[Resenha] Caligem

7 de março de 2024

 

Título: Caligem
Autor: Dark Gero
Editora: Izyncor
Páginas: 256
Ano: 2023
*Cortesia da editora
Sinopse: É como num nevoeiro denso, quando somos incapazes de enxergar, ou na escuridão sem fim a qualquer momento do dia. Não conhecer o nível e a origem da ameaça torna o medo mais traumático e visceral. A imaginação fica distorcida, e os sentidos tornam-se confusos.
Na década de 70, um aspirante a escritor chamado Cassio recebe uma rara fita VHS de seu psiquiatra. Trata-se de um documentário legendado em inglês com relatos aterrorizantes relacionados à controversa e irreversível Síndrome do Obsessor. Desacreditada pela comunidade médica, a doença teve quase todos os registros perdidos.
Incapaz de entender o idioma para traduzir as legendas, Cassio recorre à ajuda de sua esposa, que acaba desenvolvendo a documentada síndrome e experienciando terror psicológico inimaginado com seu filho de quatro anos.
Explorando a linha tênue entre o real e o sobrenatural, Caligem é um livro perturbador, que vai fazer você duvidar se está realmente sozinho quando deveria estar.
Resenha
Década de 70, Manuela é uma jovem mãe que desenvolveu a síndrome do pânico após um episódio traumático do qual não se lembra, toda a sua vida se resume a cuidar do filho e do marido, sem ter muito entusiasmo para sair de casa ou mesmo coragem para tal feito. O casamento tem se tornado monótono e a sua relação com o marido está cada vez mais fria e distante. O filho de apenas quatro anos não vai à escola e ela fica responsável por educá-lo. Ela é uma mulher inteligente, aprende sozinha as coisas e gosta muito de pintar, decorando a casa com seus quadros.

Cássio é um aspirante a escritor que vem tendo dificuldade para concluir seu livro, mas quando recebe uma fita VHS de seu psiquiatra as coisas começam a mudar e sua carreira pode, finalmente, estar prestes a deslanchar. Com um passado doloroso, Cássio tenta dia após dia seguir com as dores que o acompanham. Perdeu a mulher e a filha em um acidente de carro em que somente ele saiu com vida, além do mais, as circunstâncias relacionadas à sua concepção trazem consequências ruins para ele. Por mais que o psiquiatra tente explorar o fato, o escritor sempre desvia do assunto e é categórico ao afirmar que sua mãe ou pai não têm quaisquer ligações com seus pesadelos.
A fita que o Dr. Menezes deu a Cássio trata-se de um documentário raro na medicina, fala sobre a Síndrome do Obsessor, que é um distúrbio que qualquer pessoa pode desenvolver. Essa condição pode se confundir com a esquizofrenia, mas um médico psiquiatra holandês percebeu que alguns de seus pacientes tinham todos os sinais e não se encaixavam no quadro de esquizofrenia, beiravam ao sobrenatural, porém, seu estudo foi desacredito e ele acabou virando piada na comunidade médica.

Dr. Menezes empresta uma cópia para Cássio, com áudio alemão, mas legendas em inglês. Ele logo se anima e pede a ajuda de Manuela para traduzir as falas. O psiquiatra alertou que o material é macabro e que poderia trazer sérias consequências para alguém com psicológico frágil como Manuela, e Cássio não deu ouvidos a ele...  e se arrependerá amargamente em poucos dias.
Manuela fica feliz em poder ajudar o marido com a tradução do documentário, só que quanto mais assiste à fita, mais ela sente que está sendo observada, algo de errado está acontecendo. Ela quer parar, não quer mais continuar vendo aqueles relatos assustadores, mas para agradar ao marido ela continua. E sua vida vira de cabeça para baixo. O obsessor começa a persegui-la, atormentá-la com visões asquerosas e ameaçar o seu bem mais precioso, Tomás, o seu querido filho de quatro anos.

Com o passar dos dias a situação na casa vai ficando cada vez pior, coisas ruins começam a acontecer e Manuela será obrigada a fazer algo terrível. Para salvar o seu filho ela será capaz de um ato tão cruel? Ao mesmo tempo em que sofre com a síndrome do documentário e tentar proteger o filho, Tomás começa a ver cenas assustadoras e a ser atormentado por uma criatura medonha. Ele também terá uma missão, se falhar, a criatura monstruosa machucará seus pais.
Minha impressão
Preciso dizer que eu, leitora de terror há anos, acostumada com histórias assustadoras, me vi totalmente impactada com a trama descrita em Caligem e fiquei com medo do que poderia encontrar nas páginas, as cenas intensas e perturbadoras são tão detalhadas que é possível sentir toda a aflição dos personagens. Dark Gero nos leva para dentro do livro, não somos meros expectadores, somos participantes, estamos ali, apavorados com Manuela e seu filho Tomás.

Cássio é um escritor com passado traumático que está tendo dificuldades para desenvolver seu livro de terror, quando seu psiquiatra lhe entrega um documentário que explora a Síndrome do Obsessor a vida dele, da esposa e do filho vai mudar drasticamente e uma tragédia pode estar para acontecer.  O documentário tem um efeito tão forte em Manuela que ela desenvolve a síndrome e começa a viver momentos de extremo terror psicológico. A síndrome é dividida em três estágios: Paranoia; Vozes; Contato. Acompanhamos a mulher passar por cada um deles e duvidamos a todo instante se aquilo é real ou imaginação dela.

O problema é que o filho também passa a ser atormentado por uma criatura terrível. Ele estaria sofrendo da síndrome mesmo sem ter tido contato com a fita ou é algo sobrenatural se manifestando na casa?

Amantes do gênero, temos aqui um excelente livro e que recomendo demais! Durante toda a leitura eu me questionava sobre a sanidade dos personagens, um mais psicologicamente instável que o outro, só acreditava no pequeno Tomás, bom, isso até ele ser perseguido também e eu passar a duvidar de tudo o que via. Simplesmente fascinante.

E o final, meus amigos, é asqueroso e doloroso. Uma informação é dada no começo do livro eu tinha entendido o que era, só não sabia a sua extensão. Ela fica ali esquecida e com as revelações finais é possível entender tudo o que a envolve. É repugnante.  O final de Caligem é cheio de surpresas, eu nunca estive preparada para o que veria, jamais vou superar. Um livro perturbador, que vai mexer e chocar até mesmo com os leitores mais acostumados com o gênero.

Livro favoritado aqui para mim!

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário