[Resenha] A Caça

8 de abril de 2019

Título: A Caça
Autor: M.A. Bennett
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Ano: 2019
Adicione ao Skoob
*Cortesia da editora
Sinopse:O ano letivo começou e Greer ­MacDonald está se esforçando ao máximo para se adaptar ao colégio interno onde ela entrou como bolsista. O problema é que a STAGS, além de ser a escola mais antiga e tradicional da Inglaterra, é repleta de alunos ricos e privilegiados – tudo o que Greer não é.
Para sua grande surpresa, um dia Greer recebe um cartão misterioso com apenas três palavras: “caça tiro pesca”. Trata-se de um convite para passar o feriado na propriedade de Henry de Warlencourt, o garoto mais bonito e popular do colégio... e líder dos medievais, o grupo de alunos que dita as regras.
Greer se junta ao clã de Henry e a outros colegas escolhidos para o evento, mas esse conto de fadas não vai terminar da maneira que ela imagina. À medida que os três esportes se tornam mais sombrios e estranhos, Greer se dá conta de que os predadores estão à espreita... e eles querem sangue.
Que a caçada comece!
Resenha
Greer MacDonald ganhou uma bolsa de estudos para a STAGS, um colégio tradicional construído no século VII. Quem estuda na STAGS é a elite, só os melhores e mais ricos podem estudar lá. Como era de se esperar, Greer não foi bem recebida pelos demais alunos, passou os meses seguintes sendo ignorada completamente por todos. O pai dela é cinegrafista da vida selvagem e está sempre viajando a trabalho, mas dessa vez vai passar meses fora, então se ela não fosse para a STAGS teria que ficar com uma tia.

O colégio é completamente diferente de tudo o que ela já viu e a política deles é tentar se afastar da modernidade o máximo possível, sendo assim: nada de internet, televisão, celular ou qualquer tipo de aparelho tecnológico. Como em todas as escolas, na STAGS também tem o grupinho dos populares e seus integrantes são uma espécie de inspetores, com isso têm algumas regalias e ditam as regras. São chamados Medievais, invejados, todos querem estar entre eles e fazem o que mandam na esperança de se tornarem os próximos medievais no ano seguinte.

Greer reparou que além dela, há outros dois alunos que são alvo de piadinhas de mau gosto. Shafeen é um príncipe indiano muito rico e seu pai também foi aluno da STAGS, mas parece que há uma rixa entre a família dele e a de Henry (líder dos Medievais) e, por consequência, ele sofre Bullying; E Chanel, herdeira de uma grande empresa que fabrica celulares de última geração, ela tenta se misturar e se aproximar dos Medievais, mas também era rejeitada.

Quando eles recebem um convite inesperado surge a esperança de finalmente serem aceitos! Greer não sabia nada sobre o evento que estava para acontecer e a sua colega de quarto – que passou meses sem falar com ela – ficou toda animada quando viu o convite dizendo que Greer precisava ir, era uma espécie de ritual para escolher os novos medievais. De repente, Greer passou a receber muita atenção, uma das medievais até foi ao seu quarto ajudar a escolher o que levar para Longcross Hall.

No convite estava escrito “CAÇA TIRO PESCA” e, como descobriu depois, essas palavras significavam as atividades que fariam lá. Um esporte de sangue em cada dia. No primeiro, uma caça a cervos; no segundo, tiro em faisões; no terceiro, pesca de trutas. Greer nunca se imaginou fazendo nada disso e ficou apreensiva, não queria matar nenhum animal, mas estava ansiosa para o evento e se deixou levar.

E logo ela percebeu que tinha alguma coisa estranha, além dos seis medievais (três garotos e três garotas) somente ela, Shafeen e Chanel estavam lá. E quando a caçada teve inicio ela entendeu o que realmente estava acontecendo, eles foram chamados ali com um propósito e participar dos esportes não era uma escolha.
Minha impressão
A premissa desse livro é completamente instigante e iniciei a leitura achando que encontraria algo mais macabro com um bom toque de terror, mas a trama é mais leve, embora ainda seja sinistra e tensa.  Eu gostei bastante do livro e me envolvi com a protagonista, logo no começo ela nos conta um segredo (que vou optar por não falar qual, é bom manter o suspense no ar) e então narra os acontecimentos que precederam o incidente.

Essa revelação me deixou curiosa para ver como as coisas chegaram a tal ponto. Quando a Greer foi estudar na STAGS ela estranhou o fato de não usarem tecnologia, mas o maior problema era a rejeição por ser uma bolsista. Os medievais (monitores do colégio) eram invejados e todos os anos novos medievais são escolhidos, dessa maneira os alunos seguem suas regras para tentar uma vaga no ano seguinte.

Os novos medievais são escolhidos através de um evento em Longcross Hall e poucos são os privilegiados de receberem o convite, Greer recebeu e aceitou. Mas ela vai se arrepender profundamente de sua decisão, a verdade por trás do convite é tenebrosa. Assim como ela, outros dois alunos também rejeitados receberam o convite e eles vão acabar se unindo quando descobrirem o que, de fato, está acontecendo. “CAÇA TIRO PESCA” são esportes de sangue e todos têm que participar... de um jeito ou de outro. Não há alternativas.

O final eu achei previsível, estava muito na cara que alguma coisa do tipo estava para acontecer e a mente maligna à frente de tudo não poderia ser outra, mas levando em consideração que os personagens são adolescentes completamente assustados e sem saber o que fazer eu achei que foi um final condizente com o enredo e fiquei pensando em como isso ficaria em um filme, inclusive, o livro será adaptado para o cinema!

É uma leitura que recomendo, o livro faz algumas críticas ao uso em excesso da tecnologia e da internet, mas ao mesmo tempo nos mostra o quanto são ferramentas necessárias e que ajudam muito quando usadas de maneira correta. 

Minha nota para o livro

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Peguei um marcador desse livro esses dias e, realmente, pela capa parece ser uma leitura bem macabra, mas fico feliz de não ser nada disso, sendo assim talvez eu dê uma chance, haha. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa para ler a obra!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Nossa, esse livro me lembrou muito uma série que li na adolescência, sobre um clube de elite bem doido haha. Fiquei curiosa para conhecer a escola e sobre o final do livro, apesar de previsível. Gostei muito da recomendação, que bom que gostou!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal trazer tecnologia como assunto, mostrando os dois lados. Sempre é bom saber dosar.
    Achei bem legal que vai virar filme, já gostei das suas impressões e enxergar isso nas telonas será muito legal.
    Bjim
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Oi, Beatriz! Tudo bem?
    Eu ouvi falar sobre esse livro quando ele foi lançado, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Confesso que mesmo você dizendo que ele foi mais leve do que esperava, ainda não é o tipo de leitura que me atraia muito. Eu quase não leio suspense e esse parece ser muito sinistro para os meus padrões.
    Porém, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura, mesmo achando o final previsível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Ouço falar muito do livro, e por isso apesar de não ler muito o gênero que ele se encaixa, tenho curiosidade em conhecê-lo. Que pena que pra você o final foi previsível, mas acho que quem lê muito sobre, acaba descobrindo mesmo. Por ser mais "light" acho que será algo que me agradará heheheh Adorei! Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua resenha! Que coisa essa de entrar em uma escola que é uma “sociedade” e ser meio que obrigada a fazer algumas coisas que você não quer como matar animais. Interessante mesmo “negando” a tecnologia assumir que é uma ferramenta interessante. Não é um livro que eu leria, pois não gosto de tramas tensas demais, mas quem sabe no futuro eu me aventure e invista no livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  7. Ola Bia!!

    Acho que essa é a primeira resenha que tenho oportunidade de ler sobre esse livro, que por sinal já estava na minha lista de desejados, e agora estou ainda mais curiosa para realizar a sua leitura. Gosto de livros com essa pegada mais sombria e achei bem instigante o enredo, mesmo você dizendo que o final foi previsivel.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Ahhhhh fiquei um pouco desapontada porque não tem um terror mais forte que eu esperava porque o título acaba impondo isso e nem sabia que era numa escola. Pensava que era numa universidade, mas deve valer a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir