Título: A influencer || Autor: Ellery Lloyd
Editora: Intrínseca || Páginas 384 || Ano:2022
Resenha
Emmy, muito antes de criar sua rede social, contratou uma agente e moldou a sua vida para ser instagramável. Ser mãe e falar sobre as dificuldades da maternidade estavam na moda, então ela teve dois filhos e usa suas experiências forjadas para se conectar à mulheres cansadas, sem rede de apoio, que precisam fazer mil malabarismos todos os dias para conseguirem lidar com tudo.
A diferença entre Emmy e as demais mães é gigantesca. Enquanto as mulheres que a seguem passam de verdade pelas dificuldades da maternidade, Emmy apenas mente e usa seus filhos como acessórios. Ela os ama, mas também ama que eles possam ser peças fundamentais para seu mundinho online imperfeito... porque jamais, em hipótese alguma, uma mãe sobrecarregada pode se dar ao luxo de dizer – e postar – que algo em sua vida não é uma total bagunça.
Dan, seu marido, é um escritor frustrado que caiu no esquecimento e vive em função da sua mulher, uma celebridade online que vende a intimidade da família em troca de likes e publicidades. Emmy não é a mesma pessoa que suas fãs acreditam, aquela do Instagram é um personagem e para sustentar essa mentira requer muito trabalho para não cair em contradição, para expor apenas o que as pessoas querem ver.
Dan está cada vez mais incomodado com o rumo que as coisas estão tomando. A exibição da família está cada vez maior, as mentiras de Emmy estão cada vez mais sérias e ele tem ficado cada vez mais ressentido de seu próprio fracasso. Ele quer poder escrever, mas não consegue paz para ter inspiração. A vida do casal está desgastada, porém, só quando uma mentira perigosa de Emmy vem à tona que Dan pensa realmente que deixá-la seria uma opção.
O que impede o divórcio são as crianças. Mas não como todos os casais falam, de quererem tentar para manter um lar estável para os filhos. Não. Dan tem medo de Emmy possa não tem uma bússola moral para lidar com a farsa online e a vida real. Ele teme que, ao sair de casa, as crianças fiquem à mercê da exposição desenfreada a que a mãe os poderia submeter.
E em meio a toda a correria para contenção de danos algo muito ruim vai acontecer e abalar completamente a vida dessa família.
Minhas impressões
Ler A influencer é como levar um soco no estômago. Chegar ao final dele é sentir o coração parar e o ar sumir dos pulmões. Um livro que mostra uma realidade cruel, planejada milimetricamente para atingir pessoas manipuláveis que veem em influencers um exemplo a seguir.
É uma ficção, mas a trama se desenvolve de uma maneira tão realista que poderia estar falando sobre qualquer subcelebridade, qualquer influencer que se acha especialista em algum assunto e dá opiniões como se soubesse do que está falando. E tais opiniões, muitas vezes, colocam em risco a vida de quem acreditou nelas. Mas, assim como vemos acontecer tantas vezes, Emmy também fala que nunca obrigou ninguém a seguir seus conselhos, que nunca disse que era especialista e dava apenas suas opiniões.
A obra nos leva para um mergulho profundo na realidade perturbadora da vida de um influencer famoso, de como até mesmo suas inocentes reclamações são calculadas para engajar as pessoas certas. O público alvo de Emmy, ou melhor, a persona, é uma mãe solo, de baixa renda, que está sempre cansada, tem dores menstruais, não tem com quem desabafar e sente que perdeu sua essência. Então Emmy entra na vida, no psicológico dessa mulher, e a faz se sentir vista, ouvida. É onde mora o perigo, porque elas vivem realidades completamente diferentes e Emmy apenas diz o que elas querem ouvir.
O livro é narrado em três pontos de vista. Emmy, Dan e uma hater misteriosa que encontra nas publicações e entrevistas de Emmy todas as pistas que precisa para colocar seu plano sórdido em prática. Ela tem um motivo para odiar Emmy e vamos descobrindo aos poucos a origem de sua raiva.
Esse livro tem uma proposta semelhante com a série Vinagre de maçã, e um desfecho doloroso e surpreendente. Assim como na série da Netflix (e uma não é inspirada na outra, que fique claro), a trama nos faz sentir repulsa pela influencer e nos envolve de tal forma que só pensamos em avançar pelas páginas para descobrir o que vai acontecer no final.
Leiam, vale a pena!

















Nenhum comentário:
Postar um comentário