17 de abril de 2015

Entrevista com Catia Mourão


Catia Mourão, autora de grandes sucessos como Entre Nós, Elos do Destino e outros, vive no Rio de Janeiro e adora viajar. É formada em Gestão de Recursos Humanos e se apaixonou pelo mundo da literatura ainda menina.
Aos sete anos recebeu de sua tia, que é educadora e poetisa, um presente muito especial: exemplares de Ilíada e da Odisseia de Homero, despertando assim o gosto pelas histórias fantásticas.
Apaixonada por romances, Elos do Destino foi sua primeira obra. O livro foi escrito em 1997 e reeditado em 2014.
A autora também escreve contos e poemas góticos sob o pseudônimo de Carlie Marie e é parceira de Johnatan Souza na saga Mais Além da Escuridão

Primeiramente quero te agradecer imensamente por ter aceitado a dar essa entrevista para o blog De Bem Com a Leitura e ter sido muito simpática e atenciosa nos meus contatos, agora vamos às perguntas!



1- Antes de começarmos a falar sobre você, poderia contar como surgiu sua parceria com Johnatan Souza?
Nossa parceria surgiu do gosto em comum pela literatura fantástica e do sonho de criar uma saga que fosse ambientada principalmente no Brasil. Claro que nem tudo se passa aqui, já que a própria trama nos obriga a cruzar o oceano, mas tentamos focar os pontos mais importantes da história em nosso país, em cenários bem conhecidos do público em geral.

2- No processo de escrever em parceria com o Johnatan, vocês dois escrevem juntos, sempre os dois são responsáveis por toda a obra. Mas tire-me uma dúvida, já aconteceu de cada um querer levar a trama por rumos diferentes? Se sim, o que fizeram, ou fazem, nesse caso?
Aconteceu sim e acho que isso é muito normal quando se trata de duas mentes criando uma única história. É por isso que antes de iniciar a saga nós escrevemos um roteiro bem completo e fizemos todo o trabalho de pesquisa. Assim fica mais fácil vencer a tentação de mudar o rumo original que definimos para os personagens. 

3- Como foi o processo de transformar o que seria um único livro em uma série?
Na verdade a ideia de um único livro não passou disso, uma ideia, porque assim que começamos a escrever percebemos que seria inviável. A história é muito grande e teríamos um livro com umas 1000 páginas rsrs. Então, logo no início, quando preparamos o roteiro, tivemos que rever nossos planos e optamos pela saga.  

4-Pesquisando um pouco sobre você, descobri que é maluca por chocolate, eu também rsrs. Me conta um coisinha, você gosta de escrever apreciando essa delícia?
Hahaha SIM!!! E às vezes ainda entra uma coca cola. Viramos um trio, ou melhor, somos seis. Eu, o chocolate, a coca, e a Carlie, o Donovan, o anjo....
Mas calma aí pessoal! Nem sempre é assim. Na maioria das vezes estou tão concentrada que vou até o sol nascer e nem lembro que existe comida. 

5- No seu momento leitora, o que você gosta de ler?
Romances e fantasia! Romances daqueles em que a mocinha tem que enfrentar várias dificuldades para finalmente ficar com o Deus Grego que ela quer, ou vice versa rsrs e livros de fantasia com seres sobrenaturais. É isso que eu mais gosto. Distopias que se misturam a fantasia são os melhores. E claro, os vampiros são minhas criaturas sobrenaturais preferidas. 

6-A literatura nacional está crescendo consideravelmente e os leitores estão retribuindo, hoje temos grandes sucessos e que estão deixando muitos fãs espalhados pelo Brasil, a respeito disso, conte sua opinião sobre o processo de publicação com as grandes editoras.
Definitivamente, os leitores descobriram que existem grandes escritores em terras brasileiras, que criam histórias tão boas ou melhores que os autores estrangeiros.
 Uma vez, conversando com a Tammy Luciano, ela disse uma coisa que define muito bem esse momento pelo qual a literatura nacional está passando: “hoje em dia se um leitor disser que não gosta de literatura nacional ele é visto como alguém ultrapassado.”
Acho que é exatamente isso e as editoras, sejam elas de que porte for já se deram conta desse fenômeno e estão abrindo as portas para nós. Mas é sempre bom lembrar que esse movimento começou e se fortaleceu com as pequenas editoras e os autores independentes, que cansaram de esperar por uma oportunidade e foram à luta. Isso fez com que as grandes do mercado editorial voltassem os olhos para nós; muitas literalmente se surpreendendo com o volume de vendas que os autores nacionais são capazes de gerar.
Basta ver os números da última Bienal em SP. Deixamos muitos best-sellers estrangeiros para trás. Isso é lindo de ser ver em um país como o nosso, onde dizem que o povo não gosta de literatura. Grande engano de quem pensa assim!  

7-Antes de finalizar, por favor, deixe um recado para os leitores do blog De Bem Com a Leitura e para os seus fãs.
Toda vez que me pedem para deixar um recado para os leitores, eu digo sempre a mesma coisa, porque acho importante que todos tenham essa consciência. Vocês são o motivo de estarmos aqui!  Quando digo isso, não falo só por mim. Tenho certeza que todos os autores concordam nesse ponto. Editores são necessários, a mídia, a imprensa, tudo isso é muito importante, porque são eles que nos levam até vocês. Mas são vocês, leitores e fãs, que nos alimentam com seu carinho e servem de combustível para seguirmos escrevendo. É assim que eu me sinto. Adoro receber seus recadinhos, seus mimos, ouvir suas opiniões, seus palpites sobre o que vai acontecer com os personagens. É para vocês que eu escrevo. Se vocês não existissem eu também não existiria.

8-Por fim, deixe seus contatos para que fãs entrem em contato com você e o link de onde suas obras podem ser compradas.
Oba!!! Quem me conhece sabe que sou super acessível. Adiciono e sempre dou um jeito de encontrar tempo para responder a todos que me procuram. Então vamos lá!
Páginas dos meus livros:https://www.facebook.com/elosdodestino
Site da editora: www.lereditorial.com

Os livros físicos podem ser comprados no site da editora ou em várias livrarias como a Cultura, Travessa, Martins Fontes, Nobel etc. Também em livrarias virtuais como a Book 7 e a Toda Oferta, e em versão ebook no site da Amazon.
Aliás, preciso agradecer a todos os leitores de livro virtual, porque os volumes da saga Mais Além da Escuridão e o Spin Off Entre Nós – Pelos olhos de Donovan,  estão há vários dias na lista de mais vendidos da Amazon, na categoria fantasia.
Links dos livros na Amazon:

Ufa! Acabou rsrs

Catia quero te agradecer e te desejar muito sucesso com sua carreira e que muitas outras histórias apaixonantes e envolventes possam surgir para alegrar o coração dos leitores.
Eu que agradeço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário