[Resenha] A Hora do Lobisomem

4 de setembro de 2017

Título: A Hora do Lobisomem
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 152
Ano: 2017
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora para ser resenhado no blog Thays M. de Lima, onde essa resenha foi postada originalmente por mim.

Sinopse: UMA CRIATURA CHEGOU A TARKER’S MILLS. AHORA DELAÉAGORA, OLUGARDELAÉAQUI
O primeiro grito veio de um trabalhador da ferrovia isolado pela neve, enquanto as presas do monstro dilaceravam sua garganta. No mês seguinte, um grito de êxtase e agonia vem de uma mulher atacada no próprio quarto. Agora,a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker’sMill, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo? Quando a lua cresce no céu,um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada. Um clássico de Stephen King,com as ilustrações originais de Bernie Wrightson.

Resenha
"Uma criatura chegou a Tarker's Mills, tão sorrateira quanto a lua cheia presidindo o céu noturno. É o Lobisomem, e não há mais motivo para o surgimento dele do que haveria para a chegada de um câncer ou de um psicótico com intenções assassinas ou de um tornado devastador. A hora dele é agora, o lugar dele é aqui."
A pequena cidade de Tarker's Mills era tão pacata, tudo acontecia conforme deveria acontecer e sem grandes novidades. Mas a calmaria deu lugar ao medo e ao desespero. O pânico passou a tomar conta dos moradores. Uma série de assassinatos brutais começou a acontecer e os rumores são que uma terrível besta está por trás deles.
Toda noite de lua cheia a criatura sai à procura de sua próxima vítima. Ela quer sangue. De janeiro a dezembro a besta aterroriza a cidade e os moradores não fazem ideia de quem ela possa ser. A besta pode ser qualquer um, ela pode estar em qualquer lugar. Alguns acreditam ser alguém usando uma fantasia para se esconder atrás do mito do lobisomem, outros se apavoram com a certeza de ser uma fera que chega com a noite.
"Então o grito dos porcos começa a oscilar e parar. Sim, eles pararam. Um a um, eles pararam. Os guinchos morrem em sons roucos e sangrentos de gargarejo. A Besta uiva novamente, o grito tão prateado quanto a lua."
Os meses se passam e os ataques não param. Apenas um sobrevivente. Esse sobrevivente conseguiu deixar uma marca na criatura, quando se depara com ela na forma humana a reconhece e fica ainda mais apavorado. Não pode contar a ninguém, mas precisa encontrar uma maneira de fazer com que ela pare. Os assassinatos precisam parar. A besta tem que morrer.
"Nos últimos três dias, teve sensações familiares: uma grande inquietação, uma impaciência quase alegre, uma sensação de tensão no corpo. Está chegando de novo; a mudança está se aproximando. Esta noite, a lua vai subir cheia, e os caçadores estarão na rua com seus cachorros. Bem, não importa. Ele é mais inteligente do que acreditam. Eles falam de um homem-lobo, mas só pensam no lobo, não no homem."
Minha impressão
Eu fiquei tanto tempo sem conseguir ler um livro do King (tudo culpa de O Iluminado que me deixou mais de dez anos traumatizada kkkkk) que estou amando a experiência de voltar a ler os livros dele. Levei muito tempo até conseguir pegar um livro de terror para ler e agora já consigo ler King (momento orgulho)! 

A Hora do Lobisomem é um livro sangrento, brutal, que mostra a natureza de um lobisomem. A criatura é extremamente feroz e ataca sem piedade. Quando o dia amanhece ela volta à sua forma humana sem se lembrar de nada do que aconteceu na noite anterior. Com o tempo, essa pessoa entende o que estava ignorando há meses - eram muitos sinais -, ela é o lobisomem que está atormentando a cidade.  A maneira como o autor revela a pessoa por trás da criatura é sensacional, ao mesmo tempo em que nos confidencia a identidade do lobisomem ele nos mostra os seus medos e como a pessoa se sente em relação a tudo o que está acontecendo com ela. 

O livro está organizado em contos que representam os meses do ano, cada conto apresenta uma peça do quebra-cabeças e todos se interligam. São histórias curtas e entre as páginas encontramos belíssimas ilustrações originais de Bernie Wrightson. No final nós ainda temos quatro ilustradores brasileiros que nos presenteiam com ilustrações inéditas que representam as suas cenas favoritas da obra. 

O trabalho da editora está espetacular, o livro possui capa dura e com o lobisomem em alto-relevo. As ilustrações eu já comentei que são maravilhosas, elas iniciam e finalizam os contos e cada um deles possui uma ilustração no meio com a cena mais crítica representada. 

Minha nota para o livro

14 comentários:

  1. Olá Beatriz;
    Estou lendo IT do mesmo autor e estou amando, também li o Iluminado e não foi diferente, este está na minha lista de desejos e pela resenha que esclarece que são contos interligados... quero ainda mais, começar a procurar promoção rsrs.
    As ilustrações estão lindas, um charme a mais ao livro.
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/setembro-amarelo.html

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Mesmo sabendo de todo o sucesso do Stephen King tenho um pouco de receio de ler suas obras por ser como você disse um pouco brutal demais sei lá me assusta e tenho medo de ficar traumatizada assim como você haha, dispenso a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Beatriz,
    Esse livro é brutal mesmo, não é? Se você apertar, escorre sangue.
    Curto muito a escrita do King, por isso corri pra comprar meu exemplar desse livro assim que lançou, mas comprei em ebook e perdi toda a beleza dele :(
    Fiquei contente que você tenha voltado a ler livros do autor e também achei muito legal a forma como foi revelado quem é o Lobisomem e fiquei embasbacada por ninguém ter percebido rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz!
    Eu ainda não li esse do S. King, um amigo já me cobrou a leitura pois sabe que sou fã número 1 do autor.
    E fiquei super feliz de você estar gostando que parece que foi que escrevi kkkkkk
    Eu amo terror e não acho os livros dele tãaao terror assim rs
    Eu preciso ler a sequencia de Iluminado "Sono".
    Vou te sugerir um livro dele bem bacana que beira mais ao suspense Joyland e Novembro de 63 não tem nada de terror.
    Amei. Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem?
    Então, flor, eu morro de medo. Sou cagona demais pra ler um livro assim. Nunca li nada do King, e no que depender de mim, nunca vou ler. Que bom que superou seu trauma! Mas passo a dica. Beijos e tudo de bom pra vc. Tchau!!!

    ResponderExcluir
  6. Ahh meu Deus, fiquei muito curiosa para saber quem é o Lobisomem kkkkkk
    Que resenha!! Comecei a ler "O cemitério" do King mas parei no meio por causa de alguns livros que eu recebi de parceiros. Adorei a escrita dele e achei super fluída, pretendo terminar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Fiquei curiosa para saber o motivo do Iluminado tê-la traumatizado! Li o livro e assisti o filme e não lembro da minha reação (faz muito tempo). Preciso relê-lo! Quanto a esse, A Hora do Lobisomem pretendo ler para descobrir a identidade do protagonista. Fiquei muito curiosa!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Beatriz!
    Apesar de adorar as obras do King esse livro não me chama atenção. Acho que se dá pelo fato de não curtir histórias com lobisomem e mesmo tendo um mistério certamente não leria.
    Mas valeu a pena poder conhecer mais dessa obra através das suas impressões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. OI Beatriz,
    Adorei conhecer o livro e ler a sua resenha.
    Fico feliz em saber que você superou o medo de King. hahaha Até hoje só li O Iluminado e apesar de não ter me traumatizado, nunca mais li nada do autor.
    Achei a capa linda também e essas ilustrações também. A editora está de parabéns!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  10. O livro tem o trabalho gráfico incrível mesmo, tenho muita vontade de ler os livros do King, mas não planejo começar por esse, talvez pelo O Iluminado. De qualquer forma, adorei a resenha, espero ler algum dia! <3

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro incrível. Adoro narrativas sanguentas. E quem será o lobisomem?
    De King eu só li Sob a redoma. Como o autor anda super em alta por causa do filme It a coisa, acho que preciso ler mais livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! O primeiro livro que li do King foi It e foi o suficiente para me fazer ser fã de sua escrita. Fiquei louca para ler esse livro, já está aqui na lista. As ilustrações estão lindas, um belo trabalho gráfico, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Meu deus, todo mundo lendo esse livro menos eu. Sério, questão de honra, em 2018 faço um projeto de leitura com esse homem. A Hora do Lobisomem tem tudo o que procuro.

    ResponderExcluir