[Resenha] Uma Parte do Meu Coração

18 de dezembro de 2024

Título
: Uma Parte do Meu Coração || Autor: Helô Delgado || Editora: Qualis
Páginas 304 || Ano: 2024 || Cortesia da LC Agência de Comunicação

Resenha
Antes de tudo, quero dizer que gostei da leitura, mas tem alguns pontos que acho importantes abordar nessa resenha. É um livro com uma história intensa e carga emocional pesada, ao mesmo tempo, é uma obra com mensagens importantes sobre autoaceitação, amizade, família, luto e superação. O que vou destacar são duas questões: tema sensível e protagonista masculino.

Lúcia e Saulo eram melhores amigos e namorados quando mais novos, até que ele precisou tomar uma decisão difícil pelo bem de sua família e o casal se separou. Foi uma separação dolorosa e Lúcia passou por períodos conturbados, desenvolveu uma bulimia emocional e aqui entra o meu alerta. Eu não sabia sobre o tema e fui pega desprevenida, não deixaria de ler se soubesse, mas estaria mais bem preparada psicologicamente para a leitura. Sofri com isso por mais de 15 anos, foi uma guerra feroz e todos os dias eu precisava vencer uma batalha, então me deparar com a Lúcia tendo algumas crises mexeu comigo (mas estou bem). O livro não explora o assunto de forma profunda, apenas mostra o que ela enfrenta.

A segunda questão é o Saulo. Eu não gostei dele desde o primeiro instante em que apareceu. Ele estava se mudando para trabalhar em um ramo cujo relacionamento seria complicado de manter e implorou para que Lúcia terminasse com ele. Achei desrespeitoso, ele não teve a decência de assumir as próprias decisões. Saulo também sofreu com a separação e seu trabalho o obrigava a fazer coisas das quais ele recorria a remédios para conseguir entregar. E isso lhe causou dependência. Mesmo sabendo o que ele passou, não consegui gostar do personagem. É opinião pessoal. O livro não se resume a Saulo, tem muitas camadas além dele que fazem a leitura valer a pena.

Uma Parte do Meu Coração traz personagens quebrados que buscam na amizade e no amor que têm um pelo outro o apoio necessário para que possam, juntos, colar suas partes destroçadas. Apesar das minhas ressalvas, a escrita da Helô Delgado é fluída e envolvente, a obra traz à tona debates importantes e assuntos atuais, inclusive, considerados tabus, a profissão de Saulo é polêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário