[Resenha] A Contra-história

15 de abril de 2023

 

Título: A Contra-partida, A contra-História (Livro 3)
Autor: Uranio Bonoldi
Editora
: Valentina
Páginas: 248
Ano: 2023
*Publicidade
Sinopse: O que Uranio Bonoldi tem feito com a sua série “A Contrapartida” é desafiador, questionador e ousado. O autor abraça o thriller na sua mais pura essência e tal como as histórias de Hitchcock, que mergulham num suspense pautado pela urgência de seus acontecimentos e revelações, ou um drama intenso de Almodóvar, onde as escolhas acabam impactando drasticamente todo o curso. Uranio pega qualquer um desprevenido em A Contra-história, terceiro livro da série. E confesso, meus amigos, que, por mais que o título traga uma pista – ou o final do segundo livro dê sinais do que poderia vir por aí –, enveredar dessa vez pela vida de Octávio Albuquerque Jr. será diferente e catártico como nunca. Será quase como caminhar no escuro, mesmo conhecendo a história. O malabarismo com facas do autor, além de jogar com o destino de seus personagens, coloca-os diante do perigo e da imprevisibilidade constante. Mais uma vez, sugados pelas páginas, somos convidados a pensar e nos questionar, enquanto, sentados na ponta da cadeira em busca de respostas, estamos num quebra-cabeça muito mais complexo e intrigam

Resenha
Durante a adolescência, Tavinho precisou fazer uma difícil escolha e a sua decisão mudaria completamente o rumo de sua vida. Tudo começou quando a mãe dele, Cristina, viajou para a Amazônia para fazer uma pesquisa e conheceu a índia Iaúna. A tribo Moxiruna era conhecida como uma tribo fantasma, seus integrantes gostavam de viver isolados e afastavam qualquer um que se aproximasse.

Os Morixuna tinham um ritual macabro no qual preparavam um elixir que dava certas habilidades para quem o tomasse, no entanto, para conseguir os ingredientes era preciso que uma pessoa morresse. A tribo foi atacada e todos que estavam lá morreram, quando Iaúna estava voltando para casa conseguiu perceber a matança e fugiu, encontrando o acampamento de Cristina. A amizade entre as duas foi imediata e Cristina levou Iaúna com ela para São Paulo.
Iaúna ficou extremamente agradecida a Cristina e começou a trabalhar em sua casa como governanta, ajudando a amiga em tudo o que fosse necessário. Quando Tavinho nasceu, a índia o amou como se fosse seu próprio filho e sempre fazia o que estivesse ao seu alcance para ajudá-lo.

Quando Tavinho começa a apresentar grandes dificuldades na escola é chegado o momento de Iaúna lhe apresentar uma alternativa que poderia fazê-lo se destacar entre os demais alunos e seguir uma carreira brilhante. Agora, muitos anos depois, Tavinho precisa conviver com as consequências de sua decisão ao mesmo tempo em que precisa pensar em estratégias para se defender de um inimigo poderoso que quer destruir a sua família.
A Contra-História é o terceiro livro da série A Contra-partida e o autor faz algo surpreendente ao inovar o modo como conhecemos a história de Tavinho. O livro não traz a sequência direta do segundo volume, mas volta ao passado e nos conta mais detalhes sobre as coisas que aconteceram, além de mostrar, também, o presente de Tavinho e como ele está lidando com a situação anos depois da proposta de Iaúna.
Minha impressão
Por mais que eu já conhecesse a história, não estava preparada para o que encontrei aqui! Uranio Bonoldi foi genial ao pegar a trama em um determinado ponto e abrir novos caminhos para os personagens, ele não poupou surpresas. Quando entendi o que o autor fez eu fiquei completamente eufórica e queria avançar por esse terreno em que tudo era novo.

A trama está ainda mais intensa e as cenas em que acontecem ass4ssinat0s estão mais descritivas. Alô, leitores de thrillers que gostam de histórias mais visuais, ótima dica, hein!

E temos muitas críticas políticas e sociais, um núcleo de personagens trabalha com política e podemos ver a sujeira que ronda os parlamentares. Enquanto acompanhamos pessoas dispostas a acabar com a corrupção e tentar trazer qualidade de vida para a polução, também vemos aqueles que querem se beneficiar dos esquemas e que não medem esforços para acabar com quem se coloca em seus caminhos.

E, felizmente, a saga de Tavinho ainda não terminou. Ao que tudo indica, a série terá cinco livros e não vejo a hora de ler os demais volumes.

Minha nota para o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário