[Resenha] A História Esquecida da Hospedaria na Estrada

16 de agosto de 2022

 

Título: A História Esquecida da Hospedaria na Estrada
Autor: C. A. Saltoris
Editora: Coerência
Páginas: 268
Ano: 2021
*Cortesia da Agência Lilian Comunica
Sinopse: Mathew sempre sonhou com um grande amor, mas a vida o levou a dividir uma rotina sem muitas aventuras com uma mulher com quem ele… se entende. Em uma noite fria de outono, porém, tudo muda: no caminho do hospital em que seu irmão está internado, ele sente fortes dores de cabeça e decide parar para descansar. É quando avista, no alto de uma colina, uma hospedaria. Como que hipnotizado, dirige até o local, onde é recebido por uma jovem vestida de branco com uma vela na mão. Imediatamente, é tomado por um fascínio em relação à misteriosa mulher, e, mesmo que seus instintos digam que deve fugir dali o quanto antes, Mathew precisa conhecê-la melhor. Apesar de suas memórias estarem tentando o enganar, ele sabe que há algo de muito errado na hospedaria, mas ali permanece; afinal, aquela hospedeira o faz se lembrar de seu sonho morto.
Resenha
Existe uma hospedaria onde nada é o que parece ser. A anfitriã, os funcionários, o lugar e até mesmo os hóspedes. S’mentry Manor não é só um hotel, é, na verdade, um portal que liga um mundo sobrenatural ao mundo dos homens e todos que ali chegarem deverão ser conduzidos para o outro lado. O lado da morte. As pessoas vivas, enquanto estão hospedadas em S’mentry Manor perdem suas lembranças e passam os dias presas em memórias forjadas.

As pessoas que são atraídas para a hospedaria possuem sonhos mortos (não realizados) e lá acabam sendo presas em memórias falsas de que tais sonhos teriam se realizado, elas ficam felizes, elas acreditam naquela ilusão e a energia que produzem com tamanha felicidade é o que sustenta o mundo das fadas. A hospedaria é de suma importância para que o equilíbrio continue. Quanto mais pessoas atraídas, melhor.
Linumê é uma criatura extremamente poderosa, ela é uma fada da morte e sua espécie é extremamente rara, sendo Linumê a única existente no momento. Ela é a responsável pela hospedaria e sempre fez tudo para manter o equilíbrio, nunca quebrou as regras e mantém o local em pleno funcionamento. Ela possui uma beleza em igual e encanta a todos com o seu charme, inclusive Chronos, o senhor do tempo.

Mas as coisas começam a sair do eixo quando Mathew chega à hospedaria. Ele é um homem comum, sem grandes sonhos, com uma vida pacata e que não se envolve em aventuras. Ele sempre sonhou em viver um amor, mas sua vida nunca foi como ele gostaria. Mathew recebeu a triste notícia de que seu irmão havia sofrido um acidente e estava a caminho do hospital quando foi atraído pela hospedaria, local que ninguém jamais saiu com vida.
Chronos é apaixonado por Linumê, ele – melhor do que ninguém, afinal – sabe que o tempo é capaz de mostrar verdades ocultas, curar feridas, apaziguar tristezas, acalmar corações inquietos e até mesmo florescer amores. Ele espera pacientemente por Linumê, que adora fazer seus joguinhos e brincar com o coração de Chronos. No momento ele está aprisionado ao corpo de um jovem de dezesseis anos e precisa lidar com as consequências da puberdade ao mesmo tempo em que vê a mulher amada se jogar nos braços de outro homem.

Mathew se encanta pela fada da morte e ela se surpreende com os estranhos sentimentos desenvolvidos pelo mortal. Linumê sabe que precisa colocar em prática o ritual para tirar a vida do humano, mas como dar tal destino ao homem que mexeu tanto com seu coração? Ela não é uma criatura bondosa, pelo contrário, mas não consegue dar fim à vida de Mathew. Ela tem um prazo a cumprir, caso não cumpra o ritual, as consequências serão desastrosas.
Minha impressão
Um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, A História Esquecida da Hospedaria da Estrada traz uma proposta interessante e que me envolveu desde o começo. Uma fantasia dark, com toques de mistério e um pouco de romance, com momentos de pura tensão, cenas horripilantes, personagens bem construídos, criaturas fascinantes e um casal totalmente improvável que está vivendo um amor proibido.

Quem nos conta a história é Chronos, que está aprisionado ao corpo de um adolescente e vê a mulher (bom, fada) por quem é apaixonado se envolver com um humano que deveria matar. Linumê é a mais cruel criatura dessa obra, ela é uma fada da morte inescrupulosa e que não mede esforços para conseguir aquilo que quer. A fada é dona da S’mentry Manor, a hospedaria que atrai pessoas com sonhos mortos e as prende em ilusões que geram energia para manter o mundo das fadas. As pessoas que chegam à hospedaria precisam ser levadas para o outro lado. E Mathew é o mais novo hóspede.

Mathew logo se encanta por Linumê e ela, estranhamente, se envolve com ele mais do que deveria. Colocando em risco a hospedaria/portal e tudo o que ela representa. Um prazo foi dado e ao final dele Mathew deverá ter a sua vida ceifada. O romance entre eles está, então, com os dias contados. O que fazer?

A escrita da autora é bem gostosa, as passagens de tempo e transições entre os capítulos acontecem de forma bem natural. A trama nos instiga a cada página e ficamos cada vez mais curiosos para descobrir o que Linumê vai fazer. Gostei da maneira como os personagens foram desenvolvidos e de como a trama foi se encaminhando para o final. E o final, gente? Que final!

Foi um livro que li em uma leitura coletiva organizada pela LC Agência de comunição e gostei bastante! Quem ainda não leu e gosta de fantasia dark, recomendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário