[Resenha] Zoo - livro

20 de agosto de 2015

Título: Zoo
Autor: James Patterson e Michael Ledwidge 
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2015



Zoo trata-se de um livro com um tema tão real que em momentos da leitura é possível imaginar que tais fatos podem acontecer realmente e até mesmo duvidar de que alguns pontos sejam apenas ficção, o caos que se espalha pelo planeta é a consequência da indiferença do homem com a natureza. Com capítulos ágeis e curtos a leitura se torna tão atraente e instigante que as páginas se passam e você não percebe. Um excelente livro que certamente vai te prender até a última página.



Jackson Oz é um biólogo que há muito tempo tem uma teoria em que ninguém acredita mas que a cada dia se torna mais real e ele faz de tudo para chamar atenção das autoridades, sua teoria CAH (Conflito Entre Animais e Humanos) consiste no comportamento anormal dos animais, com mudanças repentinas eles estão se tornando cada vez mais agressivos e partindo contra um inimigo em comum: o homem. Em todo o planeta animais selvagens e domésticos estão atacando o homem e matando brutalmente, aparentemente sem nenhuma ligação entre os casos e sem qualquer razão, Oz é o único que consegue enxergar que existe um problema nesses ataques e que não são isolados, ao que tudo indica diferentes espécies de animais estão envolvidas em um tipo de conspiração contra os humanos.


Após receber uma mensagem informando que leões estavam atacando em Botsuana ele viaja para a África a fim de encontrar algumas respostas. Mas a viagem foi marcada por pavor e mortes terríveis, Oz foi pego em uma emboscada onde leões machos atacaram com disciplina e organização (machos não atacam e machos não andam juntos), ele conseguiu gravar a investida dos leões e quase perdeu a vida mas conseguiu escapar. Na fuga ele encontra com a ecologista Chloe Tousignant que também fazia pesquisas na região, ela foi vítima de ataques e perdeu todo o grupo, já estava quase sendo devorada por jacarés quando Oz a encontra e corajosamente consegue salvá-la, eles fogem e voltam juntos para os Estados Unidos.


Oz conta com a ajuda de Chloe para convencer as autoridades que o CAH está se agravando e a humanidade está ficando sem tempo para se defender. Enquanto eles buscam ajuda a crise piora e ataques mais violentos e ferozes terminam em inúmeras mortes. O governo entra em ação e pede a ajuda de Oz para tentar descobrir o que está causando esse comportamento nos animais. Com a humanidade vivendo sob o pavor, líderes mundias aceitam o CAH e Oz precisa correr contra o relógio para salvar a raça humana. Conforme ele se aproxima do fator que pode ter desencadeado esse comportamento a sobrevivência está cada vez mais difícil e medidas drásticas deverão ser tomadas.

Zoo é narrado por Oz mas em alguns capítulos a visão dos animais é registrada e o leitor observa os fatos como uma testemunha, todo o livro tem um toque de realidade que o torna ainda mais indispensável. Eu me joguei na leitura e não conseguia deixar o livro de lado, em cada página a intensidade da escrita me prendia e eu precisava chegar logo ao final para descobrir o que estava causando esses ataques. Zoo é um dos melhores livros que eu já li e indico a leitura, deixe-se levar pelas páginas e caia nesse universo onde o zoológico é todo o planeta e os únicos animais confinados somos nós os humanos.

Minha nota para o livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário