.
A maioria dos textos apresenta uma profunda melancolia e a autora consegue extravasar os sentimentos contidos dentro de si através deles. Durante a leitura nós podemos perceber questões adolescentes que incomodam muito nessa idade, mas com o agravante do bullying.

A escola pode ser uma experiência sem traumas para a maioria dos estudantes, mas isso não acontece com todo mundo. Algumas pessoas sofrem muito, se isolam, se reprimem... as consequências podem ser quase irreparáveis e terríveis. É nessa época que os textos da Bianca Vieira foram escritos.
"Quando lhe desprezarem, talvez seja o momento de reconhecer que você pode ser grande demais para aquele lugar."
Minha impressão
Não dá para falar mais sobre o livro, são textos que foram publicados no blog da autora e abordam temas variados. Confesso que me identifiquei com muitos deles e gostaria de tê-los lido quando eu era mais nova. Eu também sofri bullying na escola, eu também me isolava e eu também encontrava nos livros os amigos que eu não tinha.

Embora a escrita da Bianca Vieira seja madura, também pude notar no decorrer da obra uma visão ainda muito infantil ou ingênua sobre o mundo ou problemas sociais. Nessa idade a percepção que temos a respeito de algumas situações não são tão aprofundadas devido à nossa falta de experiência, mas com o tempo passamos a encará-las com um olhar diferente. Eu mesma, na adolescência, via as coisas de um outro jeito; mas a vida é assim, nós vamos aprendendo com o tempo e com os nossos erros.

Eu gostei bastante da leitura, é um livro com textos curtos, cheio de reflexões e com uma linguagem fluída. Discordo da autora em alguns pontos, mas a obra pode ajudar jovens que estejam passando por situações difíceis e precisem de uma palavra de conforto. Como eu falei, eu gostaria de ter lido na adolescência, teria sido bom ver que outras pessoas me compreendiam.

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Gostei muito da forma como enxergou o livro e fico contente que tenha se identificado. Hoje, ao reler ele, de fato, vejo que era bastante ingênua. Obrigada! <3

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é uma leitura válida, mesmo eu já tendo passado dessa fase. Hoje tenho filho e sei que vai chegar a vez dele de viver os percalços da adolescência e talvez leituras assim nos deixe preparadas e é uma boa pedida para presentear a meninada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Não conhecia essa coletânea, mas ela parece ser ótima para uma leitura rápida. Não vejo a hora de conferir essa obra.

    Beijinhos,
    https://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a oportunidade que a autora teve de reunir os textos que publicava em seu blog em um livro. E pensar que ela só tem 18 anos! Deve ser uma leitura bem interessante!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei com a autora pois também tive um blog de contos e poemas que fiz por vários anos. Não lançaria um livro com aqueles textos pois eram muito experimentais, mas espero que a autora faça sucesso com sua obra.

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiieee

    Não leria nomomento, por algum motivo não me interessou, mas acho uma leitura super válida pra quem curte poemas e contos.

    Beijokas

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bacana saber que esse livro é uma coletânea dos textos de uma adolescente, parece bem interessante. E a capa é super lindinha.

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante o livro, também acho bem normal ele ter esse lado mais imaturo na obra, até porque a autora expressou seu mundo. Vou indicar a leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz, apesar dos seus comentários e do livro trazer temas interessantes, o fato de trazer um ponto de vista adolescente me desmotivou a ler então vou deixar passar a dica.

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Bia, eu acho bacana quando uma obra traz textos que podemos no identificar. Não é um livro que eu leria no momento, mas gostei de conhecer a obra!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a questão da infantilidade seja devido a idade em que ela tinha quando discorreu os textos. É uma ideia muito bacana extravasar suas insatisfações e frustrações com o mundo através das palavras e mesmo que eu talvez não concorde com ela pelos mesmos motivos que você também penso que é um livro de grande ajuda para adolescentes que estejam enfrentando problemas como o bullying.
    Adorei a indicação.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia!
    Não é um livro que eu compraria, mas achei bem interessante a autora ter feito um livro com os textos do blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que fofinho esse livro, adoro textos melancólicos e ainda que escrito com doze anos, certamente ao ler vou viver uma nostalgia da da a identificação, também tinha poucos amigos.

    ResponderExcluir
  14. hummm confesso que fiquei muito interessada, tem nã amazon em e-book?
    Bjs

    ResponderExcluir