[Resenha] Eu, Medusa

25 de maio de 2024

Que a Medusa é uma criatura maldosa, com cobras no lugar do cabelo e que petrifica qualquer ser vivo que a olhe nos olhos todos nós já estamos cansados de saber, né? Mas o que aconteceu com ela para ser desse jeito? Você sabia que ela foi abusada e que a inveja de uma deusa a transformou no monstro que conhecemos?

Em “Eu, Medusa” nós temos uma leitura perfeita para jovens que desejam mergulhar na mitologia de forma criativa e envolvente. Vemos essa personagem já tão conhecida sendo apresentada segundo a sua visão, então entendemos tudo o que aconteceu com ela. Toda história tem dois lados, já sabemos o lado de Perseu, chegou o momento de conhecer a outra parte.

Segundo a mitologia grega, Medusa era uma jovem muito bonita que despertou o interesse de Poseidon, mas ela o rejeitou e isso o atraiu ainda mais, foi quando o deus a levou ao templo de Atena e abusou dela. Atena, movida pela inveja da beleza da jovem e pela ira em ter seu templo manchado por um ato tão cruel, a castiga, transformando seus lindos cachos em cobras e acabando com toda a beleza da qual Medusa se orgulhava.

Apesar de já conhecer a história de Medusa, ler esta obra pela perspectiva dela me fez ficar ainda mais triste por ver como a vítima de abuso é julgada perante a sociedade. Ela se culpa, se envergonha e precisa aguentar punições por ter sofrido (?). A revitimização em casos de abuso é lamentável.

E, atenção aqui, não é um livro pesado, a leitura é indicada para crianças a partir de 10 anos. Meu filho tem essa idade e leu antes de mim, ficou tão empolgado que leu em um só dia e depois veio me convencer a ler também.

Acompanhar Medusa em sua jornada é uma experiência emocionante e reveladora, que traz às crianças uma leitura envolvente, despertando a curiosidade dos pequenos e deixando mensagens importantes. Aproveitei o livro para falar com meu filho sobre temas como o abuso, respeito e empatia, que são questões que converso com ele há alguns anos, mas é sempre bom falar mais vezes.

“Minha pequena, você atrai olhares, vai precisar fazer uma escolha... e rápido. A beleza às vezes é um peso. Tenho medo por você."

Já quero ler os outros volumes da coleção que falam sobre Polifemo e Minotauro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário