[Resenha] Gaslight

19 de novembro de 2018

Título: Gaslight
Autor: John Roach
Editora: Chiado
Páginas: 324
Ano: 2018
Compre: Chiado Editora | Saraiva | Adicione ao Skoob
*Publieditorial
Sinopse: “- Você já viajou para o passado Doutor? – ele não disse nada – uma viagem fria, da qual você não quer se lembrar? Da qual você não deve lembrar e que vai voltando aos poucos mesmo que não queira? Por que se nunca esteve em um lugar assim, se nunca se perdeu nesse mundo, então não sei se vai entender minha história.”
John Silent tomou Sandra por esposa. Suas vidas passaram por demasiadas turbulências e graças a seu trabalho ele não pode dar a ela a tão sonhada lua-de-mel. Levou três anos para que a oportunidade surgisse. Graças à indicação de seu bom amigo Arthur, John aluga uma cabana na colina ao topo da simpática cidade de New Perrish. Tudo esta belo para os Silent, até o momento em que Sandra desenvolve acessos de sonambulismos e pesadelos. O desconforto chega a um ponto em que o mais lógico a fazer é deixa o lugar, contudo a cidade tem outros planos.
John é separado de sua esposa e jogado ao limite oposto da cidade, onde tudo que irá encontrar são fortes indícios de que deve fugir e deixar sua amada a própria sorte. A recusa em ouvir os sinais o fará pagar um alto preço. Conflitante entre dois sentimentos, o medo de ser engolido pelo horror que compõe cada centímetro da cidade ou o desejo desesperado de descobrir a verdade e encontrar seu bem mais precioso que lhe fora arrancado. Sua mente esta prestes a engoli-lo numa tormenta de duvidas e desespero até que, quando tudo parece esclarecido, não poderia ele estar mais no escuro.
Ao fim ele esta a salvo, relatando tudo que viveu. Tortura-se imaginando se alguém poderá acreditar nele, ou se declararão John Silent um insano. Seja como for ele pode respirar tranquilo, o que quer que tenha passado já terminou antes mesmo de começar, e ele esta a salvo... Não é?
Resenha
“Todos nós somos monstros, em alguma parte dessa imensidão chamada de alma.”
John Silent e sua esposa Sandra alugaram uma cabana no alto de uma colina em uma pequena cidade chamada New Perrish.  A viagem era a oportunidade para realizarem o sonho de terem a tão esperada lua de mel e aproveitariam cada momento na cabana, porém eles não sabiam que essa viagem seria o pior erro de suas vidas. Uma cabana afastada de tudo, uma cidade estranha, pessoas misteriosas... o cenário ideal para o terror que em breve eles protagonizariam.

Em pouco tempo as coisas começaram a ficar estranhas, eles estavam isolados na cabana, não tinham mantimentos e receberam um aviso curioso de um homem que apareceu dizendo ser o responsável por cuidar da represa. Bronx lhes disse que não era seguro ali e os alertou para irem embora. Cansado da tensão e de se sentir preso, John chamou Sandra para ir até a cidade, foi quando tudo começou.
John percebeu que havia algo errado quando tentou ligar o carro e ele não funcionou, assim como o telefone da cabana e os celulares. Às pressas, John e Sandra tentaram fugir e em questão de milésimos de segundos ele simplesmente desmaiou, a última coisa que ouviu foi sua esposa gritar. Ao recobrar a consciência John estava do outro lado da cidade e sem o menor sinal de sua esposa. Ele ficou desesperado, não sabia como chegar à cabana e nem como acharia Sandra, precisava encontrá-la antes que fosse tarde demais.

Mas a cidade que conheceu já não era mais a mesma, estava tudo diferente! A noite caótica estava apenas começando e quanto mais o tempo passava mais aterrorizante seriam os acontecimentos. John só queria encontrar Sandra, se ele estava com medo imaginou o que ela estaria passando. Na sua busca pela esposa, John se deparou com algumas pessoas tão estranhas e misteriosas quanto tudo ao seu redor.
E nada do que visse em New Parrish seria comparado ao pavor extremo de encontrar uma criatura demoníaca, altamente perversa e que o conhecia intimamente, sabia seus medos, seus anseios... seu ponto fraco. Bogeyman destruía tudo e todos, feria o corpo e a alma, atacava sua vítima até saciar seus desejos mais sórdidos. E esse monstro queria John, usaria quaisquer meios para conseguir isso, incluindo seres (humanos? Já foram algum dia) malignos trabalhando a seu favor e armadilhas psicológicas.

Todos os horrores que viveu naquela cidade maldita ainda estão vivos em sua memória, no entanto alguém acreditaria nele? John passou muito tempo sem falar com alguém sobre o que presenciou, mas chegou hora e ele relata sua história a seu psiquiatra – Calma isso não é spoiler, o livro já começa com John conversando com o médico e dizendo que vai lhe contar os terríveis acontecimentos em New Parrish. E quanto a Sandra? John conseguiu encontrá-la?
Minha impressão
Que livro mais tenso, gente! Eu já comecei a ler cheia de expectativas e quanto mais eu lia mais ansiosa ficava para chegar ao final. Gaslight é um livro com muito mistério, suspense e terror,é uma obra que te prende à leitura desde as primeiras páginas. O enredo construído por John Roach nos traz personagens com os quais vamos ter muitas sensações contraditórias ao longo da leitura.

Um personagem que merece destaque é o psiquiatra, ele tem um importante papel: dá voz ao leitor dentro da trama, seus diálogos com o protagonista mostram todos os questionamentos possíveis que nós mesmos nos faríamos e buscam uma visão mais ampla sobre as coisas apavorantes em New Parrish.

Sobre John, bom, ele está longe de ser perfeito, é cheio de falhas e tudo o que a cidade fez mexeu demais com seu psicológico. John está esgotado física e mentalmente, então além de presenciar coisas completamente horrendas ele acaba fazendo outras tão repugnantes quanto. Há uma cena muito (MUITO) pesada e nela John tem uma reação que me enojou ainda mais que o ato cruel e desumano que era praticado, motivo pelo qual eu precisei parar de ler por um tempo para tirar da cabeça.  Há outras cenas pesadas também e é preciso deixar aqui um aviso para leitores sensíveis, são detalhadas e difíceis de ler, mas não é um ponto negativo, só mostra que o autor alcançou seu objetivo, por mais que sejam cenas fortes.

O mistério se mantém durante todo o livro e só ao final nós vamos entender um pouco melhor e o título do livro não poderia ser outro, Gaslight é perfeito. E é no final que vemos novamente o psiquiatra ganhando destaque, os últimos momentos dele com John nos revelam coisas que não imaginávamos. Eu fiquei de queixo caído quando li! E tem mais, depois da grande revelação, o próprio John planta uma dúvida no leitor, seria verdade aquela descoberta anterior? Eu tenho minha opinião e claro que não vou falar, vocês vão precisar ler o livro.

Minha nota para o livro

26 comentários:

  1. Olá Bia, tudo bem?

    Menina eu comecei a ler a sua resenha encantada pela capa do livro, mas conforme a leitura foi fluindo, ao mesmo tempo em que fiquei curiosa, fiquei com medo haha

    Sou muito bundona para determinados livros e pelo que pude ver... devo passar longe dessa história, mesmo estando curiosa haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu amei as fotos <3
    Finalmente a resenha desse livro. Logo que vc divulgou a sinopse e a capa, fiquei curiosa porque achei a arte bem misteriosa. Imaginei que teria algumas cenas pesadas e mesmo incomodando, senti interesse pela leitura *_* E POR ESSE MISTÉRIO TODO

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz! Mas menina, que loucura este livro... Já concluí a leitura e estava louca para chegar no final e saber se tudo aquilo era real, mas quando pareceu fazer sentido, outra dúvida entrou e ficou na minha cabeça. Acho que vou chamar o autor para alguns esclarecimentos... haha. Eu gostei da leitura pois me tirou da zona de conforto que estou acostumada.
    Tua resenha ficou ótima, muito completa.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  4. O resumo da história já foi tenso então imagino o livro todo, ainda mais amando mistérios como amo. Entre história bem desenvolvida, personagem importante para o desenrolar da trama e cenas pesadas, eu pergunto: Cadê a Sandra??? Acho que preciso ler esse livro rsrs.

    Beijokas.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Uau, que trama mais envolvente!
    Adoro quando o autor consegue nos fazer duvidar do próprio enredo e das conclusões que tiramos, mesmo que por via das dúvidas a narrativa não seja muito surpreendente, esse mérito vale destaque.
    Adoro um mistério e essa capa já dá pra perceber que vem suspense por aí.
    Fiquei bem curiosa com os segredos que tem ao longo da trama e para saber mais da Sandra.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oi, Beatriz!
    Fiquei chocada com a premissa desse livro! Amo histórias que trazem esse contexto de personagens com conflitos psicológicos. Sua resenha me deixou muito intrigada sobre Bogeyman e fiquei aqui me perguntando se ele existia mesmo ou era apenas uma criação da mente do John. Eu sou meio fraca com cenas pesadas de violência, mas acho que encararia o livro pelo fato delas estarem bem fundamentadas no contexto. Amei a sugestão! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    É difícil uma obra com um quê de terror me chamar a atenção, porém esse livro prendeu minha atenção, espero poder lê-lo muito em breve, parece ser o tipo de leitura que nos deixa tenso do início ao fim, fiquei curiosa com esse questionamento do final, o que será que o autor aprontou?

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha e aforma que ainda apesar da sua expectativa conseguiu se surpreender, mas confesso que não é uma leitura que me encha os olhos, então apesar da sua resenha fantástica eu deixarei a dica passar, mas muito obrigada. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu vi alguns comentários sobre esse livro, mas confesso que não fiquei muito curiosa para ler. Eu sou bastante medrosa, então, livros que envolvam mistério e terror não me atraem nem um pouco. No entanto, fico feliz que tenha gostado da leitura e que o final tenha sido tão surpreendente.
    Vou passar a dica desta vez, mas adorei sua resenha e acredito que, para quem gosta do gênero, deve ser uma ótima opção de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a obra, mas confesso que depois de ler sua resenha e saber que a história já começa com gás total, já me conquistou e aguçou demais minha curiosidade de saber da trama na sua íntegra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Ah pelas suas impressões podemos perceber que adorou o livro. Confesso que terror/thriller/suspense não são gêneros da minha área, mas dá para perceber que é uma boa leitura para quem gosta. Essa questão de falar sobre cenas "pesadas" e que podem afetar pessoas sensíveis foi acertada, e com certeza pode ser um chamativo para outras. A curiosidade foi instigada, admito, mas não sei se seria realmente para mim haha Indicarei a amigos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Beatriz,
    A capa chamou bastante minha atenção. Sua ótima resenha me deixou com vontade de ler, mas tenho um pé atrás com os livros da editora Chiado. Já tentei ler dois livros dela que não consegui ir adiante. Estou curioso e muito em dúvida. Talvez eu leia se tiver uma oportunidade. Parabéns!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  13. Nossa O_O Esse livro tem bastante tensão mesmo O_O
    Fico imaginando o desespero e horror das personagens que só queriam passar um tempo tranquilo juntas. Fica o alerta, gente: jamais aluguem cabanas afastadas na floresta! hahaha
    Muito boa sua resenha, dica anotada!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Beatriz!

    Parabéns pela resenha maravilhosa, flor! Ela está tão instigante que me deixou com vontade de ler o livro mesmo que eu fuja de histórias de terror como o diabo foge da cruz!rsrsrs

    Eu até adquiri alguns livros de terror recentemente (como um que reúne contos do Edgar Allan Poe e alguns livros do Bram Stoker, autor de Drácula), mesmo assim entre comprar e ler ainda existe um longo passo.kkkkkkk... Sou muito medrosa e histórias de terror tendem a me provocar pesadelos terríveis, por isso evito. No entanto, fiquei muito curiosa em relação a essa leitura e tudo o que o John enfrenta. Chego a ficar com medo de imaginar os terrores que ocorrem na cidade, mas o meu lado curioso quer saber o que de fato acontece.kkkkkk... Acredito que vou acabar lendo!rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Pelo título já dá pra ter uma ideia sobre o que seja, eu sou toda ansiosa então uma narrativa tensa assim iria acabar comigo, com certeza iria devorar em um dia haha é muito bom quando o autor produz essa curiosidade no leitor e a gente nao consegue desapegar da história. A editora por outro lado, fez um trabalho gráfico muito bom, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bruna.
    Ainda não conhecia esse livro e agora, depois da sua resenha, fiquei super curiosa para conhecer essa história. Por enquanto estou com muitos livros na fila, mas vou anotar a dica na minha listinha de 2019! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Menina, depois de ler sua resenha eu fiquei louca de vontade de ler esse livro! Preciso saber o que aconteceu com a esposa, o que é essa revelação do final e o que de fato aconteceu nessa cidade. Confesso que estou meio preocupada com as cenas fortes, principalmente essa que te enojou, mas vou arriscar porque estou realmente muito curiosa! rs Adorei demais sua resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Beatriz!
    Menina, esse quote no começo do post foi bem impactante, hein!
    Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa com a sua resenha. Pelo o que você contou, a trama é muito bem fechadinha e surpreende em vários momentos - o que, sendo bem sincera, é o que ando precisando. Acho que dentro do contexto do livro, as cenas fortes têm sua razão né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Eu definitivamente sei que terror não é para mim, mais como uma boa leitora de suspense que eu sou esse livro me intrigou muito e fiquei curiosa para ler dica anotada

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Gosto muito de ler praticamente todos os gêneros, mas terror eu não consigo.
    Esse livro parece ser bem tenso e pela premissa bem assustador também.
    Mas para quem gosta do gênero, parece ser uma dica muito interessante, visto que você gostou bastante da leitura e achou o livro ótimo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Oi Bia,
    Se adorei que esse livro tem um psiquiatra? Eu amei.
    Confesso que a proposta do livro não tinha chamado muito minha atenção, porque, apesar de gostar de livros mais tenebrosos, não tinha me interessado, até ler sobre o psiquiatra e as cenas fortes. Vou super anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Beatriz, sua linda, tudo bem?
    OMG!!! Como assim a cidade mudou? Não é mais a mesma de quando ele chegou? E aonde está a esposa dele? Nossa, é muito tenso mesmo. Estou até duvidando depois desse final, se existia mesmo uma esposa, risos.. Esse livro tinha tudo para me ganhar, até você fazer o aviso de que é pesado. Sou muito sensível Bia, de passar mal mesmo, sabe? Fico impressionada, não consigo ler determinados textos e se as cenas são descritivas, não vou me sentir bem. Se tirasse isso, tenho certeza de que eu iria adorar. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  23. Oi Beatriz!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a capa muito bonita e isso logo chamou a minha atenção.
    Porém, lendo a sua resenha, o enredo não me despertou interesse.
    Além de alguns aspectos que lembraram de um livro que li esse ano, então passo a dica dessa vez.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Este ano li tanto terror que acho que cenas chocantes nem me chocam mais hahaha. Mas continuo gostando de mais de livros terror ainda mais estes tensos, já quero! Não conheço muitos livros da editora mas este me chamou muita atenção.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Tem tanto tempo que não pego um livro de terror para ler e esse parece ser simplesmente aterrorizante. É bem o gênero de terror que eu gosto de ler e com certeza fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Já adicionei na minha lista e espero ler em breve.

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  26. Oie!!
    O último livro de terror que li foi Caixa de Pássaros, e ele se tornou um dos meus favoritos!! Eu AMEI a ideia de Gaslight, parece ser muito bacana tentar resolver o mistério junto aos protagonistas! Haha

    ResponderExcluir